TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Obrigatório Dentro da Esfera de Gestão Educacional

Por:   •  15/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.869 Palavras (8 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 8

  1. 1 INTRODUÇÃO

No semestre atual do curso de Pedagogia – 8º, o Estágio Curricular Obrigatório III é dentro da esfera de Gestão Educacional.

De acordo com a exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96), o estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim, o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática. Visando fortalecer a relação teoria e prática, o Estágio Supervisionado Obrigatório III – Gestão Escolar, estão baseados no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.

                 O Estágio foi realizado na Escola “CELP” – Centro de Ensino Lauro Pinheiro, localizada no Município de Cachoeiro de Itapemirim – ES, no período vespertino em salas Educação Infantil. Realizou-se atividades de observação da rotina escolar, participação e colaboração em atividades da prática diária. O estágio abrangeu a interdisciplinaridade entre algumas disciplinas do curso como fonte de aprendizado e aplicabilidade da teoria com a prática, que é de grande importância para que possamos ter consciência da realidade dos alunos e professores da escola.

O estágio contribui para um melhor aprendizado, pois tendo contato com a vivencia escolar o acadêmico tem um melhor conhecimento do regimento de uma escola, um contato com a realidade, além de proporcionar a relação da teoria à prática, fazendo com que se faça presente a reflexão da realidade observada e das experiências vivenciadas.

São observados aspectos da rotina escolar, seu funcionamento, problemas adquiridos, soluções realizadas e ainda sua realidade em comparação aos requisitos de direitos e deveres registrados sob a Lei.

O Estágio Supervisionado como disciplina do currículo do curso de Pedagogia para a formação acadêmica tem o intuito de contribuir para a reflexão da teoria com a prática, vivenciando experiências e tendo contato com a realidade do espaço escolar.


  1. 2         CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

O “CELP” Centro de Ensino Lauro Pinheiro,  localizada na  Rua Dom Fernando, Nº 49 - Bairro Independência -  Cachoeiro de Itapemirim/ES - CEP 29.306-350, telefone: (28) 3515.3500. Email: celpcachoeiro@hotmail.com, próximo ao centro da cidade. É uma instituição de ensino particular que tem como ideal o comprometimento com o ensino e  aprendizagem de seus alunos.

          O Centro de Ensino Lauro Pinheiro (CELP), foi fundado em 14 de fevereiro de 1984, com nome de "Creche Pingo de Gente". Foi criado pelo idealismo de duas psicólogas Lucília Fátima Simões Hora e Beatriz Sardenberg Pinheiro, que dedicaram-se a educação de crianças nos seus primeiros anos, com berçário, creche e maternal. A escola com 10 alunos, começou sua trajetória na rua Don Fernando, nº 103, Bairro Independência. Necessitando expandir-se, em 06 de novembro de 1986 atingiu uma maturidade profissional, capaz de proporcionar aos seus alunos o ensino fundamental, iniciando com a 1ª série e o crescimento foi gradativo, passando de Creche para Escola de Pré e 1º Grau "Pingo de Gente", com o início do ensino primário (1ª a 4ª séries), e, felizmente recebeu mais uma sócia, a Artista Plástica Laura Helena Sardenberg Pinheiro Lesqueves.

A escola possui quatro áreas construídas com ambientes agradáveis, com espaço privilegiado de convivência que favorece o exercício de cidadania. No primeiro prédio funciona o Ensino fundamental, no segundo, o refeitório e no terceiro o laboratório de informática e no quarto prédio a Educação Infantil.

- Carga horária: 800

 - dias letivos: 200

A escola estagiada possui uma boa estrutura. Possui uma biblioteca que funciona nos dois horários (manhã e tarde), laboratório de informática e quadra de esportes. Os alunos tem acesso à internet banda larga e há 22 computadores a disposição dos mesmos.

O espaço físico do CELP foi concebido para criar um ambiente agradável e confortável permitindo condições de excelência para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. A Escola está dotada de biblioteca, laboratório de informática, ciências, Salas de aula amplas e arejadas, adaptadas às diversas faixas etárias e cursos, dentre outras dependências.

Como descreve Matos (2009, p. 1), “A infra-estrutura de uma escola é um fator importante para um bom desempenho do aluno nas aulas [...], seguindo critérios de distribuição harmoniosa e de qualidade estética, de forma a responder às necessidades dos diversos tipos e níveis de prática [...].” Existem materiais e recursos pedagógicos que convidam as crianças a interagirem nesses espaços, pois há um equilíbrio entre os mesmos.

Sobre a questão da inclusão, percebe-se que a instituição objetiva a valorização do múltiplo, das diversidades, sejam elas físicas ou culturais. A escola demonstra que entende a necessidade do trabalho ser feito de maneira ser plurissignificativa, construir um currículo contextualizado, que seja amplo e flexível. Os profissionais, pedagogo, diretor, orientador e outros funcionários que compõe a equipe pedagógica e administrativa expõem, com sua postura e práxis pedagógica, que uma escola, quando adere à inclusão e trabalha esse princípio de incluir acolhe a todas as crianças, sem fazer acepções.

Não existe na escola de Associação de Pais Mestres e funcionários. O CELP funciona em dois turnos: o matutino e vespertino, com um total de  785 alunos divididos em 40 turmas entre Educação Infantil, Ensino Fundamental e o Ensino Médio.  A instituição tem toda estrutura necessária para os alunos de inclusão, que são muito bem recebidos e com suporte pedagógico atendendo suas necessidades especiais tais como: rampas, corrimãos, banheiro adaptados, dentre outros.

A avaliação do ensino-aprendizagem, sob uma reflexão do nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor quanto dos alunos, é diagnóstica. O critério adotado pela Escola é a avaliação somativa. Os Professores se utilizam de todos os recursos didáticos e pedagógicos como: avaliações, testes, trabalhos, apresentações orais e escritas, tarefas propostas realizadas em sala de aula e/ou para casa, participação, pontualidade, assiduidade, relacionamento e respeito consigo próprio, com os colegas, professores e funcionários, para realizar uma avaliação justa e verdadeira para com todos, sem discriminação ou acepção de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com