TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio ensino fundamental

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Universidade Anhanguera Uniderp

Polo de Apoio Presencial Santo André FSA UNIA

Curso: Pedagogia

Disciplina: Projeto Multidisciplinar III

Denise do Carmo - RA: 8345775919 – 4º ano

Michelle Franchesca - RA: 7377576861 – 4º ano

Monica Melo – RA: 7707637820 – 4º ano

Atividades Práticas Supervisionadas

Professora: Norelei Rodrigues Frutuoso

Prof.ª  EAD: Gilse T. Lazzari Perosa

Santo André

2015

INTRODUÇÃO

O estudo sobre projetos contribui para a nossa formação como educadores, pois é relevante ter a clareza e a compreensão de que o aluno tem a possibilidade de construir a sua aprendizagem, ou seja, que ele possa realmente fazer parte do processo de ensino-aprendizagem, como um ser participativo e critico, e não mais como alguém que somente recebe e armazena conhecimento sem significado para ele. A Pedagogia de Projetos é um caminho para transformar o espaço escolar em um espaço aberto à construção de aprendizagens significativas para todos que dele participam.                        O que tornará a aprendizagem mais significativa, prazerosa e principalmente mais próxima do aluno.

CONCEITO DE PROJETO

Atualmente, nos setores da atividade humana, admite-se que planejar é fundamental. Na educação não é diferente. Daí a importância dos Projetos nas escolas. Os Projetos possuem um valor inestimável para as escolas, pois reflete a sua identidade e tem a capacidade de resgatar em cada um dos educador-participantes a capacidade de acreditar, desejar e ter esperanças em relação à escola e aos seus alunos.  

A prática pedagógica por meio de desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber aos alunos e professores aos recursos disponíveis inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que contribuem para o ambiente de aprendizagem. Este ambiente é criado para promover interação entre os elementos.

A aprendizagem por projetos ocorre por meio da interação, articulação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas. Os conhecimentos dos cotidianos emergem como um todo unitário da própria situação em estudo, portanto sem fragmentação disciplinar e são direcionadas por uma motivação. Cabe ao professor provocar a tomada de consciência sobre os conceitos implícitos nos projetos e suas formalizações.

Trabalhar com projetos significa lidar com soluções provisórias. O desenvolvimento de um projeto envolve um processo de construção, participação, cooperação e articulação, que propicia a superação. O professor que trabalha com projetos tem que respeitar os diferentes ritmos dos alunos desde a etapa de planejamento até a avaliação final.

As escolas que trabalham com a pedagogia de projetos normalmente se destacam pelo engajamento dos alunos durante o processo de aprendizagem. A pedagogia de projetos proporciona ao aluno aprende no produzir, no desenvolvimento, percebe-se evoluindo e aceita desafios, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de ideias, enfim, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa.

O trabalho de projetos proporciona ao aluno aprender no processo de produzir estar em constante desenvolvimento, perceber-se evoluindo e transpondo desafios, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confrontos de ideias, enfim, desenvolver competências interpessoais para  aprender de forma colaborativa e significativa.

O trabalho de projetos permite entre tanto fatores a interação de situações educacionais que vão alem das paredes da sala de aula, favorecendo a coexistência de diferentes visões do mundo e o conhecimento confronto entre elas, a relevância dos interesses do aprendiz na aprendizagem, o novo conhecimento relacionado ao que o aluno já conhece.

A proposta da educação por projetos é uma tentativa de uni dois mundos que consistem separadamente a vida e a escola.

ASPECTOS DA EDUCAÇÃO, DA INFÂNCIA E DA FORMAÇÃO DOCENTE PRESENTES NOS VÍDEOS

Com bases nos filmes assistido percebemos a necessidade de se dar valor ao mundo infantil. Sabemos que nem sempre o individuo enquanto crianças teve tanto valor e garantias de bens e direitos adquiridos como no mundo em que vivemos hoje.

Na sociedade medieval o sentimento de infância não existia, sendo as crianças nem queridas nem odiados simplesmente inevitáveis.

A mortalidade infantil é um fator que chama muito a atenção nas famílias de baixa renda, praticamente todas as famílias têm no histórico familiar a perda de filhos. E, os motivos são variados, entre eles estão fome, desnutrição, desidratação, doenças, entre outros.

E quando elas trabalham, têm consciência de que precisam ajudar os pais,  em alguns casos as crianças já contam com seus salários que são poucos, para comprar alguma coisa pra casa, nunca pensam em gastar com outra coisa. Conhecem as necessidades de suas famílias e querem ajudar, sabem que precisam comer e precisam de roupas, porém, vemos tristeza e pesar em seus olhares, porque são crianças e precisam brincar, se divertir, ser simplesmente crianças. Algumas dessas crianças que continuam com o estudo, seus sonhos são, estudar bastante para que não precisem trabalhar com o que fazem enquanto crianças.

Ainda hoje em alguns lugares desprovidos de recursos, onde criança precisa trabalhar como adulto, em lavoura fazendo serviços braçais. Encontra-se um pouco desse período da idade média, onde o principal objetivo em se ter filho parece ser o de ajudar no sustento da casa.

O estudo para essas crianças é precário, e, por vezes abandonado para que seja cumprida a meta principal que é o trabalho braçal. É aí que nós nos perguntamos, será que leis e estudos protetores da infância não deveriam vigorar em todo o país?  Onde está a garantia da educação? E principalmente a qualidade na educação? Professores capacitados?

Contudo em sociedades mais afastadas, encontramos crianças ou seja adultos em miniaturas, que deixam de vivenciar essa maravilhosa fase da infância, partilhando afetivamente do mundo adulto, tendo acesso as mesmas informações, consumindo igual, atarefados e preocupados com suas futuras posições sociais.

No filme maré podemos fazer uma reflexão sobre valores básicos à democracia e a cidadania como respeito ao próximo e a valorização de diferentes saberes.

As infâncias das crianças brasileiras foram e são muitas se manifestando diferentemente em cada criança, dependendo da classe social, raça e da economia a que pertencem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (302.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com