TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular supervisionado em Instituições Educacional

Por:   •  14/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.202 Palavras (9 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE UBERABA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS

UBERABA

2015

LUCIANA FÁTIMA DOS SANTOS  GUSMÃO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS

Trabalho apresentado á Universidade de Uberaba, como parte das exigências parcial para carga horária da disciplina de Trabalho de Estágio Curricular Supervisionado sob a orientação da Prof. Maria Zildimar Lima da Silva em Instituição Educacionais.

UBERABA

2015

Sumário

1 Introdução ..................................................................................................... 03

2  Desenvolvimento   ...................................................................................................  04

        2.1 A escola e sua  história  ................................................................................... 04

        2.2 A escola e a sua  cultura .................................................................................. 05

         2.3 Os Fundamentos e a prática do Projeto Político  Pedagógico  ....................... 06

3 Conclusão ................................................................................................................... 09

4 Referências ................................................................................................................ 10

Anexos

       

   

     

       

Introdução

O curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Uberaba, tem  um ponto essencial a formação do professor. O estágio supervisionado  é o que impulsiona a essa formação, onde entra em contato com a realidade educacional. Portanto o estágio foi realizado no Centro Municipal de Educação  Infantil   Adinéia Gonçalves Sicupira, e o maior objetivo e desenvolver no ambiente escolar experiências por meio do estágio  e aprender   com  os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e estabelecer a relação entre teoria e prática e obtendo uma formação profissional.

O estágio é um momento de formação docente em que os estudos que perpassam o curso evidenciam-se na prática dos planejamentos para o encontro com as crianças em situações de aprendizagem, a prática docente deve estar sensível a escuta  das escritas  aberto ao registro e atenta para uma avaliação constante do professor.

O estágio é um momento importante de pesquisa e estudo do fazer docente, mostrando  caminhos   significantes  do trabalho pedagógico.O objetivo do estágio é proporcionar momentos de interação, trabalhando as relações ente sujeitos e instituições além do contato como campo da atuação profissional, articulação dos conhecimentos adquiridos no curso com a realidade , e a oportunidade de assimilar experiência planejamento e desenvolvimento das atividades necessárias, contribuindo para a construção da identidade docente.

03

  1. Desenvolvimento

2.1 A escola e a sua história

A instituição Centro Municipal  de Educação Infantil Adinéia Gonçalves Sicupira, fundada em 16/04/2011 tendo fundador no Projeto de Lei, que contribui nos aspectos na educação, na sociedade Ponto dos Volantes- Minas Gerais.

Foi criado pelo Decreto da Lei 9.395/96 na administração de Candido Ferraz, situada a Rua São Vicente, s/nº, no Bairro  Centro na Cidade de Ponto dos volantes, CNPJ Nº 01.613.377/0001-89, á escola possui 15 turmas, com 110 alunos no matutino, o maternal I com 13 alunos, maternal II com 15 alunos, maternal III com 15 alunos, maternal III com 15 alunos , Pré-escolar I com 15 alunos, Pré-escolar I com 16 alunos, Pré-escolar II com 21 alunos, sendo que no turno vespertino o maternal  I com 14 alunos, maternal II com 21 alunos, maternal III  com 18 alunos, maternal III com 21 alunos, Pré-escolar I com 17 alunos, Pré-escolar I com 17 alunos, Pré-escolar II com 20 alunos, Pré- escolar II com 21 alunos, sendo que no total de 260 alunos.

A  faixa de idade dos alunos é entre 01 aos 06 anos , a escola não oferece outro tipo de atendimento .

A instituição  Centro Municipal de Educação Infantil  Adinéia Gonçalves Sicupira, no desenvolvimento de sua atividades, operacional, administrativa e pedagogicamente, seu trabalho por meio de uma equipe com 38 profissionais. Esses profissionais estão distribuídos da seguinte  forma, a administração geral composta por 1 gestor, 1 vice-diretor, 1 especialista na educação que é Irislane  Gonçalves Luis, com funcionário de apoio são 1 secretária escolar , 4 auxiliares de serviços gerais, 1 vigia.

Em  relação aos professores a instituição possui 15 professores e 13 monitores e esses são divididos  8 na Educação Infantil, 7 no Ensino Fundamental.O quadro de voluntários é composto por 2 pessoas  que é do Projeto Despertar, a escola tem uma localização no Centro da Cidade , em um bairro tranquilo de fácil acesso , onde tem praças, com aparelhos de ginástica livre para toda sociedade, a escola abre  para os próprios alunos quando os pais pede para fazer festas de aniversário dos mesmos .

04

2.2 A escola e a sua  cultura

O prédio  da escola foi construído em uma área de 1000m² dividido em  dois blocos, cada bloco contendo 8 salas em 1 bloco possui  também 1 biblioteca, 1 cantina, 1 refeitório, 1 espaço de lazer pátio, 1 banheiro feminino , 1 banheiro masculino, a escola  tem sua pintura branco e azul dentro e fora . A escola tem um espaço ainda pequeno para quantidade de alunos, as salas de aula contém mesas  adequadas ao tamanho das crianças, são de mesa branca com cadeiras amarelas, nas paredes das salas tem o alfabeto móvel  , calendário , lista de chamada, 1 armário, vogais ilustradas, números ilustrados de 0 a 9, painel do aniversariante , no refeitório  é um espaço com 16 mesas com 4 cadeiras cada , as paredes decoradas com  temas sobre uma boa alimentação  no espaço também se localiza bebedouro, o escovodrómo , a sala da diretoria, observando os professores são bem  dedicadas na sala de aula, mostrando sempre desempenhada trabalhando os espaços aberto e fechado para desenvolver suas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (472.9 Kb)   docx (347.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com