TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experiência no estagio

Por:   •  6/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.469 Palavras (10 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO:

O seguinte relatório vem com a intenção de documentar minha experiência no período em que vivenciei na prática o que tenho aprendido durante os períodos da faculdade. Por meio deste visa-se apresentar a descrição do local onde realizado o estágio, duração e atividades desenvolvidas.

Atuando na Educação Infantil é o momento de aplicar conceitos adquiridos no curso de Pedagogia um momento de aprendizado, integração no ambiente escolar onde irei trabalhar tendo como foco o desenvolvimento das crianças formando-os para o futuro.

Estágio desenvolvido pelo período de doze dias, em uma turma de Maternal com crianças de faixa etária entre três anos.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Na rede Sesi a educação objetiva O estágio foi realizado na escola CENTRO INTEGRADO HÉLCIO REZENDE DIAS ( SESI ARAÇÁS), em uma turma de Maternal com faixa etária de três anos, localizada no bairro Araçás, na Cidade de Vila Velha, Rodovia Darli Santos s/n°, telefone (27) 3329-8656, sendo o estágio realizado no turno matutino de 7:00 ás 12:00 horas.

A educação objetiva a construção da identidade e autonomia das crianças, por meio de uma proposta que articula cuidados, brincadeiras e educação propiciando atividades significativas.

O trabalho pedagógico é planejado nos referenciais curriculares da Educação Infantil, que contém os conteúdos a serem desenvolvidos, organizados por eixos de trabalho, exploram as potencialidades do próprio corpo por meio de diferentes brincadeiras, desenvolvem a escuta e a oralidade expressando ideias e sentimentos por meios de rodas de conversas, contato com a linguagem escrita participando de situações de leitura e escrita, reconhecendo e explorando diferentes gêneros, percebem-se como parte do mundo em que vivem observando aspectos do meio natural e social fazendo uso de hábitos saudável, resolvem situações problema por meio de jogos e brincadeiras, explorando os conceitos da linguagem matemática.

A escola é uma instituição privada que faz parte do serviço social da indústria mantida sistema pelo Findes (Federação das Indústrias do ES).

Os profissionais são envolvidos, contém salas amplas e com suporte para atender as necessidades das crianças, a educação infantil é composta por quatro turmas sendo do maternal ao primeiro ano.

DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES

A educação infantil é uma atividade que necessita de grande interação e criatividade, visando que são crianças e tendem a se cansar rapidamente ou até mesmo perder o foco, fazendo com que os conteúdos sejam mudados com certa frequência é preciso que levemos em conta o desenvolvimento integral das crianças sendo importante tanto o fator físico e mental e que seja ainda importante a participação que cabe a família exercer. Quando estamos atentos, nos possibilita estar integrado partilhando os cuidados e a responsabilidade na evolução das crianças, visando que esta é a fase mais importante para Hoffman (2005), pretende-se com a educação infantil proporcionar a evolução tanto mental quanto intelectual da criança em um ambiente livre de tensões e limitações.

Pude observar que nessa fase aprendemos mais do que ensinamos, a criança aprende ouvindo, imitando, participando de brincadeiras, integrado música, identificando figuras geométricas e reconhecendo escritas numéricas, segundo as aulas do curso de pedagogia isso visa o desenvolvimento de suas habilidades. Nas etapas desse desenvolvimento a educação infantil deve cumprir funções como cuidar e educar junto aos cuidados da educação familiar.

No decorrer do estágio acompanhei a professora tanto nos conteúdos aplicados em sala de aula quanto no momento do parquinho e também nos cuidados pessoais das crianças, dentro da sala de aula a professora traça uma rotina sendo dividida em: rodinha de conversa, atividade, lanche, parquinho, atividade novamente que nem sempre consiste em aplicação de conteúdo, pode ser uma atividade de descontração e hora da saída. Todos os dias são cantadas músicas e é conversado sobre o assunto do dia levando a criança a expor suas opiniões, auxiliei na aplicação de conteúdos junto a professora alguns como reconhecimento e treino do nome, o uso de fichas, canções que fazem menção a repetição fazendo com que houvesse a possibilidade de que as crianças identifiquem e associem letras, números e etc.

Acompanhei o desenvolver de diversas atividades dentre elas citarei algumas: a primeira letra do nome, os numerais, formas geométricas, datas culturais,conhecimentos sobre sociedade, bem-estar, higiene e meio ambiente.

Em cada dia durante a semana as crianças desenvolvem cerca de duas atividades por dia mais os deveres de casa que são enviados duas vezes semanalmente sendo essas em folhas xerografadas, apostilas ou até mesmo usando a tecnologia, no decorrer das atividades participei diretamente auxiliando as crianças, em todos os dias antes de começar qualquer atividade, montava-mos uma rodinha onde era explicado como e o que faríamos naquele dia, no primeiro dia a atividade concreta foi sobre círculos, pedimos para que as crianças apontassem os possíveis círculos existentes na sala com isso tínhamos o objetivo de que as crianças pudessem identificar os círculos e reconhecer onde encontramos, onde podemos ver dentro da sala, reconhecer objetos de mesmo formato entre outros e ainda fizemos bolinhas de papel para que pudessem decorar o círculo proposto na atividade.

No segundo dia a atividade dada foi sobre ambiente marinho, o objetivo era que as crianças reconhecessem os animais marinhos fazendo incentivo da leitura e reflexão sobre o ambiente marinho e desenvolvendo nas crianças noções matemática através da contagem simples de números de peixinhos, baleias, tubarões e etc, na rodinha cantamos músicas e fizemos a leitura da página 4 da apostila, começamos então uma brincadeira para desenvolver o imaginário, o RCNEI assim como o DCENEI apontam a importância da brincadeira no ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significam outra coisa além daquilo que aparentam ser, com uma brincadeira de faz de conta, perguntávamos a cada criança se você pudesse ser um animal do fundo do mar qual animal seria? E cada um nos dava uma resposta onde fizemos um momento de descontração pedindo que imitassem o som dos animais que escolheram, fizemos de conta que estávamos nadando logo após complementamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com