TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - A Dinâmica Entre Liderança e Identificação

Por:   •  1/6/2016  •  Resenha  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

A Dinâmica entre Liderança e Identificação: Sobre a

Influência Consentida nas Organizações Contemporâneas

Antigamente os estudos sobre liderança se focavam quase que inteiramente na pessoa do líder, analisando seus comportamentos, hábitos, falas, entre outros. Porém, com o tempo tais estudos foram se direcionando para uma forma mais ampla de análise, analisando tanto os liderados quanto o ambiente em que está inserido, além do líder. Liderança passou a deixar de se preocupar apenas com o comportamento do líder e passou a se concentrar no meio no qual ele está inserido, em como são as relações para com os liderados, em quais são as opiniões e motivações dos liderados nessas relações, e e em como o líder é capaz de simbolicamente fazer com que um grupo tenha determinado comportamento, não necessariamente por pura obediência mas por acreditar e aceitar o papel do líder. Essa aceitação se dá em boa parte devido à identificação para com o líder.

Todas as pessoas, na sua formação como indivíduos inspiram-se em outras e em comportamentos e ideologias, ou seja, identificam-se com certos aspectos. Isso é muito importante socialmente pois essas afinidades entre pessoas são responsáveis pela formação da personalidade e de grupos sociais, uma vez que são pessoas que compartilham da mesma (ou parecida) opinião, estilo de vida, entre outros. De certa forma, a identificação contribui para a despersonalização, visto que quando se passa a fazer parte de um grupo e pensar como membro desse grupo, pode acabar se deixando de lado alguns valores pessoais e individuais dessa pessoa, mas ao mesmo tempo é impossível que não haja a identificação entre as pessoas, uma vez que a mesma é intrínseca à formação “comportamental” e que o ser humano funciona simbolicamente e todos os símbolos passam alguma impressão e essa impressão sempre passa por um tipo de julgamento do tipo( isso é bom, isso é ruim, com isso eu concordo, com isso não), então na grande maioria das relações há a identificação ou a falta dela.

No mundo corporativo, o processo de liderança depende muito dessa identificação, uma vez que quanto maior for a identificação com o líder, mais fácil se torna a liderança e ganha um aspecto de simbiose, já que estão todos trabalhando por um ideal em comum, moldado de forma a fazer com que a pessoa que realiza se identifique com o objetivo e dê seu máximo como se estivesse trabalhando para ela própria. Isso torna muito mais fácil a liderança, uma vez que se houver divergências entre o líder e o liderado, a função será recebida como apenas uma obrigação, já que não há uma motivação interna da pessoa para a realização, o que torna o processo menos natural, menos fluido.

A identificação se dá devido a aspectos cognitivos (racionais, pensar no melhor) e emocionais ( algo mais intrínseco, subjetivo, como raiva e amor) Porém é muito difícil separar um do outro, visto que além de um afetar o outro, sendo impossível algum comportamento ser apenas cognitivo ou apenas emocional, é muito difícil identificar apenas uma sensação ou motivação separadamente de tudo. Com isso, há uma gama de fatores que levam o líder a estabelecer sua relação de poder com o liderado e tentar perpetuá-la, de forma a tornar essa relação um tipo de política. Assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com