TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Este didático-pedagógico

Tese: Este didático-pedagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Tese  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

O presente trabalho didático-pedagógico e prático tem a finalidade de servir-se de base ou fundamento para orientar de maneira didático-prático e acessível ao técnico ou acadêmico ou estudante de concursos, isto é, trazem exemplos-problemas de matemática financeira relacionados aos sistemas de amortizações, os quais foram criados essencialmente para operações financeiras de empréstimos e financiamentos de médio e longo prazo, por abranger a devolução ou restituição periódica do capital e dos acréscimos financeiros pactuados nas operações econômicas.

Os sistemas de amortizações desenvolvidos, neste trabalho, direcionam-se às situações mais próximas da realidade diária, ou seja, é voltada para uma situação concreta e real, com resolução de sua regra padronizada matematicamente passo a passo para facilitar a compreensão e o entendimento tanto dos conceitos quanto das equações matemáticas (fórmulas algébricas) que definem os vários tipos de métodos ou sistemas.

Também são construídas, através de planilhas de cálculos com aplicações das equações matemáticas afetas às modalidades de sistemas como maneiras de resolver os problemas, direcionado ao objetivo de compreender e entender os diversos métodos de sistemas de amortizações, utilizados nos setores econômico-financeiros de capitais pelas instituições bancárias ou econômico-financeiras nos empréstimos ou financiamentos em gerais, dentre eles, o Sistema de Financiamento Habitacional - SFH.

No mundo dos negócios, é bastante comum contrair-se uma dívida para saldá-la a médio ou longo prazo. Considerando o fato de que o valor nominal de cada pagamento consiste em uma mescla de pagamentos de juros e de amortização do capital principal, podem-se usar várias metodologias para estabelecer a forma de liquidar-se uma dívida.

Para efeito ilustrativo, lembramos que a crise pela qual vem passando o Sistema Financeiro de Habilitação, aliada à estabilização da economia, desde a implantação do Plano Econômico Real (junho/1994), implicou-se uma série de alternativas de empréstimos ou financiamentos e consórcios. Tais situações práticas constituem-se na aplicabilidade do assunto aqui tratado, sobremaneira nos sistemas matemáticos utilizados com maior freqüência.

Os sistemas de amortização são desenvolvidos basicamente para operações de empréstimos ou financiamentos de médio ou longo

1 Especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras – Estado de Minas Gerais

(Registro nº 341/2002 - fl. 341 - Livro de Registros de Diplomas nº 006, Lavras - MG, 5/7/2002); Especializando de Pós-Graduação em Perícia Judicial e Auditoria pela PUC-GO/IPECON.

Mário Ferreira Neto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com