TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade de Educação / Coordenação das Licenciaturas

Por:   •  13/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Estado do Rio de Janeiro[pic 1]

Centro de Educação e Humanidades[pic 2]

Faculdade de Educação / Coordenação das Licenciaturas – EAD

[pic 3]

[pic 4]

Nas origens da formação docente, vimos que para se formar um individuo, nós precisamos conhecer a comunidade que cerca a escola, por que é importante considerar suas experiências pessoais e culturais. Para isso a instituição também precisa entender esse momento, intensificando lutas de cunho social e relações humanas. A escola não pode mais deixar de falar sobre temas de relevância na sociedade como, bullyng, acessibilidade, racismo, entre outros, visando inserir o aluno em sua própria educação, como um ser de pensamento racional, participativo, com valores como gentileza, bondade e empatia que são princípios que trazem não só o conhecimento técnico, mas também um ser humano ético, sensato e emponderado.

Os principais desafios que os professores encontram nos dias atuais, são referentes aos conteúdos e métodos, uma vez que os alunos, já chegam na escola com muitas ferramentas de busca e conhecimento na palma das mão, oriundo da evolução da comunicação virtual, em seus aparelhos celulares.

As perguntas que ficam são: Como podemos competir com algo que ao mesmo tempo, é tão acessível e confortável? Como podemos aumemntar a empatia social se cada dia mais nos afastamos pela comodidade do mundo virtual?

Em tempos de aula online, o desafio parece estar na constante atualização e modernização dos nossos métodos de comunicação, para sermos atrativos, de fácil compreensão e conseguirmos ter acesso integral dos alunos e trazendo o prazer de se estar presente em sala de aula.

Estamos vivendo uma fase para repensar abordagens de ensino, em como podemos desenvolver capacidades e reflexões nesses tempos, em como podemos nos organizar para termos além do domínio do conteúdo, como podemos tornar interessante essa interação em sala de aula, para também reencontrarmos o domínio e respeito das nossas turmas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (236 Kb)   docx (551.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com