TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA SUPERVISÃO ESCOLAR

Por:   •  12/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MÚLTIPLO - IESM

CURSO: SUPERVISÃO E GESTÃO EDUCACIONAL

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA SUPERVISÃO ESCOLAR

PROFESSORA: MARIA JOSÉ

PRODUÇÃO TEXTUAL

ANA ROSA DE OLIVEIRA FONTENELE

TIMON-MA

2014

Atividade avaliativa

A professora iniciou a aula com a apresentação da disciplina fundamentos e práticas da supervisão escolar seguida do plano de curso onde explanou seus objetivos, metodologias e atividades avaliativas a serem desenvolvidas durante o percurso.

Após apresentar o plano de curso fez uma breve reflexão sobre alguns atos que costumamos praticar no cotidiano. Essa reflexão se deu através de uma história chamada à última bolacha do pacote.

Uma moça que ia viajar chega ao aeroporto decide comprar um pacote de bolacha e enquanto espera a hora de seu vôo decide sentar-se para ler e comer sua bolacha, distraidamente ela percebe a presença de um senhor do qual não conhece, ele chega e senta-se ao seu lado,  de repente ela percebe que ele pega uma bolacha e ela pega outra, a moça continua lendo e indigna-se com a atitude do senhor ao comer as bolachas, entre pensamentos ela refém a imensa vontade de falar muitas coisas para aquele senhor que continua comendo as bolachas, ate que ele percebe que só resta apenas uma bolacha e espera a atitude do senhor, ele educadamente pega a última bolacha restante e divide ao meio, comendo a sua metade, ela indigna-se ainda mais e se segura para não dizer umas verdades para aquele senhor, enfim chega sua hora de partir e ela sai para o avião, chegando lá senta-se confortavelmente e continua a pensar na falta de delicadeza daquele senhor.

Depois de um tempo resolve colocar a mão na bolsa para procurar algo e se depara com seu pacote de bolachas ainda intacto, nesta hora se surpreende com sua forma de pensar e agir em relação aquele desconhecido.

A professora Maria José enfatizou bem o fato de nós atentarmos quanto ao que pensamos e até mesmo ao que dizemos para os outros, as palavras ditas jamais podem ser retiradas e que todo ato há conseqüências, concordei plenamente com ela, e os outros colegas de turma também enfatizaram a respeito de nossas ações.

Continuando a aula a professora dividiu a turma em quatro grupos enumerandos-os. Houve um pouco de resistência por parte de alguns alunos, pois não queriam se  separar de seus grupos. Mas a professora falou que depois todos iam mudar novamente. Após dividir os grupos distribuiu quatro textos. 1- E ele quem faz os craques brilharem de Fernando José de Almeida.

O texto faz uma comparação entre time de futebol e a escola, onde o gestor é a alma da escola, assim como o técnico é a chave para o sucesso do time.

Escola = time de futebol

Jogadores= alunos, professores, funcionários

Torcida= pais, comunidade, todos os dirigentes da educação e a sociedade

Presidente= diretor

O texto enfatiza a importância do coordenador e define como sua função primordial procurar formas de ajudar os professores de todas as disciplinas a avançar.

Dá dicas de onde os professores podem ampliar seus conhecimentos como:

- uma boa visita as livrarias da cidade, uma exploração atenciosa ao acervo pedagógico na biblioteca do bairro;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com