TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação do professor alfabetizador em matemática

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Afetividade ( Afecção, do Latim afficere ad actio, onde o sujeito se fixa, onde o sujeito se liga) é um termo que provém das palavras: afetivo e afeto. Designa a qualidade que abrange todos os fenômenos afetivos.

No âmbito da psicologia, afetividade é a capacidade individual de experimentar o conjunto de fenômenos afetivos (tendências, emoções, paixões, sentimentos), sendo assim, a afetividade é um processo construído nas e pelas interações que o indivíduo estabelece no contexto histórico e cultural em que está inserido.

Justificativa

É a partir das relações sociais, da inserção da criança na cultura que ela se apropria de novas aprendizagens e se desenvolve. Educar exige respeito aos saberes dos educandos e aos conhecimentos prévios dele. Nesse sentido, a afetividade permeando o processo facilita o aprender e a relação do aluno com o meio aprendente.

A afetividade é necessária para a formação de pessoas felizes, seguras e capazes de conviver com o mundo que a cerca, pois ela é uma importante aliada nas intenções pedagógicas.

A escola é o local onde o conhecimento é contínuo e as relações sociais acontecem, onde a criança passa a ter maior contato com outras crianças e outros adultos que não pertencem a sua família. É o ambiente, no qual, a criança começa a estabelecer bases para a formação de sua personalidade, inteligência, vida emocional e social.

Pergunta problema:

A pergunta que nos despertou a pesquisar foi: O quanto a relação afetiva entre professor e aluno pode contribuir para melhoria da aprendizagem do educando?

Hipótese

Acredita-se que uma relação afetiva positiva entre professor e aluno, contribui na melhoria da aprendizagem do aluno.

Objetivo

Analisar o quanto as relações afetivas, contribuem no desenvolvimento do aprendizado dos alunos e na prática pedagógica em sala de aula.

Metodologia

A metodologia utilizada para a pesquisa foi de cunho qualitativo, com observação da prática em sala de aula e entrevista com professores de 2° e 3° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual José Domingos da Silveira – Barueri - SP.

A observação foi realizada em 3 dias, possibilitando a realização de registros sobre a interação dos alunos e professores. A entrevista ocorreu com quatro professores dois dos 2º anos e dois dos 3º anos, relatando suas vivências e pontos de vista sobre o papel da afetividade nas práticas pedagógicas.

Referencias teóricas

Os autores que embasaram teoricamente essa pesquisa foram: Antunes (2006), Piaget (1985), Wallon (1989), Vygotsky (1994), Gabriel Chalita (2003), os quais consideram as relações em âmbito escolar, como algo de extrema importância, por fortalecer o vínculo afetivo nos anos iniciais da criança e proporcionar avanços significativos relacionados à questão cognitiva. Portanto eles reconhecem o aspecto da afetividade no processo ensino-aprendizagem e apontam a ação do professor como fator determinante neste processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com