TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Expectiva de um docente

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Sabemos que formação de cada profissional , é de suma importancia em todas as áreas . e não poderia ser diferente para o professor, visto que o mesmo deve estar preparado para as mais diversas situações que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, analisaremos a concepção da formação inicial dos professores, na sala de aula, atraves de contato e entrevista para entender as espectativas desse professor ao abordar suas práticas pedagogicas ao colocar todos os seus conhecimentos teoricos em pratica e levar assim um conhecimento mais consolidado.

1 DESENVOLVIMENTO

Ao entrevistar a professora rozeni mota 38 anos de idade pedagoga que atua na área há mais de 8 anos trabalhando com o ensino fundamental com carga horária de 20 horas semanais na escola estadual de ensino fundamental e médio Monteiro lobato de 1º ao 9º ano; e questionar sobre algumas questões aqui pedidas no trabalho podemos ter noção das expectativas que ela tem como primazia ao entrar na sala de aula ,mas que essa esxpectativas tem grande funcionalidade dependendo do que ela propoe como professora ,pois considera seu trabalho algo magnífico e que pode mudar maneira de trabalhar de alguns docentes como a si propria . ela acredita que ensinar e um ato de transmitir seu conhecimento aquele que quer aprender, e diz que ensina com muito amor e procura transmitir da melhor maneira aquilo que ela acredita saber ,para ela aprender é acima de tudo o aluno se abrir para querer receber algo ,se ela não tiver essa vontade de querer aprender ,diificultara em muito essa comunicação ente ambos diz ainda que para ela avaliar um aluno envolve muitos requisitos não apenas atraves das provas ,mais de alguns conceitos, como ele reage em sala em todos os aspectos ,e diz que atribui notas pensando no aluno como um aprendiz em constante superação ,diz sim que a prova avaliação e necessária sim ,mais há outras formas de avaliar como observação permitindo considerar o rendimento do seu aluno atraves da sua participaçao. As interações dos alunos com o grupo criam uma permanente participação, mas você também precisa ter expectativas razoáveis sobre o que pode ser realizado podendo ser necessário mais tempo para pontos bem articulados Além de fornecer um número prático de oportunidades de discussão precisam de respostas rápidas e construtivas em relação à qualidade de suas contribuições. A avaliação não só permite que eles saibam como se saíram, mas molda o aprimoramento das futuras interações.

atraves dessa entrevista é possível entender como a professora visualiza o meio que ela esta e de que maneira ela executa sua função passa suas teoria a pratica de forma objetiva trazendo para ela mesma satisfação pois consegue ter êxito diante das circunstancias mostra que é possivel planejar executar e avaliar conforme a sua base e pratica pedagógica Com o objetivo de relacionar as teorias aprendidas na graduação com a disciplina de Didática,

O professor cria e aprende também na prática em virtude de uma necessidade, uma vez que existe uma contradição entre o que aprende na universidade e o que encontra na escola. Minimizar o doloroso e difícil processo de docente significa trazer para a formação a realidade da prática pedagógica. PIENTA (2006, p. 110)

a formação didático-pedagógica desenvolvida na graduação tem contribuído para a prática dos professores em serviço. As entrevista e observaçaos mostraram que a professora, diante das dificuldades da prática das escolas onde ela atuam, acabam por “aprender fazendo”. Com efeito, os relatos colhidos e a observação da prática pedagógica demonstram a necessidade de alterações na proposta de formação didático pedagógica, usualmente desenvolvidas nos cursos de graduação, pois existe um grande distanciamento entre as abordagens de educação expressas nos seus planos de ensino e a prática desenvolvida nas escolas onde o professora atua. Mas podemos constatar a necessidade d algumas mudança na pratica da educação onde alguns constroem sua prática pedagógica na prática-repetitiva, abordada pelo ensino tradicional e acabam por buscar modelos pré-estabelecidos para guiar suas ações. Assim, o planejamento do seu trabalho pedagógico acontece sem maiores elaborações teóricas. É bem diferente do que promete a teoria nos projetos políticos pedagógicos das instituições formadoras desses professores. Analisar a formação inicial em uma sociedade marcada por transformações e condições precárias para o trabalho docente exige uma profunda reflexão sobre o dia a dia do professor em sala de aula. Esta prática gera insegurança entre os professores, uma vez que requer revisão de propósitos, valores e procedimentos vivenciados. Esta formação e prática pedagógica, marcadas por paradigmas tradicionais, limitam e dificultam a compreensão da identidade profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com