TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Métodos do Ensino da Origem e Evolução Das Espécies

Por:   •  7/5/2019  •  Resenha  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

FARLEY SOARES PEREIRA DE CASTRO

TERREMOTOS, TSUNAMIS E DESLIZAMENTOS

Batatais/SP

2019

 FARLEY SOARES PEREIRA DE CASTRO

 

Terremotos, tsunamis e deslizamentos

 

 

Atividade de Portfólio 3º Ciclo de Aprendizagem da Disciplina de Fundamentos e Métodos do Ensino da Origem e Evolução Das Espécies, Prof.ª Tania Mara de Lima Fontellas Brandalha.

 

 

 

 

 

 

Batatais/SP

2019

        

        De acordo com o estudo realizado, a palavra tsunami foi usada pelos japoneses para designar as ondas gigantes do maremoto, seria algo próximo de onda de porto usado para chamar uma série de ondas causadas pelo deslocamento de uma grande quantidade de água, como um oceano. Segundo os pesquisadores, aproximadamente, 195 eventos já foram registrados no Oceano Pacífico. Diante dos estudos os tsunamis podem causar enormes destruições em regiões costeiras devido ao grande volume de água e sua velocidade ao invadir a costa. Temos como embasamento a reportagem do Tsunami na Indonésia que morreram Mais de 1,3 mil pessoas neste desastre natural, segundo a publicação da matéria na BBC News, a Indonésia registra tremores praticamente todos os dias, mas o tamanho do terremoto e do tsunami que atingiram a cidade de Palu no dia 28 de setembro pegou tanto os cientistas quanto a população local de surpresa, deixando a cidade devastada. A destruição ainda é inevitável, uma vez que se trata de um fenômeno natural com uma grande massa de água muito veloz.

        O tsunami é formado por diversos fatores que causam o deslocamento de uma enorme quantidade de água. Esses fatores podem ser deslocamentos das placas tectônicas, terremotos, erupções vulcânicas e queda de meteoritos. Com mais de 30 metros de altura, e velocidades impressionantes que podem chegar aos mil quilômetros por hora, as grandes ondas são um fenômeno natural e perigoso, que pode causar muita destruição e mortes como, por exemplo, o ocorrido na Indonésia. Muitos dos tsunamis de que se tem registro atualmente aconteceram no Oceano Pacífico, mas podem acontecer em quaisquer oceanos. Em alto mar, sua amplitude é pequena, mas o comprimento de onda é extremamente longo, podendo chegar a centenas de quilômetros. Sua altura, normalmente aumenta quando está em águas mais rasas, próxima à terra, passando despercebida no mar. Mesmo quando ocorre em marés baixas, um tsunami pode acontecer e inundar áreas costeiras.

        Existem formas de prevenção que, atualmente, estão disponíveis para diversos países. Essa prevenção é feita por meio de equipamentos que podem captar e identificar a formação e a propagação dessas ondas.

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45726630 (Tsunami na Indonésia: os fatores que fizeram 'pior cenário possível' virar realidade)

(Acesso: 01 de Maio de 2019)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com