TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamento e metodologia de história

Por:   •  19/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.074 Palavras (13 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL – POLO DE CAXIAS DO SUL/RS

CURSO DE PEDAGOGIA

Nome: Andreza Barcaro  RA: 7188539027

                                                           Debora Dos Santos Pereira Dalla Rosa:7310552537

                                          Debora Rodrigues Silveira:7305548746

Atividade prática supervisionada a ser apresentada para avaliação na disciplina de Organização e Metodologia do Ensino Fundamental.

Caxias do Sul/RS, abril de 2015.

Introdução

A formação educacional básica no Brasil passou recentemente por mudanças consideradas importantes na qualificação dos cidadãos, pois a criança iniciando aos 6 anos a vida escolar estará sendo condicionada a um desenvolvimento cognitivo de maior qualidade. Ficando a cargo de cada instituição organizar a implementação da forma que ficar melhor, estruturando a escola, educadores e material pedagógico para receber os alunos na faixa etária de 06 anos, visando a qualidade nas formas de ensino.

Considerando a importância do espaço físico para atender a demanda de matriculas no ensino fundamental. O ensino fundamental de 09 anos exige que os professores tenham uma formação continuada, tendo em consideração que a educação é um direito de todos e dever do Estado sempre promover a qualificação das pessoas para o exercício da cidadania, preparando o aluno de maneira consciente com uma base cultural que permita a identificação das transformações que serão inerentes a vida profissional dos indivíduos.

A Lei de Diretrizes e bases da Educação (Lei nº 9.394/96) que está vinculada a Constituição Federal de 1988 é a responsável pela estrutura do Ensino Infantil e Fundamental no Brasil. Conforme as Diretrizes da citada lei a educação escolar está dividida em Educação Básica e Educação Superior. Na Educação Básica o educando recebe a formação básica e obrigatória para o exercício da cidadania. Oferecendo condições ao indivíduo para dar continuação a sua vida profissional e nos anos de ensino superior. A Educação Infantil oferecida de forma inicial condicionando o desenvolvimento da criança preparando a mesma para os anos seguintes da educação básica. A proposta da na educação da educação infantil é a iniciação dada ao aluno antes da educação básica é o ensino fundamental e o ensino médio.

Conforme Lei nº 10.172/09/01/2001 estabelece o ensino fundamental de nove anos a iniciar-se aos seis anos de idade como meta na educação nacional. A proposta pedagógica para o novo ensino Fundamental de nove anos de duração engloba debates sobre a formação de professores bem como a infraestrutura necessária para atender as necessidades básicas do ensino dos alunos.

Através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, incluiu-se a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica. O Estatuto da Criança e do Adolescente, de1990, já havia contribuído para a legitimação do bem-estar na infância e na adolescência, “a criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência”. (Art. 7°, p.17).

A implementação de nove anos através da organização federativa deixa a cargo de cada escola planejar como melhor convier a suas estruturas, cumprindo o cronograma do plano de ampliação do Ensino Fundamental claro que seguindo os requisitos imprescindíveis:

- estudo da demanda de matrículas no ensino fundamental;

- planejamento da quantidade de turmas no ensino fundamental;

- estudos e medidas necessárias ao redimensionamento da educação infantil, de forma a não       prejudicar a oferta e a qualidade e preservando sua identidade pedagógica;

- redimensionamento do espaço físico;

- reorganização do quadro de professores, quando necessário;

- formação inicial e continuada de professores e demais profissionais da educação;

- adequação e aquisição de mobiliário e equipamentos;

- adequação e aquisição de material didático-pedagógico;

- garantia de transporte e merenda escolar;

- reorganização administrativa necessária para as escolas e a secretaria de educação;

- processos de avaliação, especialmente para o ciclo da infância (três primeiros anos).

A educação é um direito de todos e é um dever do Estado promover e incentivar para o desenvolvimento do indivíduo para que possa exercer a cidadania e seja qualificado para a vida profissional. A educação infantil é o início da educação básica, sendo estabelecida a iniciação em creches para crianças até 06 anos sendo fundamental para seu desenvolvimento físico e psicológico intelectual e social, incluindo segundo o Art. 60 que toda a criança a partir dos 06 anos deve estar matriculada no ensino fundamental. O ingresso da criança na escola aos seis anos aumenta as chances de melhorarem nos índices de escolaridade diminuindo as reprovações e a evasão escolar, por esse fato o ingresso na vida escolar aos 6 anos de idade permite que a criança tenha direito ao letramento com inserção dos espaços onde haverá mais crianças recebendo o ensino aprendizagem de modo coletivo.

Pelo fato de as crianças nessa idade ainda estarem numa faixa etária onde as brincadeiras são mais importantes, o conteúdo deve ser bem estruturado, pois é necessário que sejam conteúdos educativos de fácil compreensão que incentivem e prendam a atenção da criança para o desenvolvimento psicomotor e cognitivo da mesma.

Conforme a Lei Federal 10.172/01 existem várias políticas que tem como objetivo tornar obrigatório o início do ensino fundamental aos 06 anos de idade e a Lei 11.274/06 que dita a duração de nove anos para o ensino fundamental com a matricula obrigatória a partir dos 06 anos de idade e a Lei 9.394/96 que estabelece diretrizes e bases para a educação Nacional.

O ministério da Educação e Saúde como antes era conhecido passou a ser conhecido como o Ministério da Educação e Cultura (MEC) conforme a Lei 1.920 de 25 de julho de 1953. Em 1990 as atividades do MEC passaram a integrar a política nacional de educação, a educação, ensino civil, pesquisa e extensão, universitárias, magistério e a educação especial. “a escola que se delineia como ideal é aquela voltada para a construção de uma cidadania consciente e ativa, que ofereça aos alunos bases culturais que lhes permitam identificar e posicionar-se frente às transformações em curso e incorporar-se na vida produtiva” (MEC, 2000 p.5)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (252.2 Kb)   docx (422.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com