TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio ensino fundamental

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto Político Pedagógico

O projeto político pedagógico e muito mais que uma elaboração de planos, ele que da um rumo para a direção escolar. . É uma ação , com um sentido e  compromisso definido coletivamente, por isso todo o projeto político de uma escola é também, um projeto político por estar ligado com os meios sócios político e interesses reais e coletivos da população .  Em relação a área pedagógica ,ele é uma das bases fundamentais para a execução de um bom trabalho pedagógico , e na formação de cidadãos capacitados. O projeto político pedagógico esta diretamente ligada a lei de diretrizes e bases da educação nacional, referenciais curriculares e plano curricular nacional.

Por que projeto?

O projeto político pedagógico é chamado de projeto por que reúne ações e proposta para serem aplicadas a partir do presente, mas visando o futuro, tento um tempo limite para a conclusão das ações previstas. Basicamente A palavra projeto traz imiscuída a idéia de

Futuro, de vir-a-ser, que tem como ponto de partida o presente. É extensão, ampliação, recriação, inovação, do presente já construído e, sendo histórico, pode ser transformado: um projeto necessita rever o instituído para, a partir dele, instituir outra coisa.

Por que político?

Porque a escola é um lugar de formação de cidadãos, conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. É na escola onde as crianças de hoje, se tornara os profissionais de amanha. a função social da educação e da escola em uma sociedade cada vez mais excludente,

Compreendendo que a educação, como campo de mediações sociais, define-se sempre por seu caráter intencional e político. Pode, assim, contraditoriamente, tanto reforçar, manter, reproduzir formas de dominação e de exclusão como constituir-se em espaço emancipa tório, de construção de um novo projeto social, que atenda as necessidades da grande maioria da população. Então este é chamado de um ato político.

Por que pedagógico?

Pedagógico porque define as ações pedagógicas da escola. Organizam atividades, projetos educativos que são essenciais para o ensino e aprendizagem da escola. É um instrumento que  demonstra a proposta educacional da escola. É através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos. A qualificação profissional, salários dignos, jornada de trabalho que inclua tempo livre para os estudos e a atuação dos professores em atividades extraclasses, são condições indispensáveis para se ter pessoas responsáveis e competentes na construção da proposta da escola.

O PPP deve possibilitar aos membros da escola uma tomada de consciência dos problemas e das possíveis soluções, estabelecendo as responsabilidades de todos. A presença do debate democrático possibilita a produção de critérios coletivos no seu processo de elaboração, assimilando significados comuns aos diferentes agentes educacionais e colaborando com a identificação desses com o trabalho desenvolvido na escola.  A escola tem como embasamento geral de suas ações o projeto político pedagógico. Porque nele esta inclusa, as leis e normas que a instituição de ensino necessita para o bom funcionamento. Também tudo mais que engloba os funcionários administrativos, professores, a família e principalmente os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com