TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio ensino fundamental 6 etapa

Por:   •  14/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.814 Palavras (12 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade de Uberaba

Instituto de Formação de Educadores

Pedagogia

FERNANDA JOSIANE BARBOSA SOUSA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

 ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ETAPA VI

SÃO GOTARDO - MG

2015

UNIUBE

UNIVERSIDADE DE UBERABA

INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

CURSO A DISTÂNCIA

FERNANDA JOSIANE BARBOSA SOUSA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

 ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ETAPA VI

Trabalho apresentado à universidade de Uberaba, como parte das exigências à conclusão do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Etapa VI do curso de Pedagogia a Distancia – EAD.

        

SÃO GOTARDO - MG

2015

SUMÁRIO

Introdução         4

A Escola de Ensino Fundamental e sua história        5

A Escola e sua cultura _        5

Os Fundamentos Do Projeto Politico Pedagógico        6

A Prática do Projeto Político Pedagógico no Cotidiano da Escola  e os Espaços Colegiados _        8

O Espaço das salas de aula _        9

Planejando e exercendo a docência _        10

Pensando e avaliando o exercício da docencia _        11

Conclusão        13

Referências        14

        

        


INTRODUÇÃO

O estágio é um momento fundamental à formação de qualquer profissional, nele podemos conhecer o funcionamento do dia a dia de todos envolvidos no ambiente escolar.

O objetivo geral deste é relatar as atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado, realizado na Escola Municipal José Baldoino Borges. Aqui estão registradas as condições em que se realizou o estágio, a história da instituição de ensino, os procedimentos e planejamentos aderidos em sala de aula, bem como um conjunto de reflexões que procuram esclarecer o modo como foram conduzidas as aulas, expressando também, as experiências vividas durante a realização do estágio. Um momento importante para o nosso processo de formação, é onde poderemos aprender a colocar em prática o que nos foi apresentado na teoria.

A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E SUA HISTÓRIA

A Escola Municipal José Baldoino Borges, foi fundada no dia 29 de setembro de 1954, na gestão do prefeito Sinval Morais de Oliveira. Está situada na Rua Tancredo Neves, 119 em Abaeté de Baixo.

As atividades escolares são distribuídas em dois turnos, sendo na parte da manhã destinada aos anos iniciais e a tarde aos anos finais do ensino fundamental.

O nome da escola é uma homenagem ao senhor José Baldoino Borges, que fez a doação do terreno para a construção do prédio escolar.

Atualmente a escola atende em torno de 77 alunos, com idade entre 4 a 14 anos, desde os anos iniciais aos anos finais do Ensino Fundamental, distribuídos em 10 turmas, 45 alunos no período da manhã e 32 no turno da tarde.

A escola conta com um quadro de funcionários bem preparados e dedicados em realizar sua missão com responsabilidade sendo a equipe formada por uma diretora, uma supervisora, dezessete professoras, uma secretária, cinco serviçais.  Seu entorno é muito bem cuidado, um pátio amplo com árvores, onde as crianças podem brincar durante o recreio e que também é usado para eventos culturais que a instituição promove.

O ambiente escolar é alegre, aconchegante, um ambiente chamativo, sempre com a preocupação de acolher os alunos da melhor maneira possível, procurando fazer do espaço escolar um lugar agradável para que as crianças sintam-se a vontade, amadas, respeitadas para despertar cada dia mais o gosto pelo imenso mundo do aprendizado.

A ESCOLA E SUA CULTURA

O espaço físico da escola conta ainda com 6 salas de aula,1 biblioteca, sendo o professor regente quem estipula a hora da leitura, 1 secretaria, 1 banheiro para os funcionários e dois para os alunos, 1 cantina , 1 refeitório, 1 laboratório de informática com 10 computadores com acesso a internet, que podem ser usados nas aulas e também pelos alunos na realização de pesquisas e outras atividades escolares, 1 quadra esportiva que apesar de já ter sido usada para atividades de educação física e hoje por não ser coberta, as atividades foram transferidas para o poliesportivo, para melhor acomodar os alunos. Há também uma área destinada ao cultivo de verduras, uma horta, as verduras colhidas ali são usadas na merenda escolar.

A escola é de fácil acesso, e procura sempre estar buscando recursos para melhor atender seus alunos. As salas são arejadas, muito bem organizadas e decoradas pelas educadoras regentes, o mobiliário é adequado para a faixa etária; os armários são acomodados em um canto, conta com jogos, materiais pedagógicos que podem ser usados pelos professores auxiliando no planejamento das aulas, contribuindo para o melhor desenvolvimento dos alunos.

Os professores tem liberdade de usar todos os espaços da escola para aplicar suas aulas, os alunos gostam quando as aulas são transferidas para a área externa da escola, pois assim sai da rotina de dentro das salas de aula. As atividades fora da sala são sempre direcionadas e com objetivos, sempre buscando maior desenvolvimento dos alunos.

A escola adota conceitos democráticos, presa a participação de todos os membros escolares, assim como a participação efetiva dos pais, dando a oportunidade de conhecer a realidade escolar de seus filhos.

OS FUNDAMENTOS DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

O projeto político pedagógico tem como proposta a tradução dos anseios de toda comunidade escolar, buscando uma escola que construa conhecimento, que seja baseada na integração e reflexão de sujeitos que aprendem e ensinem. Uma escola que ofereça um espaço de construção e vivência de um currículo com ideias de ética, justiça, respeito e amor. Através da fundamentação teórica estabelece princípios que orientarão e darão coerência as ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com