TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.375 Palavras (10 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

POLO PRESENCIAL ROSEIRA

MARIA APPARECIDA RONCONI FAZZERI

Fundamentos Filosóficos da Educação

Professora Tutora em EAD Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes

Atividade Prática Supervisionada

                                               

                 Elisandra Georgina de Moraes –         RA 424779

Flávia Medeiros  Gama Arantes de Miranda – RA 424814

José Francisco Vilela Monteiro – RA 424880

Marilisa Gomes de Souza Ribeiro dos Santos – RA 424962

Paula Stéfani Prado de Lima – RA 7707649491

Roseira

2013

Sumário

INTRODUÇÃO ................................................................................................................

3

CAPÍTULO I – O que é Filosofia e quais são seus princípios fundamentais?.......….......

4

CAPÍTULO II – Como uma sociedade pode comportar duas realidades tão diferenciadas? ...................................................................................................................

5

CAPÍTULO III – Em que medida a Indústria Cultural interfere na realidade da educação contemporânea? ................................................................................................

7

CAPÍTULO IV – Relação entre a Teoria de Pierre Bourdieu com o sistema educacional no Brasil ........................................................................................................

9

CONCLUSÃO ..................................................................................................................

11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .............................................................................

12



INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o propósito de apresentar nossas opiniões sobre os temas questionados, nessa Atividade Prática Pedagógica sobre os Fundamentos Filosóficos da Educação, entre eles, a importância da Filosofia na compreensão da sociedade, as dificuldades da implementação da disciplina na educação, a lacuna entre um ensino sustentável e propedêutico com um ensino técnico profissionalizante, também a grande influência perniciosa da indústria cultural na educação brasileira, a relação da teoria de Pierre Bourdieu com alguns aspectos educacionais aplicados no ensino brasileiro.

Podemos comprovar a necessidade desse debate para a formação de futuros pedagogos, pois as opiniões acerca do assunto acrescentam informações importantes para nossa formação.

Capítulo I –

O que é Filosofia e quais são seus princípios fundamentais?

 

A escultura de August Rodin, "o pensador" retrata o homem em meditação plena, que luta contra uma força interna e externa para a realização de seus conceitos, a essa epistemologia denominamos de Filosofia.

Filosofia é pensar o já pensado, questionar, desestabilizar, portanto ela é importantíssima para a compreensão de diversos temas. Ela se apresenta como método de reflexão sobre a realidade e também como instrumento de transformação.

Entretanto a estrutura educacional brasileira, não está preparada para acolher essas reflexões e transformações de uma sociedade contemporânea em constante mutação, é uma estrutura fragmentada.

A dificuldade da implementação da filosofia no currículo escolar, decorre do fato que termos de rever, reolhar o modo que fazemos as coisas, como agimos, quais estratégias e recursos utilizamos na educação, principalmente em uma sociedade subvertida em mudanças velozes.

A filosofia resultará em questionamentos, em inquietações, em discussões, e em, formação de ideias nada agradáveis a uma parcela de pessoas, seja no âmbito administrativo, pedagógico, social ou político, dá-se-ai a grande dificuldade de sua implementação no currículo escolar.

É fundamental que essa disciplina (Filosofia) seja implantada, porque a educação passa por turbulência e crise, a única possibilidade de sobrevivência da educação é a sua auto reflexão.

Existe uma frase de Kant que elucida essa citação.

"Se você não fizer hoje, o que hoje pode ser feito,

e tentar fazer hoje, o que hoje não pode ser feito,

dificilmente fará amanhã, o que hoje deixou de fazer,

 porque hoje as condições se alteraram".

Capítulo II –

Como uma sociedade pode comportar duas realidades tão diferenciadas?

São inúmeros os interesses políticos, sociais e econômicos que coordenam toda a ação pedagógica no Brasil, gerando desníveis em suas estruturas.

No vídeo e texto sugeridos nessa etapa, esses desníveis existentes no ensino brasileiro, são discutidos.

Por um lado se espera que as escolas formem cidadãos conscientes, críticos e libertos, cuja missão é transformar os sujeitos e o mundo em algo melhor e sustentável, por outro lado, o sistema de ensino tem como objetivo atender interesses neoliberais, que tratam a educação como uma mercadoria e nós como consumidores.

Nesse caso a ação educativa se processa de acordo com a compreensão que se tem da realidade social em que se está mergulhado.

A exuberância do sistema educacional brasileiro deve nortear o sujeito para desempenhar melhor os mesmos e antigos papéis, mas, sobretudo, para que o sujeito desempenhe novos papéis na sociedade.

        O sujeito irá receber ferramentas para que possa alcançar o saber, a escola deverá muni-lo dessas ferramentas próprias, através das metodologias de aprendizagem, permitindo assim que ele seja um ser pensante e atuante no contexto social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com