TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio supervisionado

Por:   •  29/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.287 Palavras (14 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 14

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RIO DE JANEIRO/RJ


2012

SUMÁRIO

                                                                   

1.  Introdução

Este relatório de estágio supervisionado apresenta os detalhes das cento e trinta horas de observação e participação na Escola Municipal Luiz de Lemos, localizada na Rua Doutor Lourival Tavares de Paula, 522 – Bairro Carmari, Cidade de Nova Iguaçu,  Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, e é parte compulsória para conclusão do Curso de Pós-Graduação em Gestão Educacional Integrada do Instituo Superior de Educação Afonso Cláudio.

        O estágio proporciona a oportunidade do especialista confrontar a teoria obtida na formação com a prática pedagógica ministrada na Unidade Escolar analisada, também foi possível aferir  habilidades e aperfeiçoar as ações frente a o novo paradigma, a melhoria da educação brasileira.  A contribuição desta experiência se evidenciará na prática profissional.

        As informações contidas neste relatório de estágio foram obtidas na própria Unidade Escolar, que é mantida pela Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, a Escola Municipal Luiz de Lemos tornou-se uma referência no bairro, o prédio escolar é uma das construções mais antigas da localidade, que atualmente possui alguns estabelecimentos comerciais, farmácias e um hospital próximo.

        Durante o período de estágio todas as atividades formam planejadas com objetivo de assegurar que tanto a Unidade Escolar quanto o Estagiário fossem capazes de se dimensionarem frente as competências necessária para o que poderiam oferecer um para o outro.

O trabalho de gestão desenvolvido nesta Unidade Escolar servirá para o enrijecimento da prática profissional do Estagiário e subsidiará novos prismas para situações futuras.

        Através da análise criteriosa dos fatos e acontecimentos da Unidade Escolar as atividades de gestão educacional, orientação educacional, supervisão e inspeção foram contempladas mediante a interseção da Equipe Pedagógica.

        A busca incessante de novas ferramentas pedagógicas coloca à Escola moderna diante de um pragmatismo enorme e aqueles que desejam participar deste momento deve ter em mente a necessidade de atualização constante, o destaque a novos recursos utilizados nesta Unidade Escolar permite o avanço sistemático dos discentes e a satisfação dos docentes.

2.  Análise do Estágio

2.1. Planejamento das Atividades

A partir de um roteiro de atividades planejadas, a análise do estágio foi gradualmente executada durante o período programado.  

        Dentre as atividades planejadas destacamos:

        * Conhecer a metodologia, a filosofia e os regimentos da escola;

        * Observação e participação no cumprimento  do Quadro de Horário;

        * Participação nos Projetos;

        * Participação no Conselho de Classe e outras reuniões;

        * Verificação da documentação escolar;

        * Participação das atividades extracurriculares;

        * Participação do Planejamento Curricular;

        * Auxiliar nas atividades quando solicitado pelo Corpo docente e Equipe Técnico-Pedagógica;

        * Elaboração do plano de estágio;

        O planejamento é flexível e adequado às necessidades do Estagiário e da Unidade Escolar observada.  Vale destacar e eficácia do planejamento quando idealizada por meio de objetivos e estratégias coerentes.

2.2. A metodologia utilizada

A principal metodologia utilizada foi a observação o que serviu para elaboração deste Relatório de Estágio.  A orientação da Gestora da Unidade Escolar Professora Eliane da Silva Rodrigues foi crucial para o êxito das atividades planejadas e ampliou o campo de visão quanto as situações cotidianas da Gestão Escolar.

        Outros métodos adotados:

        * Entrevista aos alunos e profissionais escolares;

        * Pesquisa do Histórico Escolar;

        * Pesquisa de campo;

        * Análise das ações programadas da Unidade Escolar;

2.3. Caracterização da escola em que o estágio foi realizado, dos professores, serventes, funcionários, direção e alunos (âmbito geral)

Na antiga Fazenda da Posse, hoje Bairro Carmari, residiu Antônio Luiz de Lemos. Descendente de família humilde foi um dos primeiros moradores da localidade. Era muito estimado por todos devido ser homem extremamente honesto e cumpridor dos seus deveres.

        Possuía um sítio onde plantava mandioca, arroz, feijão, laranja, etc., para sustento de sua família e para vender.

        Casou-se com D. Tereza de Jesus com quem teve dez filhos, todos nasceram na Posse. Faleceu vítima de Câncer no dia 1º de novembro de 1944.

        Atualmente o único filho remanescente é o Sr. Oswaldo Antônio de Lemos.

        Transcorridos alguns anos da morte de Luiz de Lemos, foi construída uma estrada para ligar o Bairro da Posse a Miguel Couto, foi então, que os moradores resolveram homenagear tão ilustre figura. Solicitaram às autoridades competentes que fosse dado o nome de Luiz de Lemos àquela importante via. Posteriormente em 1950, foi criada uma Escola Municipal, no Bairro Carmari, e, como segunda homenagem, colocaram o nome de Luiz de Lemos.

        A 12 quilômetros do Centro da cidade de Nova Iguaçu a Escola Municipal Luiz de Lemos criada em 1950, com apenas 160 alunos distribuídos em quatro turmas, duas matutinas e duas vespertinas com Classe Alfabetização e 1ª série do Fundamental (atualmente 1º ano de escolaridade e 2º ano de escolaridade do Ensino Fundamental).  A evolução a partir daí foi gradual com dez salas de aula hoje, há 840 alunos matriculados e frequentando e 25 turmas que contemplam os nove anos de escolaridade do Ensino Fundamental e EJA em três turnos de funcionamento da Unidade Escolar, além de atender também alunos portadores de necessidades especiais da própria escola e das escolas do entorno na sala de recursos..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (182.7 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com