TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Pedagógica em Ciências Biológicas

Por:   •  14/4/2023  •  Bibliografia  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

CURSO: Formação Pedagógica em Ciências Biológicas

ACADÊMICO: Douglas Soares da Silva Gomes                     RM: 703790

DISCIPLINA: Fundamentos e Princípios de Ecologia

PROF: Rosane Almeida da Silva 

DATA: 12/04/2023                       

PRÁTICA PROFISSIONAL

PLANO DE ENSINO

ÁREA DO CONHECIMENTO:  Vida e evolução

DISCIPLINA: Ciências

TEMA DA AULA: Os biomas e ecossistemas brasileiros

DATA: 12/04/2023

CÓDIGO DO CONTEÚDO: (EF07CI07)

ANO: 7o

UNIDADE TEMÁTICA: Vida e evolução

OBJETIVOS DE APRENDIZAGENS: Diversidade de ecossistemas

HABILIDADES DA BASE: (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

CONTEXTUALIZAÇÃO: Expor aos educandos o conceito de bioma e ecossistema, diferenciando um do outro e demonstrando a relação entre os mesmos, apresentando em seguida os principais biomas e ecossistemas brasileiros.

PROBLEMATIZAÇÃO: Desenvolver nos educandos a capacidade de diferenciar bioma e ecossistema e reconhece-los, tornando-o capaz de identificar o  bioma da região onde vivem e os ecossistemas presentes nestes por meio da compreensão das especificidades de cada um.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:  

  1. O professor apresentará o tema a ser discutido na aula expondo sua importância para os dias atuais e para o futuro;
  2. O professor irá explicar aos educandos que irão analisar os conceitos de bioma e ecossistema apresentando-lhes então os conceitos e em seguida contextualizando com imagens de biomas e ecossistemas;
  3. Será então apresentado pelo professor os principais biomas e ecossistemas brasileiros e suas características, como fauna, flora, vegetação, clima e solo, etc.
  4. Com a compreensão dos conceitos e conhecendo as características de cada um, os educandos irão diferenciá-los e identifica-los;
  5. O professor irá fazer uso de imagens dos biomas para discussão entre os alunos sobre as características observadas em casa imagem a fim de que os mesmos identifiquem o bioma presente na imagem;
  6. O professor realizará o mesmo processo com imagens de ecossistemas para que os alunos observem, discutam e identifiquem, fazendo também uso de imagens de biomas entre as de ecossistema para que seja possível que os mesmos identifiquem e diferenciem um do outro;
  7. O professor deverá finalizar a aula comentando e aplicando o conhecimento absorvido na realidade dos educandos quanto ao ambiente onde vivem, questionando-os sobre o bioma da região onde vivem e os principais ecossistemas presentes neste.

RECURSOS DIDÁTICOS, TECNOLÓGICOS:

  • Comunicação e interação (conversação, discussão e socialização);
  • Datashow;
  • Notebook ou computador;
  • Quadro branco;
  • Piloto para quadro;
  • Apagador;
  • Caderno ou papel A4;
  • Caneta.

 AVALIAÇÃO: A avaliação será formativa avaliando a participação do educando nas atividades e seu desenvolvimento no decorrer da aula e sua interação com os demais educando e professor durante os debates e argumentações.

A avaliação se dará por meio de perguntas norteados e problematizações sobre o tema abordado que serão realizadas à turma no decorrer da aula, a fim de avaliar a compreensão e a absorção do conteúdo abordado, bem como a participação e a interação social .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (132.8 Kb)   docx (244.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com