TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio nas séries iniciais de 1° ao 5° ano

Por:   •  21/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.279 Palavras (18 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2]

                          jaqueline santos moreira

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

[pic 3]

[pic 4]

JAQUELINE SANTOS MOREIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Rosana Cardoso Moraes Oliveira

Tutor de Sala: Mabel Lyra de Souza

Eunápolis-Ba

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO......................................................4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO................................................................6

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA....................................................................10

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS......................................................................................15

CONSIDERAÇ

ÕES FINAIS.......................................................................................18

REFERÊNCIAS..........................................................................................................19


INTRODUÇÃO

O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da disciplina de Relatório de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

O estágio foi desenvolvido na Escola Criança Sapeca, no turno matutino, iniciado no dia 02/04/2018 à 18/04/2018, tendo por objetivo aprimorar a prática em sala de aula, proporcionar a aproximação da realidade educacional, através da participação direta envolvendo a coordenação, docente supervisor e acadêmico. Durante a intervenção, desenvolveu-se o projeto de leitura e escrita: “ A leitura faz a diferença”. O referido projeto, teve surgimento após algumas observações, nas quais foi possivel notar o gosto que as crianças têm pela leitura e escrita.

           Obtendo esse conceito, tornou-se possível trabalhar a leitura e escrita de modo significativo e dinâmico, possibilitando aos alunos contar e recontar histórias, além de melhorar sua comunicação oral e escrita, com objetivo de despertar ainda mais o prazer do educando pela leitura, tornando-os futuramente adultos mais críticos, tendo uma visão ampla da sociedade. No que afirma Selma Garrido Pimenta, tem-se que:

Também, com freqüência, se ouve que o estágio tem de ser teórico-prático, ou seja, que a teoria é indissociável da prática. Para desenvolver essa perspectiva, é necessário explicitar os conceitos de prática e de teoria e como compreendemos a superação da fragmentação entre elas a partir do conceito de práxis, o que aponto para o desenvolvimento do estágio como uma atitude investigativa, que envolve a reflexão e a intervenção na vida da escola, dos professores, dos alunos e da sociedade. [1]

          Nesse momento, a presença da práxis se torna indispensável uma vez que se fará jus de seu conteúdo colocando-o em prática.

          Com o estágio foi possível aprimorar a escolha de ser professor, a partir do contato obtido com a realidade profisional.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

           

Assim, o currículo é formado por dois conjuntos de ações, que se articulam entre si e se complementam:

 A Matriz Curricular, que compreende as diferentes áreas do conhecimento e os conteúdos desenvolvidos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, até o 5º ano. O conjunto de atividades e práticas que decorrem da matriz curricular e que a enriquecem e complementam, desenvolvendo e aprimorando conceitos e habilidades junto aos alunos.

O currículo está constituído num calendário de 200 dias letivos/800 horas. Quando são desenvolvidas todas as atividades curriculares.

A Escola Criança Sapeca implantou o 1º ano em 2009, de forma gradativa, criando deste modo o Ensino Fundamental de 09 anos, de acordo com as Leis nº 11274/2006 e nº 11.114/2005, iniciando o atendimento para crianças a partir de 06 anos de idade.

O currículo escolar do Ensino Fundamental terá a seguinte composição: Língua Portuguesa, Geografia, Matemática, Ciências, História e cultura Afro, Indígena e Européia; (lei 11.645/2008), Música como componente obrigatório.

Ministrado nas disciplinas de arte, literatura e história brasileira; (Lei 11.769/2008), Arte; (lei 9.394/96), a Educação Física (Lei 10.793/2003). Os componentes de História e Cultura Afro- 

        Brasileira e Educação Ambiental serão, em todos os casos, tratados de forma transversal, permeando, pertinentemente, os demais componentes do currículo.

        A Unidade de Ensino, no seu planejamento técnico-pedagógico definirá as metas e os objetivos a serem atingidos pelo trabalho escolar, levando em consideração: recursos humanos e materiais disponíveis, O tipo de aluno a que destina as necessidades e expectativas da comunidade que atua. Segundo Henri Wallon:

Nas atividades pedagógicas, os objetivos devem ser trabalhados de forma variada, para que a criança possa ficar sentada, se movimentar, por que o movimento tem caráter pedagógico, no qual a criança descobre o eu no outro, e tem a construção do seu eu no outro e descobre e faz seu ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (237.9 Kb)   docx (380.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com