TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Educação Especial

Por:   •  19/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 4

A aprendizagem consiste em um desenvolvimento gradativo, não resulta apenas do aspecto biológico do aluno, mas da somatória de diversos fatores, sociais, afetivos, cognitivos.

Podemos dizer que na aprendizagem e no desenvolvimento do conhecimento a presença do professor é fundamental, pois o professor possui uma missão importantíssima na vida do aluno, ser o mediador do conhecimento.

Faz-se necessário que o professor junto com a equipe escolar, lute, busque meios para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, uma educação que seja realmente inclusiva, e não exclusiva.

E para que isto aconteça com maestria, é necessário que o professor identifique as dificuldades e potencialidades de seus alunos, para elaboração de um planejamento pedagógico eficaz, que seja acessível a todos, possibilitando a aprendizagem e o desenvolvimento coletivo, abrangendo os alunos de inclusão.

Buscando sempre que possível, a formações continuadas, para que esteja sempre inteirado, buscando através dos estudos, alternativa, esclarecimento, que o levem a entender e compreender melhor as necessidades dos seus alunos, facilitando o modo de ensinar, logo, melhor aproveitamento, e objetividade para a construção do conhecimento dos seus alunos.

Na descrição do texto acima, proposto na atividade, detalha uma situação de inclusão, que necessita de uma intervenção da equipe escolar.

Neste momento faz-se necessária a presença do coordenador pedagógico da escola, pois, ele tem um papel um fundamental, devendo propiciar todo o respaldo aos professores, sugerindo o compartilhamento de experiências, ideias e estratégias, para o enriquecimento do planejamento pedagógico, com o objetivo de serem utilizadas em sala de aula, promovendo melhores resultados de ensino/aprendizagem.

Então, faremos um levantamento dos dados do aluno Felipe:

* Tem um atraso significativo no desenvolvimento escolar.

* Está refazendo a segunda série.

* Tem 10 anos, e ele não lê/escreve. (não alfabetizado)

* Apresenta dificuldades em matemática.

* Não acompanha o ritmo da sua turma.

* Não tem autonomia.

A partir do levantamento dos dados, a equipe escolar se mobiliza para a intervenção.

A família será acionada pela escola, para um diálogo, na qual uma equipe de profissionais competentes esclareceram os fatos, e, juntos, família e escola, traçaram um plano de ação.

A escola irá propor um respaldo profissional, onde a equipe escolar como um todo, estarão se engajando, para que essa inclusão obtenha êxito, dando assim para os familiares um suporte direcionado, orientando, qual o caminho à percorrer e quais os próximos passos a serem dados .

Mas, para que isso ocorra é necessário à família estar alinhada à escola, propondo "regras" que nortearão essa criança a desenvolver em primeiro lugar autonomia e segurança. Isso será feito com auxilio da escola.

A "inclusão" só funciona quando, escola e família, falam a mesma língua, visando sempre o bem estar dessa criança.

O objetivo da inclusão é que a criança acompanhe, no tempo dele, a turma que está.

Para que isso ocorra, algumas estratégias serão pensadas e analisadas, para a intervenção no caso do aluno Felipe.

Estratégia de aprendizagem a serem pensadas com professor

É de grande valia para o professor ter o apoio da equipe escolar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com