TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMULARIO DE RESENHA CRÍTICA - LIDERANCA

Por:   •  9/4/2021  •  Resenha  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Resenha Crítica de Caso

Tatiana Rodrigues Thomas

Trabalho da disciplina Liderança para Equipes

                                                                     Tutor: Prof. Clystine A. Oliveira

Rio de Janeiro

2020


 

UMA NOTA SOBRE O PROCESSO DE EQUIPE

Referências: (NOME DO AUTOR DO CASO E OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O MESMO QUE ESTIVEREM NO CABEÇALHO OU NO FINAL DO CASO.)

Na nossa atualidade, em uma esfera competitiva, as pessoas cada vez mais trabalham em equipes. Pessoas tomam decisões em curto espaço de tempo quando são capacitadas e especializadas e quando também  esses afazeres são parcialmente fáceis. Quando são trabalhos que precisam de mais empenho e cuidado, as equipes são mais produtivas e eficientes.  

Processo de equipe eficaz

Um grupo de trabalho é formado por seres únicos e que cada um traz sua própria esperança, deduções e emoção para a equipe.  À medida que a equipe se desenvolve você consegue analisar todos os interesses dos integrantes (se são bons ou ruins) em prol da equipe.

É muito difícil avaliar as metodologias, devemos estar atentos aos processos para identificarmos cada fase e assim tomarmos as decisões que somem a efetividade da equipe.

Existem quatro estágios que estimulam nosso raciocínio crítico para uma série de decisões:

  • Reconhecer e investigar o problema; elaborar todas as soluções viáveis; melhorar e corrigir as soluções e efetivar a solução.

Participação

Para que exista uma participação mais justa e igual, será necessário verificar e ficar atento se todas as classes estão inseridas no processo de tomada de decisões, pois foi verificado que pessoas com uma alta classe social ou até mesmo as pessoas que gostam de falar mais, tendem a colaborar mais efetivamente.

Atenção também deve ser redobrada na linguagem não verbal que todo o grupo apresenta durante uma reunião, pois também diz muito a respeito sobre o que interpretamos e queremos dizer.

Uma participação diferenciada pode ocasionar que, as primeiras ideias sejam lançadas em uma reunião e sejam acatadas e com isso as próximas ideias sejam ofuscadas, levando o desinteresse dos outros participantes a participarem da atividade praticada.

Influência

Não devemos confundir influência com participação, pois não possuem o mesmo significado. Existem pessoas que podem se expressar pouco e mesmo assim conseguir atenção de toda uma equipe quando falam. E outras pessoas que não param de falar, mas não conseguem a atenção devida dos outros participantes. Precisa existir um equilíbrio entre influência e participação, para que todos consigam se expressar e consigam colocar suas ideias em práticas, tornando cada vez mais a equipe produtiva.

Conflito

Cada integrante possui suas próprias ideias, opiniões e talentos e é esse conjunto que diferencia um do outro. Conflitos são necessários até certo ponto para que decisões sejam tomadas de forma mais assertivas e fortes. Em contra partida, precisamos respeitar a opinião do outro e aceitar essa diferença para que não gere um desgaste maior, um cansaço mental e uma preocupação desnecessária.

Desenvolvimento de Equipe

Existe um tempo de aperfeiçoamento para que equipes comecem a colocar em prática todo o seu planejamento e desenvolvimento. Equipes que se conhecem ao longo do tempo, tem tendência a ser mais amadurecidas e são mais eficazes. Não existe um jeito certo de trabalhar em equipe, mas alguns pontos são fundamentais para que seja garantido o andamento desse desafio: começar, realizar e acompanhar o trabalho. É de extrema importância definir o método de trabalho, cada função e metas a serem alcançadas. Vale ressaltar, a importância de cada membro nessa empreitada para que o objetivo final seja entregue com responsabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (45.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com