TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado na Educação Fundamental I

Por:   •  23/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 6
  1. APRESENTAÇÃO

O presente estágio supervisionado na educação Fundamental I foi realizado na Escola Municipal Maria Simões, localizada na Praça São Pedro s/n, Novo Triunfo – BA. O referido trabalho foi realizado pelas acadêmicas Maria Genice Gama e Rosineide Maria Jesus dos Santos com a professora regente: Joselice Macário Carvalho de Castro.

Pensando em uma escola atuante e moderna devemos educar nossas crianças para além dos murros da escola. Que passamos encontrar formas de ensinar envolvendo as famílias, fazendo-as entender que cooperem de forma significativa para resolvermos situações que estejam ao nosso alcance. As bases da socialização das relações pessoais e sociais não são de dever ser somente da escola e sim compartilhada. Com a finalidade de encaminhar nossas crianças para um futuro do exercício da cidadania e um mundo do trabalho cada vez mais exigente.

A identidade da escola que desejamos, só pode concretamente ser possível com um esforço de toda sociedade política e social na busca da qualidade da educação, principalmente na base. Pois à medida que se sustenta a democratização da informação e do conhecimento para os saberes fundamentais à formação de um educando participativo, crítico e solidário. Caminhamos para a composição de uma sociedade de cidadãos conscientes do objetivo de priorizar a educação como o caminho ideal para a transformação do ser humano e o viver digno no exercício de cidadania.

Nessa perspectiva, desejamos o pleno compromisso de contemplar a diversidade como identidade de uma escola futurista que se remodela no presente.

Portanto o referido trabalho de estágio é acompanhado de um olhar observador dentro de uma perspectiva da educação enquanto instrumento de autonomia.

 

2. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO- CAMPO DE ESTÁGIO

2.1 Aspectos Físicos

A Escola Municipal Maria Simões está localizada à Praça São Pedro, SN, na Cidade de Novo Triunfo BA, o seu espaço físico é composto pó (6) seis salas, (4) quatro banheiros disponíveis para funcionários e alunos, pátio, conzinha, (2) dois quartos, sendo um para guardar merenda escolar e o outro para guardar produtos de limpeza, para fins administrativos conta com uma secretaria. Funciona os três turnos, no turno matutino  funciona do pré ao 2º ano ensino fundamental, no vespertino do 3° ano à 4ª série, noturno funciona o EJA Educação de Jovens e Adultos.

2.2 Recursos humanos e pedagógicos

O corpo docente da escola é composto por (17) dezessete professores, sendo que (7) sete no turno matutino, (8) oito no vespertino e (2) dois no noturno. Sendo que (9) nove com formação superior, (4) quatro estão cursando pedagogia, (1) uma educação física, (3) três com formação do ensino médio. Possui também Diretora, coordenadora, (3) três auxiliares, secretária, porteiro, (2) dois merendeiros, (4) quatro faxineira.

2.3 Corpo discente

O corpo discente da Escola Municipal Maria Simões é formado por 337 alunos, sendo que 152 alunos no turno matutino, 142 no vespertino, 48 no noturno. As condições financeiras são razoáveis, sendo que muitos vivem numa condição de vida boa, outros nem tanto, sobre o desempenho escolar, alunos que os pais acompanham, ajudando nas tarefas escolares têm melhores desempenhos. Assim esses alunos têm uma aprendizagem bem melhor do que aqueles que os pais não ajudam e não se interessam com a vida escolar de seus filhos.  

3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO

3.1Planejamento

O planejamento é feito semanalmente, ou seja, segue-se o referencial da Educação Fundamental I, porém, com ênfase nas peculiaridades de cada instituição. Isto é, conforme abordado no Projeto Político-Pedagógico da unidade de ensino, dessa forma, o professor (a) prepara seus planos de aula que é supervisionado pela coordenadora da unidade.

De acordo com o P.P.P. da escola é elaborado no início de cada ano letivo, objetivos a serem desenvolvidos durante o ano. Com bases nesses objetivos, os professores desenvolvem seus planos de aulas ou projetos.

3.2 Atividades desenvolvidas e intervenções pedagógicas realizadas

Na realização das atividades, as tarefas elaboradas ocorreram de forma tranquila e proveitosa. Apresentei para as crianças atividades voltadas para alfabetização e leitura nos primeiros momentos de contato com a turma.

Trabalhei interpretação leitura, ortografia e produções de textos, sempre com material contendo imagens coloridas para chamar a atenção das crianças. As concepções silábicas, o letramento, a escrita e também a caligrafia foram lembrados nesse processo de estágio. Os processos matemáticos foram focalizados em pequenas operações aditivas e de subtração utilizando-se de exercícios xerocados em preto e branco. Brincadeiras de roda foram utilizadas de forma dinâmica como parte de relaxamento dos alunos trabalhados. Realizei também intervenções envolvendo desenhos coloridos. Identifiquei questões sobre o trabalho Fundamental I, além de mostrar as crianças de forma agradável alguns pontos de referência da cidade.

3.3 Aspectos teóricos - metodológicos

Baseado na concepção de Vigotski a aprendizagem se dá através da interação com outros indivíduos. A Psicologia da Educação e Aprendizagem reforça essa tese. “Não é possível aprender e apreender sobre o mundo, sobre as coisas, se não tiver o outro, ou seja, é necessário que alguém atribua significado sobre as coisas, para que possamos pensar o mundo a nossa volta.”

A principal tarefa do professor foi, portanto, interferir no que Vigotski chamou de Zona de Desenvolvimento Proximal. “A Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância entre aquilo que o ser humano consegue fazer sozinho e o que ele consegue desenvolver com a mediação do outro.” É a partir dos saberes que o indivíduo já possui que o professor deve começar a educá-lo formalmente. Ou seja, intervir na ZDP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com