TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Por:   •  10/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Filosóficos da Educação”, sob orientação da professora-tutora a distância Renata Manfrin Schmidt.

AGUDOS, SP

2012


A importância da Filosofia na Educação

A filosofia é uma disciplina que se faz pelo pensamento, onde é possível testar hipóteses sociológicas, psicológicas e biológicas fornecidas por outras disciplinas. Na filosofia não existe métodos formais de provas, usa-se a lógica como instrumento para resolver problemas. A filosofia procura resolver problemas quando em métodos científicos e formais não  são resolvidos.

        Para solucionar problemas, os filósofos apresentam teorias. Essas teorias podem ser mais ou menos plausíveis. Para sustentarem suas teorias, os filósofos defendem suas idéias através de argumentos.

        A filosofia é importante para que alunos  compreendam a verdadeira natureza da ciência , que os argumentos  são mais visíveis pois não há  teorias consensuais e que  é importante saber porque as teorias dos diferentes filósofos se contradizem  e que razão tem cada um para pensar que a sua teoria é a verdadeira.

        O problema de se ensinar filosofia atualmente é que as pessoas se interessam mais em compreender as teorias científicas, pois estas apresentam resultados, do que saber as razões  que os levaram  a essas teorias.

        Outro problema de se ensinar filosofia é que as instituições de ensino estão transmitindo teorias de modo autoritário, onde os alunos aprendem a história da filosofia e os grandes filósofos com suas teorias e acabam não aprendendo filosofar, colocar suas próprias idéias e críticas, ficando presos nos argumentos e conclusões dos filósofos  em que mais acredita, tornado-se  um defensor e especialista do seu filósofo escolhido.

        È importante saber sobre a história da filosofia e sobre os grandes filósofos com suas teorias, mas é também muito  importante que a história continue e que novos filósofos possam deixar a sua marca registrada, para que também possam ser estudados no futuro.

A escola pública e a escola do futuro: duas realidades tão diferentes

      Vimos que existe um paradoxo entre a sala de aula do futuro e as salas de aulas das redes públicas no presente, onde cada cidade enfrenta uma triste realidade com muita dificuldade em estruturar o ambiente de trabalho e de estudos dos alunos. As verbas destinadas pelo Estado ao município para o ensino pedagógico e sua estruturação são, às vezes, menores do que a real necessidade que eles precisam. Prédios inadequados, instalações precárias, professores mal preparados e mal remunerados, salas de aulas em lugares nada convencionais, barulhos que distraem a atenção dos alunos (ambientes inadequados à aprendizagem), falta de manutenção dos bens imobilizados, falta de luz, alimentação ruim ou, às vezes, inexistente.

      Tudo isso faz com que se contribua  para a evasão escolar dos alunos que não possuem nenhuma motivação para poder estudar, e seus pais, do outro lado, também não possuem uma estrutura financeira para poder colocá-los em outro ambiente de ensino mais preparado, que em grande parte, são bem caros.

       Já as salas de aula do futuro, adotadas em alguns lugares, devido ao melhor poder aquisitivo de seus alunos e professores, vem evidenciar e por em prática a mais nova tecnologia disponível no mercado onde o aprendizado é centrado na comunicação verbal e também visual onde o uso de mídias (áudio, TV, vídeo e  lousas digitais), vivências (excursões e exposições reais), demonstrações e práticas ao vivo estimulam a imaginação, criatividade e o empreendedorismo de todos os alunos. Os alunos são estimulados a todo instante pelos professores capacitados em um ambiente realmente inovador. E quando necessitam buscar informações possuem uma gama grande de opções aliadas à internet, através da rede wi-fi, que faz com que o aprendizado fique on-line o tempo todo.

      Dois universos realmente complexos que vem ao longo de vários anos sofrendo alterações, intervenções e investimentos que, na grande maioria das vezes, são dos Governos estaduais e locais, de forma bem tímida e modesta.    

A interferência da Indústria Cultural na Educação

A Indústria Cultural trás coisas que não são tão importantes para a educação, ela trás coisas que não são necessárias para se educar, a educação que faz  a nossa base é  a família e é esta  que nos prepara para o futuro.

Talvez a Indústria cultural nos proporcione a coisas atuais, mostrando para nós que temos que seguir o que está ali e pronto sem dar a nossa opinião somente seguir o que está pronto para ser feito.

Ela na verdade é um produto que vem pra querer nos comprar, vem para fazer nossas cabeças, para tentar tirar de nós o que é nosso, a nossa opinião, vem pra nos cegar, pra nos deixar cegos, inconsciente.

Este produto vem para tentar nos modernizar, vem para nos atrair a algo que nem sempre é o melhor, com a entrada da Indústria Cultural nós perdemos o nosso valor cultural, vem para nos fazer perder o que temos de melhor, vem para tentar para o nosso olhar crítico sobre muitas coisas principalmente sobre a política que o que pra eles não é tão importante educar o que importa é estarmos ao lado deles o lado que eles vêem como o certo.

Eles querem na verdade que nós tenhamos o mesmo olhar que eles o que foi decidido é para ser cumprido e não criticado.

Portanto a nós cabe tomar consciência do que fazemos, não podemos perder o nosso olhar critico para que eles sejam beneficiados, também temos que ser respeitados pois a única forma de entrarmos nesse meio não só político mas também social é através da educação, ela que vai nos levar a lugares além daquilo que sonhamos, Educar não é simplesmente seguir o que está em livros, artigos e etc. Educação é construir  cidadãos capazes de argumentar, criticar e decidir  o que acha certo ou errado, é  a única possibilidade de sobreviver no mundo de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (150.8 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com