TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO NA COMUNIDADE ESCOLAR

Por:   •  20/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 5

Fatores de risco e proteção na comunidade escolar

Jonatã Pereira de Abreu

            A escola a qual trabalho e o  colégio estadual militarizado Profª. Antônia Tavares da Silva e está localizada na região central do município de Rorainópolis, tendo sido criada pelo Decreto nº 8275-E, do dia 11/07/2005 e modificado pelo decreto lei n 24.851-E de 05/03/2018. A Rede de Colégios Estaduais Militarizados do Estado de Roraima mantida pelo Poder Público Estadual e administrados pela Secretaria de Estado da Educação e Desporto – SEED/RR, em Gestão compartilhada com a Polícia Militar de Roraima – PM/RR e o Corpo de Bombeiro Militar de Roraima - CBM/RR, criados pelo Decreto Governamental nº 24.851-E, de 05 de março de 2018.

            O colégio estadual militarizado Profª. Antônia Tavares da Silva conta com: 760 alunos matriculados em 2019 e distribuídos em 26 turmas nos dois turnos: Matutino e Vespertino. Um gestor pedagógico o sr Zainizon de Lima Silva, professor efetivo da instituição com contrato de 40 horas, semanais e um coronel da policia militar de Roraima o Coronel QOC PM Gilson Silva Costa como diretor administrativo. O referido colégio foi militarizado no inicio do ano de 2018 pelo decreto Lei 24.851-E de 05/03/2018. A parti desse momento a gestão da escola passou a ser compartilhada por um coronel QOC PM da policia militar do estado de Roraima e um gestor pedagógico. A escola foi militarizada por se tratar de uma escola que apresentaram baixos índices no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e vulnerabilidade social, com indisciplina e violência no ambiente escolar. além de ser uma área considerada de vulnerabilidade social. O colégio adota um ensino com disciplinas da base nacional comum atreladas à doutrina militar. Os alunos seguem uma rotina pedagógica organizada, onde a permanência é efetiva com a aprendizagem, a metodologia militar é baseada na disciplina e na hierarquia. Que são os  dois pilares que sustentam o ensino militar no cotidiano da escola.

         A escola onde trabalho foi militarizada a cerca de um ano e meio por um decreto lei do governo estadual por se tratar de uma escola que apresentava baixos índices no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e vulnerabilidade social, com a indisciplina e violência no ambiente escolar, alem do uso comprovado de drogas por alunos . A partir de então a policia militar passou a administra de maneira compartilhada com a secretaria de educação a gestão administrativa e educacional. O colégio adota um ensino com disciplinas da base nacional comum atreladas à doutrina militar. "Os alunos seguem uma rotina pedagógica organizada, onde a permanência é efetiva com a aprendizagem, a metodologia militar é baseada na disciplina e na hierarquia. Esses dois pilares sustentam o ensino militar. Com a presença constante da policia dentro da estrutura da escola, os indicadores como IDEB, melhoraram significativamente, assim em contra partida, as ocorrências com violência e uso de drogas foram quase zeradas. na escola existe um cronograma mensal de palestras que envolvem varias instituições parceiras que tratam tanto do tema da saúde como da segurança, como secretaria municipal de saúde, corpo de bombeiros militar, policia rodoviária federal , SAMU entre outras. no horário oposto e oferecido amplamente varias modalidades de atividades físicas e esportes pelos monitores militares, para estimular e incentivar hábitos de vidas saudáveis nos discentes.

                    A  promoção de saúde e segurança  na minha escola  são direcionadas para os diferentes contextos de socialização do adolescente (família, escola, comunidade). Partindo do conceito que promoção e algo bem mais amplo que prevenção pois refere-se a medidas que não se dirigem a uma determinada doença ou desordem, mas servem para aumentar a saúde e o bem estar  de maneira em geral.  Entre os seus potenciais esta a promoção da saúde por meio do incentivo e pratica constante de atividades física e esporte, jogos pedagógicos, e intelectuais  no horário oposto as aulas. Dessa forma, estimulando  a trabalhar o corpo e a mente. Posso citar também, como pratica de saúde na escola a adoção de um cardápio na merenda da escola, onde os alunos na medida do possível, dentro das limitações do poder publico, tem uma alimentação balanceada, assim orientando os alunos para uma  alimentação saudável. O estimulo a prática de atividades físicas e constantes, dessa forma, buscando promover a conscientização sobre a necessidade de uma vida saudável; por meio de varias modalidades esportivas no horário oposto as aulas, assim como vários torneios internos competitivos entres as diversas turmas.   As relações entre professores, monitores  e alunos e sempre focada na conversa e no dialogo aberto, pois somos orientados e agir dessa forma para promover atividades que ajudem nas relações interpessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com