TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamental I Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Por:   •  21/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.087 Palavras (9 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

Adriana Gabriela Cassiano Prado

 RA:7159491050

Título da atividade:

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Nome do tutor presencial:

Elizabeth Rodrigues Cursino

PINDAMONHAGABA-SP

Introdução

Na presente atps vamos entender melhor sobre o funcionamento da educação no ensino de fundamental de nove anos, veremos também as atribuições do mec. E o magistério e sociedade e de que forma eles atuam no aprendizado do aluno.

E analisar a formação de profissionais a partir da lei de diretrizes bases educação nacional LDB. E a criação de um mapa conceitual que mostra a atuação do mec de seu sistema de organização no ensino fundamental.

As principais características do ensino brasileiro.

Hoje a política caracteriza como seu foco principal o ensino fundamental no Brasil. E assim é muito importante se conhecer a organização e a estrutura do ensino brasileiro, pois hoje se espelha um fracasso escolar onde todos que se empenham para chegar apenas em um único resultado que é uma educação e um ensino de qualidade.

Sabemos assim que não há apenas uma saída ou apenas um culpado para explicar o caos que é o sistema de educação e muito menos soluções imediatas mas há uma certa urgência para que isso possa vir a ser resolvido. E assim para que o ensino infantil e fundamental venham a construir uma visão mais criteriosa sobre a educação brasileira. Assim como as novas tecnologias e metodologia avançam com o passar dos anos, auxiliando o ensino para a construção de planejamentos e conteúdo.

E dentro deste contexto o Mec propõe ao professor que se atualize para não que não fique ultrapassado para que não só o professor se qualifique e melhore quanto o aluno que com certeza terá um grande ganho com isto.

As atribuições do MEC (ministério da educação)

O ministério da educação foi criado no ano de 1930, após a chegada de Getúlio Vargas ao poder, com o nome Ministério da Educação e Saúde Pública, a instituição desenvolvia diversas atividades a vários ministérios, como saúde, esporte, educação e meio ambiente, pois até então os assuntos relacionados a educação eram tratados pelo departamento Nacional de ensino, que era ligado ao departamento de justiça,

Só no ano de 1932 que um grupo de intelectuais preocupados em elaborar um programa de política amplo e integrado, foi que lançaram o manifesto dos pioneiros da educação nova; foi redigido por Fernando de Azevedo e assinado por outros conceituados educadores como Anízio Teixeira.

O manifesto propunha que o estado organizasse um plano geral de educação e definisse uma bandeira de escola única, pública, obrigatória e gratuita. Mas foi só em 1934 com a nova constituição passar a ser vista como um direito de todos, devendo assim ser ministrada pela família e pelos poderes públicos.

O sistema educacional brasileiro até o ano de 1960 era centralizado e o modelo era seguido por todos os estados e municípios mas com a criação e aprovação da primeira lei de diretrizes básicas da educação a (LDB os órgãos estaduais e municipais passaram ater mas autonomia vindo diminuir a centralização do mec. Mas foi só em 1995 que o mec passou a ser somente o ministério da educação. E foi 1996 que uma nova reforma foi implantada, que se trata da mais recente LDB que trouxe várias mudanças nas leis anteriores e incluiu a educação infantil (creches e pré-escolas)

Já estrutura regimentar do MEC que conhecemos hoje só foi estabelecida pelo decreto de no 4.791, de 22 de julho de 2003. Que estabelece também como área de competência do MEC.

  • Política nacional de educação.
  • Educação infantil.
  • Educação em geral, compreendendo ensino fundamental, médio e superior, eja (ensino jovens e adultos e educação profissional, especial e ensino a distância com exceção do ensino militar.
  • Avaliação, informação e pesquisa educacional.
  • Pesquisa e extensão universitária.
  • Magistério.
  • Assistência financeira a famílias carentes para a escolarização de seus filhos ou dependentes.

Vantagens e desvantagens do ensino fundamental de nove anos.

Lei nº 11.114, de 16 de Maio de 2005, modificando o art. 6º da Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDB)

O MEC Ministério da Educação, tem a intenção de ampliar o período de escolaridade obrigatória para nove anos para de duração sendo que com 6 anos de idade à criança deverá ingressar no 1O ano onde a matricula será obrigatória e tendo termino aos 14 anos de idade no 9O ano, passando assim a ter um tempo maior de convívio no ambiente escolar.

Com ampliação do período de obrigatoriedade escolar assegura-se assim que a criança terá garantido seu acesso ao ensino fundamental, possibilitando assim um tempo de convívio maior dentro do ambiente escolar, pretendendo desenvolver uma organização maior e mais criteriosa dos currículos, no material didático e na proposta pedagógica, já que a idade dessas crianças exige uma didática diferenciada.

Comparando com ensino fundamental metodológico podemos considerar uma desvantagem pois a obediência e o silencio são considerados de extrema importância para o desenvolvimento do trabalho, dentro de uma série de motivos a disposição das carteiras entre outros quesitos que são diferentes da educação infantil e expor mas cedo a criança o fracasso escolar.

A crianças de seis anos aprende de forma mais lúdica, por meio da fantasias e da imaginação, uma criança não deveria entra no ensino fundamental sem que isto seja levado em wqualidade de ensino.

A questão a ser levantada aqui não é a quantidade de anos mas sim qualidades do mesmo seria necessária uma reconstrução na forma de ensinar e na qualificação dos professores. Pois lendo em consideração que todos são tratados como iguais sem levar e conta a dificuldade de cada um estaremos sempre fardados ao erro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (244.5 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com