TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDEB: COMPETENCIAS PARA EDUCAÇÃO BASICA

Por:   •  26/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.291 Palavras (26 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 26

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

MARY ANDREA DA SILVA SANTOS

        FUNDEB: COMPETÊNCIAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA

TUTOR: IZABEL DE LOURDES GIMENEZ DE SOUZA

ANDRADINA/ SP

2017

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

MARY ANDREA DA SILVA SANTOS

        FUNDEB:COMPETÊNCIAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA

Trabalho final de conclusão do curso do Fundeb no âmbito do Programa Formação para Escola.

TUTOR: IZABEL DE LOURDES GIMENEZ DE SOUZA

ANDRADINA/ SP

2017

RESUMO

O presente trabalho apresenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb que foi criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007, em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério - Fundef, que vigorou de 1998 a 2006. É um importante compromisso da União com a educação básica, na medida em que aumenta em dez vezes o volume anual dos recursos federais. Além disso, materializa a visão sistêmica da educação, pois financia todas as etapas da educação básica e reserva recursos para os programas direcionados a jovens e adultos. A estratégia é distribuir os recursos pelo país, levando em consideração o desenvolvimento social e econômico das regiões, a complementação do dinheiro aplicado pela União é direcionada às regiões nas quais o investimento por aluno seja inferior ao valor mínimo fixado para cada ano. Ou seja, o Fundeb tem como principal objetivo promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação. A destinação dos investimentos é feita de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior. O acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do programa são feitos em escalas federal, estadual e municipal por conselhos criados especificamente para esse fim. O Ministério da Educação promove a capacitação dos integrantes dos conselhos. Desta maneira, este trabalho se vale de pesquisa online e bibliográfica, para o levantamento de informações relevantes e a eficaz na consolidação do conhecimento acerca do tema e da elucidação da possibilidade de acompanhamento por meio de instrumentos criados pela legislação para garantir a efetividade das ações e destinação adequada das verbas públicas. Não há a intenção de que as informações presentes sejam fidedignas à realidade, contudo a abordagem será entorno da legislação e seus mecanismos, para que se conheçam essas ferramentas que são fundamentais para a promoção da educação no Brasil.

Palavras Chave: Fundeb. Cacs. Educação Básica.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        11

CAPÍTULO I

1- Psicopedagogia e sua importância na educação: O que é psicopedagogia?         14

1.1- Histórico da Psicopedagogia        17

1.2- A história da Psicopedagogia geral e no Brasil        19

CAPITULO II

2- O ato de brincar enquanto necessidade Educacional e a intervenção Psicopedágogica         23

2.1- A brincadeira infantil sob o olhar psicopedagógico        27

2.2- O brincar e a história cultural        28

CAPÍTULO III

3- Métodos e campos de atuação da prática psicopedagógica        34

3.1- A Psicopedagogia Institucional        35

3.2-Impasses e desafios para regulamentação da Psicopedagogia como profissão        37

3.3- O papel da Psicopedagogia com os jogos        39

CONSIDERAÇÕES FINAIS        42

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        44



INTRODUÇÃO

O objetivo da Educação Básica é assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores (LDBEN Art. 21 e 22). Dois são os principais documentos norteadores da Educação Básica: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e o Plano Nacional de Educação - PNE, Lei nº 10.172/2001, regidos, naturalmente, pela Constituição da República Federativa do Brasil.

Contudo o oficio da educação é delicado, exige sabedoria, paciência e muita força de vontade. A conquista da educação não é apenas uma simples vaga na escola, mas também a gratuidade, a inclusão, a permanência, a formação profissional, a garantia dos recursos e sua devida aplicação. No intuito de contemplar todos esses objetivos foi criado o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), que visa a normatização dos processos relacionados à área da educação. Bem como seu acompanhamento por pessoas da sociedade atuante na educação, visando sua correta implementação em todas as esferas da sociedade. Neste trabalho serão apresentadas suas características e a análise sobre a aplicação na sociedade em que estamos inseridos com objetivo de compreender os recursos financeiros que norteiam a educação.

O estudo deste Módulo foi de grande relevância, trazendo, pois, muitos esclarecimentos a respeito do FUNDEB: como é organizado e a origem dos recursos que compõem o Fundo – tanto no âmbito Federal, Estadual e Municipal; os fatores de ponderação (e como são feitos os cálculos) e a distribuição dos recursos, como também a complementação da União.

Contudo é possível perceber irregularidades que rodeiam a composição do fundo. Percebe-se, também, que as exigências de execução do Fundeb e de sua manutenção não são observadas pelo correto e sustentável manuseio desses recursos financeiros. Por isso a sociedade deve participar efetivamente de todo o processo de gestão dos recursos do Fundeb, acompanhando as etapas relacionadas à previsão orçamentária, distribuição, aplicação e comprovação do emprego desses recursos, para exigir uma educação com mais qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)   pdf (254.7 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com