TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I INSTITUIÇÃO ANHANGUERA EDUCACIONAL

Por:   •  24/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.926 Palavras (32 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................……….........................…...............3

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO............................……....4

2 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS..............................................….........5 3 ANÁLISE DOS TEXTOS DOS PCNS...........................................................….......7 4 ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA............................…........8 5 ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE.....................................…........10 6 DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO...................................................................….........12 7 PLANO DE UNIDADE.............................................................................…............17 8 DIÁRIOS DE REGÊNCIA...........................................................................….......23 9 ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA.................................................24 10 ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA......................................................25 CONSIDERAÇÕES FINAIS.............…......................................................................28  REFERÊNCIAS....................................................................................................…..29


INTRODUÇÃO

Como futuros profissionais do jogo escolar, devemos desenvolver a liderança a fim de imbuirmos o grupo de estudantes da importância de alcançar uma aprendizagem que seja eficaz.

A sedução é a principal ferramenta do professor, e fundamenta-se no ter prazer no processo de ensino-aprendizagem, domínio do conteúdo, além de provar à sua plateia cativa a importância daquele conhecimento, o quanto de forma direta ou indireta aquele ensinamento será importante para suas vidas.

Este relatório tem como objetivo explicitar as atividades realizadas pelo estagiário Daniel Rosa de Sousa, RA: 5318549046, durante o Estágio em História no Ensino Fundamental, realizado na Escola Estadual Coronel Juvêncio, no município de Jardim-MS. O referido estágio teve na fase de observação e regência com a carga horária de 24 horas, e a realização da última na escola foi no período de 02/05/2019 a 23/05/2019. O Estágio é um componente curricular obrigatório para todos os alunos do Curso de História, e tem como escopo atender as exigências da grade curricular do curso de Licenciatura em História-ANHANGUERA, no qual a realização do estágio não é apenas o momento de aplicação do que foi assimilado, assim proporcionando ao estagiário o contato com o universo escolar.

O estágio supervisionado possibilita o contato inicial com a sala de aula, dando a real dimensão do ofício docente. Dessa forma é possível aplicar a teoria aprendida nos bancos universitários, tendo a oportunidade de propor uma História dinâmica, atraente e atual, muitas vezes ausente do ambiente escolar.

A metodologia adotada foi a de primeiro observar as turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, para posteriormente escolher em qual seria realizada a regência.

        A saída da zona de conforto, da bolha da academia, gera em princípio insegurança, apreensão e ansiedade, diante da responsabilidade de tornar-se referência para os estudantes e ao final, desenvolver as aulas.

        Ao final do estágio, ficou a sensação de dever cumprido, ao ver que apesar da pouca de vivência em sala de aula, a realização do projeto pedagógico proporcionou aos alunos uma Geografia mais atrativa, tanto que demonstraram bastante interesse, participando bastante, sobretudo nas atividades lúdicas e na visita técnica.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Estadual Coronel Juvêncio, situada na Avenida Duque de Caxias, telefone de contato (67) 32511299. Tem como entidade mantenedora a Secretaria de Estado de Educação, que oferece os seguintes níveis de ensino: Ensino Fundamental; Ensino Médio; e Projeto AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem). A escola atende ao número total de 636 alunos.

A Escola Estadual Cel. Juvêncio foi criada pelo Projeto de Lei n.º 8-E, de 26 de maio de 1.948, como Escola Pública Municipal “Coronel Juvêncio”, com sede na Fazenda Jardim, pertencente à época ao município de Bela Vista-MS.

A Escola Estadual Cel. Juvêncio foi fundada no dia 31/03/1949 recebendo o nome do Coronel Juvêncio Manuel Cabral de Menezes.

A Escola Estadual Cel Juvêncio atualmente com a aprovação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, encontra-se reformada e em condições de funcionamento, porém os problemas de hidráulica, elétrica e de estrutura persistem, tendo a necessidade de manutenção constante com verbas do Repasse Financeiro Manutenção, PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e ajuda financeira com as promoções da APM da escola. Está estruturalmente composta de 11(onze) salas de aula, também 3 (três) salas de Recursos multifuncionais, 1(uma) sala de jogos para Educação Física, 1(uma) sala para o laboratório Científico de Biologia, 1(uma) sala de leitura,3 (três) depósitos sendo um anexo à cozinha, 1(uma) brinquedoteca, 1(uma)secretaria, 1(uma) sala para técnica do NUESP (Núcleo de Atendimento Especializado/Psicodiagnóstico), 1(uma) para a Supervisão de Gestão Escolar, 1(uma) sala de professores, 1(uma) sala de Coordenação Pedagógica, 1(uma) sala de tecnologia, 1(uma) sala de recursos midiáticos, 1(uma) cozinha, 8(oito) banheiros sendo três femininos, três masculinos e dois para estudantes ANEE (Alunos com Necessidades Educativas Especiais).

A escola está funcionando com um total de 24 (vinte e quatro) turmas; sendo 09 (nove) no Matutino; 10 (dez) no Vespertino e 05 (cinco) no Noturno.


  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A memória foi tida por muito tempo como base para compreensão de fenômenos políticos e sociais que vivenciamos na contemporaneidade. Contudo hoje percebe-se que a memória vai muito além desta concepção, o texto nos impulsiona a construção do saber histórico e dos sentidos de continuidade da vida. A memória portanto está ligada as nossas vidas cotidianas, ao conversarmos com alguém, ler um e-mail, ouvir uma música tudo nos remete a lembrar de algo na qual guardamos por considerar importante (ALMEIDA e MIRANDA, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.1 Kb)   pdf (309.2 Kb)   docx (78 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com