TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociologicos da Educação

Por:   •  26/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Anhanguera de São Paulo

Campus Marte

Fundamentos Sociológicos da Educação

AVA

Ediene Pinheiro de Souza

RA: 7060011631

Universidade Anhanguera

São Paulo Agosto/2015

Análise Sociológica Sobre o Sistema Educacional Brasileiro

Análise Sociológica Sobre o Sistema Educacional Brasileiro

Texto argumentativo e crítico. Fundamentos Sociológicos da

Educação, Universidade Anhanguera. Requisito parcial à

Obtenção do curso de Licenciatura em Formação.

Universidade Anhanguera

São Paulo Agosto/2015

Introdução

Com base no que li, o sistema educacional brasileiro esta progredindo, porém ainda não o suficiente, os índices do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) ainda são muito baixos e a desigualdade é um dos grandes desafios no Brasil, quando se trata de melhorar a educação. Também existe muita diferença no acesso à educação para ricos e pobres, brancos e negros e população urbana e rural

Vamos falar também sobre um grande sociólogo que contribuiu e ainda contribui na questão do Social na Educação. O francês Pierre Bourdieu (1930-2002) que desenvolveu dois dos conceitos teóricos, o conceito de campo e o de habitus.

Análise Sociológica Sobre o Sistema Educacional Brasileiro

Com base no que li, o sistema educacional brasileiro esta progredindo, porém ainda não o suficiente, os índices do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) ainda são muito baixos e a desigualdade é um dos grandes desafios no Brasil, quando se trata de melhorar a educação. Também existe muita diferença no acesso à educação para ricos e pobres, brancos e negros e população urbana e rural.

Chega a ser assustador o índice de analfabetismo na população com idade de 15 anos ou mais, 9,7% da população nessa faixa não sabe ler nem escrever, sem dizer que, existe uma grande defasagem em relação à falta de adequação da idade ao grau de ensino e isso dificulta a manter os alunos nas escolas, pois ficam constrangidos, envergonhados e acabam abandonando os estudos e preferem trabalhar.

Vamos falar agora sobre um grande sociólogo que contribuiu e ainda contribui na questão do Social na Educação.

O sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) desenvolveu dois dos conceitos teóricos, o conceito de campo e o de habitus.

O conceito de campo apresenta uma sociedade formada por vários campos sociais que possuem autonomia em relação à estrutura social geral. Cada campo é composto por regras e leis de funcionamento e devem ser aceitas por todos que a compõem. Ex: campo religioso, escolar, político e etc. Porém a escola é um campo autônomo, pois possui regras especificas. Professores e alunos precisam se comportar de acordo com os parâmetros estabelecidos dentro do contexto social.

Acho essa teoria valida, pois em qualquer lugar do mundo existem culturas diferentes e contextos sociais diferentes e inconscientemente respeitamos cada regra, lei que é estabelecida, mesmo não convivendo nessa cultura ou contexto social, sabemos que existe a diversidade e quão ela é importante para cada pessoa, cultura e contexto social.

Ainda de acordo com Bourdieu, qualquer campo implica a existência de luta e de força, implica, também, a existência de hierarquia, pois, dentro de um campo, os indivíduos se dividem em dominantes e dominados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com