TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Por:   •  8/6/2015  •  Dissertação  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução a Filosofia – Charlington

Pedagogia 1º “B”

Fabriny Marinho Véras Mascena

Atividade Avaliativa

  • Tendo como base o vídeo e as aulas responda a seguinte questão: Explique como a Filosofia contribui para o entendimento da verdade, desenvolvendo o conhecimento avançado, a ciência e melhorando a vida das pessoas.

Por ser dotado de inteligência, o homem sempre desejou conhecer, aprender e entender tudo aquilo com que ele se relaciona. Questões que naturalmente, obrigam-nos a refletir.

A reflexão é a origem da Filosofia, porque filosofar é, na verdade, refletir (pensar, raciocinar) sobre os assuntos que desejamos conhecer e entender. Os Filósofos descobrem que a realidade própria da totalidade do Universo possui “em si mesma” uma estrutura unitária e radical: de fato, todas as coisas que existem no céu e na terra nascem do Universo (e não só da ação dos deuses!), vivem no Universo e revertem ao Universo quando morrem. Dizem-nos que esse fundo universal onde nasce tudo que existe no Universo é a “Natureza”, que não é apenas o conjunto das coisas que há no Universo, é o conjunto das coisas que há no Universo “enquanto que todas elas “nascem” de um único “princípio” (arkhé) universal”.

Geralmente entendemos a filosofia como algo enigmático, difícil de compreender ou perceber e distante da nossa realidade. Essa visão da filosofia decorre dos complexos trabalhos de pensadores que, ao longo da história, refletiram e buscaram diferentes respostas sobre questões que continuamente fazemos ao longo de nossa existência. Perguntas sobre o conhecimento, sobre os valores (o que é o bem e o que é o mal), sobre a natureza (a origem das coisas), sobre a beleza, sobre o homem.

Mas este pensamento reflexivo não acontece a todo o momento. A reflexão radical precisa que cada um de nós possa “percorrer” um caminho que nos garanta esse aprofundamento. E este caminho precisa ser organizado. Radicalidade, sistematização e abrangência são as marcas da Filosofia que nasce da experiência humana, da tentativa do ser humano de compreender a si mesmo e tudo que o que está ao seu redor.

A filosofia está presente na ciência, na arte, no mito, na religião, no cotidiano. Embora possamos afirmar que a filosofia esteja presente nas diversas manifestações do humano, ela não se confunde com nenhuma dessas formas de conhecimentos específicos, mas as fundamenta. Essa busca de fundamentos faz da história da filosofia uma história sem fim, porque diz respeito a todos em todas as épocas. 

Filosofar é antes de tudo, um exercício de liberdade de pensamento que não aceita ser tutelado por ideologias, religiões, projetos políticos ou crenças de qualquer espécie. Colocar tudo a prova, perguntar as razões e os motivos subjacentes às escolhas humanas para chegar às melhores razões e aos melhores motivos que permitam ampliar a liberdade de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com