TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenômeno literário

Por:   •  27/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

1) O que é o fenômeno literário e qual é a sua contribuição para as produções literárias?

O fenômeno literário é na realidade um movimento de escrita que envolver as produções literárias.

A compreensão do que é o fenômeno literário nos ajuda a perceber suas contribuição. Assim ele se apresenta composto de aspectos abstratos, ao expressar idéias, sentimentos, emoções, experiências diversas, ao mesmo tempo em que é caracterizado por aspectos concretos, representados por experiências que só possuem realidade efetiva quando nomeadas, ou seja, se transformam em palavras do autor, que deverão ser registradas num suporte físico característico, como por exemplo o livro, o texto em si regido. Produções literárias como está, surtem na sociedade um forte impacto devido a qualidade de leitores que passaram a ler estas obras. De acordo com Aristóteles a literalidade ou a linguagem literária seria reunir termos absurdos para falar de coisas certas. O fenômeno literário contribui bastante para a literatura, pois ele fez com que o público tivesse mais contanto com as obras literárias e, além disso , este fenômeno é essencial para que o leitor identifique o diferencial da literatura que seria a sua forma. Entender a literatura como um fenômeno de linguagem que resulta de experiências vivenciadas pelos autores dos livros. Para ter o domínio da natureza e dos fenômeno, ele criava narrativas que explicassem a realidade, para entender a vida, sua passagem pelo mundo. Ler, pensar, sentir, ouvir falar, sonhar, fantasiar, conhecer, experimentar, tudo isso que faz parte do nosso dia a dia e dá sentido á nossa vida só acontece por meio da literatura. Além disso, precisa ser interessante e, acima de tudo, estimular a criança.

2) Qual a importância do professor compreender a matéria literária?

Compreender a matéria literária é fundamental para o professor justamente por que ela estimula no aluno a capacidade de senso crítico e da reflexão além de contribuir para a criatividade e o desenvolvimento social, emocional e cognitivo. Portanto é necessário que o professor compreenda como se dá o fenômeno literário para saber como trabalhar com a literatura na sala de aula, a sua importância e de que maneira o aluno poderá estar em contato com esta esfera do conhecimento. Para essa análise, coelho(200) apresenta dez fatores estruturantes que norteiam a compreensão da matéria literária: Narrador; o foco narrativo: a história, a e fabulação; o gênero narrativo; personagens; espaço; tempo; linguagem ou discurso narrativo e leitor ou ouvinte, que serão detalhados ao longo do texto.

O papel do professor leitor na formação de leitores literários, para retomar o título dessa comunicação, seria, primeiro, o de ser leitor literário; o segundo, o de estar em constante formação e, terceiro, o de encarar a disciplina de literatura como algo que vai além das escolas literárias. E preciso ensinar ele os diferentes gêneros literários, é necessário valorizar a literatura com a qual o educando convive, mas, também, é preciso ensinar a ler a literatura que compõe a tradição literária.

Diante da literatura, o professor está cumprindo esse papel de permitir que o aluno tome gosto e forme seu senso crítico. Ou seja, a obrigação deve ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com