TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ficha de Leitura : A Educação Brasileira no Período de 1930 a 1960: a Era Vargas

Por:   •  9/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

FICHA DE LEITURA

  1. NOME DO ALUNO: Maíra Santos de Andrade Cruz
  2. TITULO DO TEXTO: (A Educação Brasileira no Período de 1930 a 1960: a Era Vargas)

REFERENCIA: PALMA FILHO, J. C. (organizador). Pedagogia Cidadã. Cadernos de Formação. História da Educação. 3. ed. São Paulo: PROGRAD/UNESP- Santa Clara Editora, 2005 – p.61-74.

  1. ASSUNTO: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, A ERA VARGAS.
  2. TEMA CENTRAL:  A educação brasileira na era Vargas.
  3. OBJETIVO DO AUTOR:  Fazer uma análise das consequências da era Vargas para a educação brasileira.
  4. RESUMO:

    O texto faz uma análise sobre as consequências da era Vargas para a educação brasileira, emergindo em 1930 que trouxe fim a Republica velha ou “República dos coronéis” como também era conhecida. A era Vargas vai de 1930 a 1945 tendo como governo provisório Getúlio Vargas que trouxe muitas mudanças sociais no período de sua gestão sendo uma das principais na área da educação.

    A era Vargas é dividida em dois períodos: o primeiro período vai de 1930 a 1937 (2ª República) onde o autor discute temas importantes como a criação do ministério da educação e saúde pública, reforma do ensino secundário, que hoje é o 2º grau ou ensino médio, e do ensino superior; nesse período é discutida também a constituição federal de 1934.

    No segundo período que vai de 1937 a 1945 (3ª República) é abordado pelo autor a constituição de 1937; as leis orgânicas do ensino; a organização do ensino técnico; o ensino primário e o curso normal  “que a partir da República se multiplicou por todo o país” e finalizando com a constituição federal de 1946 que foi inspirada no ideário liberal e democrático, trouxe assuntos diretamente relacionados a educação, como por exemplo nos termos do artigo 168 que diz que o ensino primário seria obrigatório e ensinado na língua nacional.

    Portanto, tanto durante a segunda como durante a terceira republica o governo de Getúlio Vargas colocou em vigor importantes projetos de reforma educacional; como o  ensino profissionalizante para as classes desfavorecidas, contribuindo assim com o desenvolvimento capitalista no país já que provavelmente tinha entre seus objetivos atrair trabalhadores para o mercado de trabalho e para isso a educação se fez uma importante ferramenta que ate hoje é vista assim.

  1. CONCLUSÃO DO AUTOR:

MOSTRAR A IMPORTANCIA QUE TEVE O PERIODO DA 2ª E 3º REPUBLICA PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM UM PAÍS ONDE O CAPITALISMO TOMAVA FORMA ATRAVES DA INDUSTRIALIZAÇÃO E AS DESIGUALDADES SOCIAIS ERAM GRITANTES DEVIDO AO DECADENTE E EXCLUDENTE SISTEMA EDUCACIONAL QUE VIGORAVA ANTES.

  1. CITAÇÕES DESTACADAS.

“Getúlio Vargas passa a controlar os poderes Legislativo e Judiciário. Durante os 15 anos que governou o Brasil (1930-1945), criou o moderno Estado Nacional, orientando-se para uma intervenção do Estado na economia.” (PALMA FILHO, 2005, p. 2)

De acordo com Palma Filho (2005), o manifesto não tem como objetivo apenas fazer um diagnóstico do quadro educacional brasileiro, mas também criar um sistema nacional de educação.

  1. OPNIÃO DO ALUNO:

O autor mostra de forma eficaz os principais acontecimentos da era vargas para educação brasileira, trazendo um contexto social e economico importante para melhor compreensão do periodo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com