TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo do Horário de Atividades

Por:   •  2/5/2018  •  Seminário  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

Estado do Rio de Janeiro[pic 1][pic 2]

Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria Municipal de Educação

EMEI THEREZINHA LOURENÇO DA SILVA

Estrada Serra da Cruz, S/Nº Trapiche     Tel.: (22) 2793 – 3444

Estudo do Horário de Atividades – 05/03/18

Vamos aprender um pouco sobre a escolha do nosso processo metodológico?

Considerações sobre metodologias

Uma das formas de concretizar o currículo na Educação Infantil, na concepção que ele se propõe, de acordo com as DCNEI, se dá pelas opções metodológicas do professor. Uma opção metodológica pode levar o professor a assumir um papel transmissor de conhecimento ou de mediador da aprendizagem, ajudando as crianças a produzirem cultura. No que se refere às atitudes que podem ser desenvolvidas nas crianças em função das nossas escolhas metodológicas, é importante refletir sobre “se queremos crianças consumidoras passivas de conhecimentos prontos ou se desejamos que se tornem pessoas críticas, atuantes e produtoras de conhecimentos novos.” Ou seja, antes de qualquer escolha, precisamos nos perguntar se queremos educar para a submissão ou para autonomia.

Reflexão: “A nossa escolha metodológica para o ano de 2018 leva em consideração as observações acima?”

Quando falamos de opções metodológicas para o trabalho na educação infantil não nos referimos a um caminho preestabelecido, com passos delimitados para se chegar a um único lugar. Estamos tratando de diferentes formas de trabalhar, que vão sendo construídas e até mesmo modificadas nas práticas cotidianas e nas relações pedagógicas. É importante que o professor conheça diferentes maneiras e possibilidades de organizar o trabalho, para que possa selecionar aquelas que são mais apropriadas à faixa etária das crianças e principalmente que despertem a sua curiosidade e seu desejo de agir sobre o mundo.

Refexão: “O seu projeto elaborado foi pensado de acordo com a faixa etária de seus alunos? Despertam sua curiosidade e desejo de agir sobre o mundo?”

Tema Gerador  - Concepções

  •  Concepção metodológica (Progressista Libertadora) inspirada em Paulo Freire que entende a educação como movimento dialógico, libertador, político, crítico e transformador;
  • Parte do teor de conscientização de uma “palavra geradora” (tema) e das reações socioculturais que elas podem gerar no sujeito e/ou no grupo;
  • Elas devem ser geradoras de práxis (ação-reflexão-ação), geradoras de sujeitos pensantes, críticos, transformadores da realidade, líderes, sábios, articuladores;
  •  Geradoras de conhecimentos sim! Mas não conhecimentos vagos, pré-selecionados, pouco ou nada interessantes para a vida prática, para a vida cidadã;
  •  O trabalho a partir dos temas geradores amplia e enfatiza a investigação temática como necessária para a descoberta de conhecimentos significativos e concretos para a vida do educando;
  •  O Tema Gerador foi concebido para ampliar a interdisciplinaridade já proposta, para a transdisciplinaridade, com intuito de atender a necessidade de uma prática significativa, conscientizadora, repleta de significado político, humano e com objetivo de gerar ações transformadoras de vida.
  • O mais importante a se considerar neste momento diz respeito a escolha do próprio tema gerador, que deve ser selecionado de modo a favorecer a aprendizagem, entendida aqui como concepção de mundo, visando a transformação da realidade.

Diante do exposto, ao escolher um tema gerador, devemos fazer a seguinte reflexão:

- O tema faz parte da realidade do aluno?

- Tem significado social para o grupo?

 - Possibilita que a aprendizagem aconteça por meio do diálogo e das trocas com elementos da sociedade?

 - Traz para o aluno a possibilidade de ser sujeito de sua própria aprendizagem e construtor de sua história?

 - Prevê a pesquisa , a problematização, a conscientização e a execução de ações sociais, assim como mudança de atitudes dos alunos frente à temática a ser discutida?

Reflexão: “Diante do tema gerador escolhido para o 1º semestre de 2018 – Resgatando a Cultura do Brasil e do Mundo – você acredita que podemos responder afirmativamente às perguntas acima?”

Sobre os Projetos Didáticos:

  •  Surgiu no Brasil em 1932 com a influência da Escola Nova, em que vários educadores, como Anísio Teixeira e Lourenço Filho, divulgaram o pensamento do educador norte americano John Dewey.
  • É uma mudança de postura pedagógica fundamentada na concepção de que a aprendizagem ocorre a partir da resolução de situações didáticas significativas para o aluno, aproximando o máximo possível do seu contexto social, através do desenvolvimento do senso crítico, da pesquisa e da resolução de problemas.
  • Esta organização pedagógica se torna um processo criativo para professores e alunos, possibilitando ricas relações para elaboração de conhecimentos, opostos a uma sequência mecânica de atividades.

 Dewey (1959), levantou princípios fundamentais para a elaboração de projetos na escola:

a) Princípio da intenção: toda ação para ser significativa precisa ser desejada pelos sujeitos, corresponder a uma finalidade, ser intencional, proposital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com