TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado em Licenciatura de História

Por:   •  12/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.837 Palavras (12 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 12

        

                          UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

DEBORA ABRAÃ PEREIRA FIRMINO

RELATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO

E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA III

Relatório apresentado ao Curso de Graduação em História da Universidade Estácio de Sá como pré-requisito para aprovação na disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado e História III, sob orientação do professor João Cerineu LeitdeCarvalho.

                                Rio de Janeiro  2018

                                                                  SUMÁRIO

.Introdução ...............................................................................................  pg 3

.Desenvolvimento.......................................................................................pg 4

.Conclusão...................................................................................................pg 9

.Referências Bibliográficas......................................................................pg 11

.Anexos......................................................................................................pg 12

Introdução

     O  estágio  supervisionado  III  representa  uma  etapa  de  fundamental importância  na  vida  acadêmica,  pois  permite  momentos  de  aproximação   com  a prática  profissional  podendo  fazer  um a  correlação  entre  a  teoria  e  prática,  fatores esses que causam efetividade à atuação do profissional de Licenciatura .

Este trabalho é resultado de observação  no Centro Educacional Tia Carmem  – Bairro Vigário Geral  – Rio de Janeiro/RJ, no período de três de  abril a treze de junho de 2018. O objetivo foi acompanhar a escola e suas atividades ligadas ao ensino de História, o dia a dia das aulas, sua rotina escolar até as suas particularidades, desafios, planos e metas.

   Neste trabalho relato um pouco da rotina dos professores de História, bem como sua didática e metodologia.

          A escola é pequena, seu corpo discente é composto por cerca de 380 alunos e o docente possui 18 professores, destes, um leciona a disciplina História. Destes, que é pós-graduado, mas não em História. Durante o período de estágio pude acompanhar a rotina do professor André , que tornou-se o alvo principal de minhas observações, pesquisas, trocas de informações e foi a avaliadora da minha aula.

          Procurei observar ao máximo e fazer comparações entre a metodologia utilizada pelos professores da unidade escolar e a apresentada na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. Fui buscar auxílio na literatura apresentada em sala de aula(....) e pesquisei outras que tinham como tema a importância do ensino da disciplina História e a melhor forma de apresentá-la aos alunos de uma forma interessante e agradável. E diante dessas pesquisas e leituras pude estabelecer minhas conclusões com relação à importância do ensino e estudo da história. Exponho a seguir um breve resumo sobre o meu processo de estágio na Unidade escolar e minhas conclusões.

Desenvolvimento

           O colégio Centro Educacional Tia Carmen  – Bairro Vigário Geral – Rio de Janeiro/RJ, no endereço Estrada do Vigário Geral nº1379 . É uma escola que recebe todos os tipos de alunos com idades variadas pois a escola atende o ensino para jovens e adultos que desejam terminar o ensino fundamental, com todos seus problemas típicos e particularidades.

            A escola funciona atendendo  do nível fundamental até o ensino médio, o meu estágio foi realizado nas turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. Estes são distribuídos em dois turnos, manhã, tarde e noite. No turno da manhã, atuam as seis turmas de ensino médio, porém no período da tarde cinco turmas do fundamental II, uma turma do sexto ano, duas do sétimo, uma do oitava e uma do nono e no turno da noite ensino para jovens e adultos.  As turmas costumam apresentar grande número de alunos a maior, o 6º ano, possui quarenta e três enquanto a menor, o 2º ano do ensino médio, tem vinte e um. As idades dos alunos dessas dez turmas variam.

           A infraestrutura é boa. A unidade escolar não costuma ser palco de conflitos entre aluno, tão pouco entre os mesmos e professores, havendo alguma ocorrência deste gênero, uma simples intervenção dos inspetores dá fim ao ocorrido. Não tendo registros de casos mais graves.

          Quanto ao Projeto Político Pedagógico da escola, obtive a informação de que se encontra defasado e passa por ajustes. Conversei com os professores sobre o assunto e me informaram que nunca foram consultados a respeito da atualização ou construção deste novo projeto.

           No decorrer do estágio, pude ter acesso às avaliações a qual seria aplicada, podendo fazer observações sobre as questões.

          Participei da montagem, do  Projeto Desafio 2018 juntamente com o professor André, da disciplina História. Esse projeto tem a finalidade de fazer uma grande mobilização entre os alunos de todos os dois turnos. São formuladas  sete questões de cada matéria, fazem grupos com alunos de cada série, com o objetivo de qual grupo obtiver mais acertos serão os vencedores. O grupo vencedor tem direito a uma semana de lanche na cantina da escola e todos os alunos que participaram ganharam um ponto somado as provas. Foi uma experiência importante,  esse evento aconteceu em uma manhã inteira, no dia trinta e um de abril, obteve pausa para um lanche e logo todos os alunos retornaram a atividade. Percebi que todos os alunos estavam bem interessados.

           Outro evento que motivou muito os estudantes foi o  Projeto Simulado. Os alunos do ensino médio passam por um tipo de avaliação geral, um provão que contem quarenta e cinco questões, redação com tem da atualidade.              Esse projeto aconteceu no dia trinta e um de maio e obteve um período da manhã para ser realizado. Os alunos chegam no colégio as sete da manhã, as sete e quarenta se inicia o provão, porém só as dez e meia podem entregar o catão resposta. Todos os alunos precisão estar presentes é um critério da escola, as faltas só são justificadas com atestados, alunos com sessenta por cento de acerto recebem cinco pontos na prova do segundo bimestre. Cujo obtive um grande aprendizado, pois ajudei até na correção do cartão resposta das provas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (156.3 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com