TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio pedagogia

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.259 Palavras (18 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º FLEX e 7º SEMESTRE

GABRIELLA DA SILVA RODRIGUES PINTO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

Primavera do Leste

2016

Gabriella da Silva Rodrigues Pinto

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 6º FLEX e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Gláucia Marques Viola Venzi

Tutor de sala: Ana Paula Lopes de Souza

Primavera do Leste

2016


sumário

INTRODUÇÃO                

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........                

1.1 Caracterização da Instituição        

2 ROTINA OBSERVADA          

3 REFERENCIAL TEÓRICO          

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise descritiva sobre a regência em sala de aula nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Acreditamos que essa experiência nos permitiu uma visão mais ampla referente ao ambiente de atuação do professor à sua prática pedagógica. O estágio supervisionado na educação do ensino fundamental consiste em um processo planejado, visando à integração entre conhecimento práticos e teóricos que complementam a formação acadêmica do aluno, mais do que uma experiência prática vivida, é uma oportunidade para que o estagiário experimente a profissão na prática. É o contato mais próximo que temos com as crianças. É através do estagio em sala que descobrimos se é realmente a profissão que queremos, para o nosso grupo foi muito gratificante ter esse contato com as crianças poder ensinar e aprende transmitir e receber conhecimentos. As informações coletadas para a elaboração do presente relatório, foram realizadas na escola da rede Municipal: Escola Municipal de Ensino Fundamental Novo Horizonte, foi realizado o estagio supervisionado na educação no 2º ano do ensino fundamental. A equipe da escola, tanto técnico-administrativa, quanto didático-pedagógica, não se obtiveram em prestar todo  o apoio, e todos os esclarecimentos necessários, para que nossos objetivos fossem totalmente alcançados.

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Novo Horizonte, foi Criada pelo decreto Municipal nº450/96 do dia 18 de outubro de 1996 como Ensino Pré Escolar a 4ª série do ensino fundamental, com a autorização de funcionamento de acordo com a resolução nº220/97 CEE/MT de 20 de novembro de 1997, publicada no diário oficial de 26 de dezembro de 1997.

Situa-se na zona urbana do município de Primavera do Leste, na Av. Niterói Nº205 Quadra 98-A no loteamento Primavera II Bairro Novo Horizonte.

Este estabelecimento iniciou suas atividades no dia 04 de março de 1996, oferecendo o Ensino Fundamental para 241 alunos e Educação infantil (Pré-escola) para 31 alunos, perfazendo assim um total de 272 alunos.

Quando foi criada contava com um conjunto de banheiros, uma cozinha, uma sala para o administrativa. Atendia preferencialmente o Conjunto Habitacional Jaime Campos e Bairro Novo Horizonte.

Em 1998, a escola foi ampliada passando a contar com doze salas de aula, uma biblioteca, uma sala para a direção, uma cozinha com dispensa, uma cantina, 02 conjuntos de banheiro, uma sala para os professores e área coberta. No ano de 1999 foi construída a quadra poli esportiva e em 2001, foram ampliadas mais quatro salas de aula, completando um total de quinze salas de aula, sala de vídeo, biblioteca, sala do professores, sala de coordenação, dependências administrativas: secretaria e sala direção, cozinha deposito, almoxarifado, cantina, dois conjuntos de banheiro, refeitório, área coberta e quadra Poli esportiva.

No primeiro semestre de 2004 foram construídos o laboratório de informática e a cobertura da Quadra de Esportes.

Em 2005 a escola atendeu 1283 alunos matriculados, vindos dos Bairros Poncho Verde I e II, São Cristóvão I, II e III e do Jardim Luciana I e II, contamos com um quadro de funcionários de 83 pessoas, hoje na escola como diretor o professor Afonso Henrique Furtado.

Neste ano de 2011, 718 estudantes estão matriculados.

Para melhorar cada vez mais, a escola assume o compromisso de:

Fazer da escola um espaço de socialização do Saber;

Oferecer um ensino de qualidade com aulas prazerosas para alunos e professores;

Resgatar a dignidade humana, elevando a autoestima do aluno, formando cidadãos livres e felizes capazes de integrar na sociedade;

Trabalhar o tripé escola- Família – comunidade, solidificando a participação coletiva através da gestão democrática

No ano de 2012 foram atendidos 752 alunos matriculados do 1º ao 9º ano no período matutino e vespertino. Contando com o quadro de 61 funcionários Profissionais da Educação, sendo 39 professores e 28 administrativos, tendo como diretor o Altamiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (288.2 Kb)   docx (52.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com