TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio supervisionado

Por:   •  21/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.213 Palavras (9 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 9

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL

SUMÁRIO

Conteúdo

III. Análise do projeto pedagógico da escola 5

IV. Analise crítica do ambiente físico, em relação á ação pedagógica. 7

V. Características da gestão escolar: 8

VI. Organização administrativa e pedagógica 9

VII. Relato de outras situações desenvolvidas pela escola: 10

VIII. Observações das aulas 10

IX. Considerações finais (do aluno) 14

I. Introdução

Meu propósito no Estágio Supervisionado educação infantil é ampliar os conhecimentos já adquiridos na teoria, e, assim, partindo para a prática de acrescentar uma nova experiência à minha formação acadêmica. Além disso, também a vivenciar a oportunidade de desenvolver novas habilidades com os alunos da educação infantil, oportunizando-me enriquecer o meu currículo, tornando um profissional mais qualificado para o mercado de trabalho.

Meu estágio foi realizado na Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), localizado na Avenida L2 Norte, Quadra 608, Brasília-DF, onde tive a oportunidade de observar o quanto será importante investir em minha qualificação profissional. A escola Cenecista de Brasília do Distrito Federal, mantida pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade- CNEC, criada em 29 de Julho de 1943, em Recife, Pernambuco. Uma sociedade civil com fins educacionais e sem fins lucrativos e resulta do ideal de um grupo de estudantes universitários, liderados por Felipe Tiago Gomes, Instituída em 22 de Dezembro de 1981, integrada ao Sistema de Ensino do Distrito Federal. Essa instituição assenta em bases sólidas sua filosofia, inspirada nos princípios da educação nacional, contribuindo para a formação global e harmônica das crianças, em seus aspectos biopsicossocial e cultural, propiciando-lhe variedade de experiências concretas, selecionadas a partir do conhecimento de suas características, suas necessidades e seus interesses.Em primeiro lugar, esse estágio me proporcionou um contato com a realidade do ambiente escolar, e consequentemente, observar um conhecimento significativo.

A demais pude acompanhar o desenvolvimento dos alunos, participar desse processo educativo das crianças. Levam-me a compreender a necessidade de uma formação continuada, pois a atividade teoria tem que estar aliada á prática na construção de um futuro melhor, e contribui para a formação de cidadãos críticos e atuantes.

II. Caracterização

Instituição mantenedora: Campanha Nacional de Escolas da Comunidade

Nome do estabelecimento: Escola Cenecista de Brasília CNEC.

Endereço: SGAN 608 Conjunto D

Telefone: (61) 3272-3233/3272-0100.

Inicio de funcionamento: 20 de outubro de 1982

Quantidade de funcionários: 113

Quantidade de alunos: 490

Portaria: 51/1985- SEDF, recredenciado pela portaria Nº 200/2009.

A unidade educacional escola cenecista de Brasília, foi inaugurada em 20 de outubro de 1982, localizada: SGAN 608, e mantida pela a Campanha Nacional de escolas e comunidades, entidade privada com fins lucrativos. O responsável pela a instituição e a diretora Renata e as coordenadoras, Camila e Edileusa. Integra o sistema de ensino, oferecendo duas etapas da Educação Básica: Educação Infantil e Ensino Fundamental de 08 (oito) e 09 (nove) anos, séries/ anos iniciais.

III. Análise do projeto pedagógico da escola

Em relação a analise do projeto pedagógico, consta quem elaborou foi Filipe Thiago Gomes, integrada ao sistema de ensino do Distrito Federal, assenta em bases solidas sua filosofia, inspirada nos princípios da Educação Nacional, contribuindo para a formação global e harmônica das crianças, seus aspectos biopsicossociais e culturais, propiciando-lhe variedades de experiências concretas, selecionadas a partir de conhecimento de suas características as necessidades e seus interesses.

Com relação concepção de educação, a escola Cenecista de Brasília convicta e confiante de que a educação e um poder de construção do homem que tem por objetivo primordial a formação de indivíduos aptos a viverem em uma sociedade plural, democrática, em constante mudança e comprometida com a evolução social. O documento apresenta que a proposta de Educação, prioriza o processo de desenvolvimento global da consciência e da comunicação do (educador e do educando),integrando dentro de uma visão de conhecimento e expressão .Educar para a abertura de novas experiências, novas maneiras de ser, as novas ideias, educar para a autonomia , para liberdade possível em cada etapa da vida , para a autencidade.

Para a concepção de avaliação apresentada na Proposta Politico Pedagógica, mostra que há avaliação na escola e avaliação da escola. Em que a avaliação na escola compreende a avaliação do aproveitamento escolar do aluno, num processo continuo, sistemático e cumulativo e visa o alcance dos objetivos pretendidos na formação do individuo, da pessoa e do cidadão. Na avaliação da escola, o documento afirma que e uma poderosa ferramenta para a reflexão e transformação da pratica escolar, terá sempre em vista a avaliação do cumprimento da proposta pedagógica, da pratica dos profissionais envolvidos, incluindo o trabalho coletivo, as múltiplas interações interpessoais e os resultados obtidos.

A avaliação é considerada como elemento favorecedor da melhoria de qualidade da aprendizagem, deixando de funcionar como arma contra o aluno. É assumida como parte integrante A e instrumento de auto regulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com