TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias para apropriação de novas tecnologias de informação e comunicação

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.083 Palavras (9 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 9

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Tecnologias Aplicadas a Educação

Estratégias para apropriação de novas tecnologias de informação e comunicação

1- Planejamento da sensibilização do ensinar, aprender e educar (atividade colaborativa 2)

Para se ter uma boa educação, é necessário que haja um planejamento e professores capacitados para que os alunos aprendam e não apenas adquiram conhecimento, para que ocorra os professres tem que estar bem preparado e capacitado.

Com o surgimento da globalização e crescente aumento da tecnologia, surge o desafio na educação para programar e melhorar a qualidade do ensino e da aula. Para tanto, o primeiro passo é a capacitação dos docentes, a tecnologia melhora a qualidade da aula e com o surgimento de várias possibilidades de redes sociais, programas de redes, softwares educacionais que aproxima aluno e professor na melhoria do ensino/apredizagem e aumenta a vontade e curiosidade do aluno, consequentemente melhor aproveitamento na aprendizagem.

Reunimos os representantes das duas instituições, Colégio São Geraldo, Colégio connection, para uma palestra com apresentação de vídeo, slides, debate para discussão e formas de inclusão em ambas, para que seja esplorada da melhor forma possível e acrescente na qualidade de ensino e relação aluno/aluno, aluno/professor.

Ficou decidido que representante e professores além da palestra terá um suporte da nossa equipe para treinamento e aperfeiçoamento dos docentes para que ministrem suas aulas da melhor forma possível, para que tenham um melhor domínio da tecnologia e opçôes disponíveis para prender a atenção e diminuir o padrão de aula decorativo e que o aluno possa ter melhor participação.

3-Descrição dos softwares educativos (atividade colaborativa 3 )

Brainly- portal gratuito de social leaming onde os alunos brsileiros do ensino médio, e superior podem ajudar uns aos outros com dúvidas escolares em tempo real..

Canal Kids- portal grtatuito com alvo no público infantil com jogos, atividades lúdicas, atualidades, notícias, vídeos, passatempos e música, de forma criativa para chamar a sua atenção.

Ecokids- criado para despertar a conscientização do público para a necssidade de cuidar do meio ambiente, e da presercação das espécies com jogos ineterativos, histórias em quadrinho entre outros.

CRE Mário Covas-referencial pedagógico de excelência na disseminação da informação educacional. Para isso conta com um acrvo documental que poderá ser consultado fisicamente ou acessando virtualmente o site.

Exam Time- plataforma de estudos online e grátis ideal para professores e estudantes. Dinâmica e fácil de usar oferece ferramentas como mapas mentais, quizzes e anotações.

Pencil-software de animação open-source para projetos com alunos na educação básica, cursos técnicos e profissionalizantes.

Ploppe - ferramenta de desenho criativo, pintura sem esforço que vem com modelagem 3D.

Freemake Vídeo Converter- converte vídeos em diversos formatos, grava arquivos de vídeo para DVD, DVD para arquivo de vídeo, convedrte e faz opload para youtube, entre outras funções de vídeo.

Portal Acadêmico Mestremídia- projeto que concede uma ferramenta de apoio ao ensino e a divulgação de conhecimento a isntituições, professores e alunos, ajuda na disseminação com divulgação do seu conteúdo acadêmico desenvolvido e/oi ministrado em sala de aula.

Cipó- promoção na formação de crianças, adolescentes e jovens através do uso qualitativo e criativo das tecnologias da informação e da comunicação. Atua nas escolas públicas capacitando professrores e alunos.

4- Descrição da dinâmica de uso do vídeo (atividade colaborativa 4)

O vídeo muitas vezes ajuda a mostrar o que se fala em aula, a compor cenários desconhecidos dos alunos. Por exemplo, um vídeo que exemplifica como eram os romanos na época de Júlio César ou de Nero, mesmo que não seja totalmente fiel, ajuda a situar os alinos no tempo histórico. Um vídeo traz para a sala de aula realidades distante dos alunos, como, por exemplo, a Amazônia ou a África. A vida se aproxima da escola por meio do vídeo. (PLT- p 47).

Apresentamos varios vídeos de tecnologia aplicada e educação para mostrar a realidade não só das ecolas em questão, mas uma realidade brasileira, como uma forma de ineragir com o grupo e criar uma discussão em torno dos métodos aplicados em ambas para que houvesse uma reflexão em torno desses métodos.

Como dinâmica, sugerimos que todos escrevessem o que achavam da aplicação da tecnologia na educação, qual amelhor forma para que ocrresse a inserção em sala, após iniciamos uma discussão em cima da opinião de cada membro presente, lemos, debatemos, tiramos dúvidas e esclarecemos questões em aberto que em debate foram surgindo. Damos dicas de como adicionar o vídeo em sala sem que se torne monótono e os alunos percam o interesse pelas aulas.

5- Descrição da atividade de Redes Sociais (atividade colaborativa 5 )

As redes sociais podem colaborar no processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, como o movimento é novo, precisamos de pesquisas que mostrem resultados.

Há vários motivos para a utilização das redes sociais em educação. Em primeiro lugar, elas são o habitat dos nossos alunos - eles já estão lá. Se de um lado pode haver resistências por parte dos próprios alunos em misturar estudo no lugar em que eles se divertem, de outro lado eles já sabem utilizá-las, estão familiarizados com vários recursos, acessam-nas com frequência, o que facilita atividades realizadas nas redes. Além disso, as redes sociais têm um potencial incrível para gerar interação, que é um dos nossos desejos principais em educação. Além disso, precisamos formar alunos para trabalhar em grupos e em redes, então nada mais adequado do que já fazer isso de uma maneira autêntica. (João Mattar).

Temos como principal desafio a capacitação dos profissionais, não adianta apenas introduzir a tecnologia, é necessário que seja bem desenvolvida e atinja o objetivo do ensino/aprendizagem, para que ocorra antes, dessa introdução o conselho deve convocar assembléias e promover cursos para os mesmos e discutir quais as melhores ferramentas a serem utilizadas e manter um ensino de qualidade.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com