TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio supervisionado

Por:   •  14/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.047 Palavras (33 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 33

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

CAMPUS DE ARIQUEMES – UNIR

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-DECED

CURSO DE PEDAGOGIA

NATALINO ROSA DE SOUZA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

ENSINO FUNDAMENTAL

ABRIL, 2014.

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

CAMPUS DE ARIQUEMES – UNIR

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-DECED

CURSO DE PEDAGOGIA

NATALINO ROSA DE SOUZA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

ALFABETIZAÇÃO

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina Estágio Supervisionado III sob a orientação da Prof.ª Esp. Marcia Ângela Patrícia, para o Sexto Período do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, no primeiro semestre de 2014.

ABRIL, 2014.


SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO        

2 - DESENVOLVIMENTO        

2.1-Aporte teórico        

2.2-Caracterização da escola        

2.4. Relatório pratica docente data 29/05/2014        

2.5. Relatório pratica docente data 01/06/2014        

2.6. Relatório pratica docente data 02/06/2014        

2.7. Relatório pratica docente data 03/06/2014        

2.8. Relatório pratica docente data 08/06/2014        

2.9-Projeto de intervenção pedagógica        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

ANEXOS        

 


1- INTRODUÇÃO

Neste relatório serão expostas as atividades diárias realizadas dentro e fora da sala de aula e as observações feitas no decorrer do estágio.

O estágio é um momento que o profissional da educação em formação, tem seu contato com a realidade do sistema de ensino, proporcionando um paralelo entre a teoria e a prática.

           Com caráter avaliativo da disciplina Estágio Supervisionado II, no ensino fundamental, como requisito para obtenção de aprovação. Ministrada pela Profª Esp. Marcia Ângela Patrícia. No 6º período do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ariquemes, no primeiro semestre de 2014.

          O presente estágio visa relatar as observações realizadas durante o estágio em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, que teve como objetivo observar a metodologia utilizada em sala de aula pela professora regente, e o desenvolvimento da pratica docente, no período de 03/04/2014 a 09/06/2014 para o contraponto com o conhecimento teórico, adquirido durante o estudo das disciplinas.

  O estágio de observação foi realizado na Escola Ireno Antônio Berticelli, encontra-se localiza na rua: Raquel de Queiroz, número: 4825 no Setor Colonial, Zona Leste do município de Ariquemes. Para adquirir conhecimentos práticos e ter uma experiência que me possibilite realizar o exercício da docência, desenvolvendo meus conhecimentos teóricos de uma forma ampla e abrangente. Durante esse período adiquiri experiências que pretendem contribuir para uma prática pedagógica e desenvolver bases analíticas para o trabalho profissional consciente. Os teóricos asseguram que a experiência do estágio é a principal fonte para a aquisição de conhecimento e habilidades essenciais ao bom professor.

 A Escola Ireno Antônio Berticelli, atendendo os alunos 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Grande parte dos alunos é proveniente do próprio bairro e também bairros vizinhos.  A comunidade local é de pessoas humildes de baixa renda e a participação integral no projeto burareiro.

2 - DESENVOLVIMENTO  

O Estágio Supervisionado II é a segunda etapa do aluno em formação com a prática docente e tem como objetivo principal relatar as atividades vivenciadas durante a realização do estágio de observação e regência, requisito parcial para aprovação na disciplina de estágio supervisionado II do curso de licenciatura em pedagogia na Universidade Federal de Rondônia/UNIR.  

A realização do Estágio Supervisionado II se deu em uma turma de 1° ano no turno matutino na Escola municipal de Ensino Fundamental Ireno Antônio Berticelli, localizada à Rua Raquel de Queiroz, nº 4825 – Setor colonial, no Município de Ariquemes, Estado de Rondônia. O presente relatório traz descritas informações referentes ao ambiente escolar da instituição, bem como as devidas observações do processo em sala de aula.

O estágio é um momento que o profissional da educação em formação, tem seu contato com a realidade do sistema de ensino, proporcionando um paralelo entre teoria e prática.

Ao iniciar o estágio a expectativas antecedentes à prática de estágio eram de ansiedade, por diversos motivos. Entre eles, por iniciar a prática de vivência escolar e a possibilidade de conhecer uma realidade institucional na área de educação infantil, bem como de preocupação em por em prática os conhecimentos vivenciados na academia e se esses sustentariam e fundamentariam a prática docente até o presente momento.

2.1-Aporte teórico

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

RESUMO

O presente aporte teórico foi realizado pelo acadêmico do curso de pedagogia da UNIR- Campus de Ariquemes, como requisito avaliativo na disciplina “fundamentos e Práticas de Alfabetização” e adaptado para a disciplina “Estagio Supervisionado III”. Com o objetivo de compreender os discursos dos sujeitos que compõem a alfabetização e o letramento na aquisição da aprendizagem escolar. Para tanto realizou-se um estudo bibliográfico e revisão de teórica. Os resultados têm por prioridade destacar a aprendizagem contextualizada e a conscientização dos alunos na alfabetização com a reutilização de materiais recicláveis a partir da metodologia desprovida dentro e fora da sala de aula. Concluindo que, diante disto este projeto visa trabalhar os dois conceitos interligados paralelamente em prol da aprendizagem dos alunos e por esse motivo optou se pelo contos de historias contextualizada do aluno com o meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.3 Kb)   pdf (264.6 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com