TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Educação Especial

Por:   •  7/9/2019  •  Resenha  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

Mirela de Jesus Cardoso

Fundamentos da educação especial

Algumas crianças não seguem as perspectivas de aprendizagem do seu ano letivo, algumas mostram desde cedo dificuldades no aprendizado, ao qual a família juntamente coma escola devem ter consciência de que será necessário mudar essa realidade. Segundo Fernández (1991):

[...] o pensamento é como uma trama na qual a inteligência seria o fio horizontal e o desejo o vertical. Ao mesmo tempo acontecem a significação simbólica e a capacidade de organização simbólica (p. 67)

No presente caso, o aluno tem baixo desempenho escolar, em casa mostra que não obedece a seus familiares. Nem tudo está perdido para essa criança. Mesmo estando o professor em sala de aula, a coordenação pedagógica da instituição deve oferecer arrimo, estratégias, bem como desenvolver ações ajudadora para melhoria do rendimento desses alunos que apresentam dificuldades.

Para contribuir para o desenvolvimento do Felipe algumas intervenções são bem-vindas, em que se devem adotar medidas que proporcione segurança para o aluno e para a escola.

A coordenação deve chamar seus pais ou responsáveis para um diálogo no intuito de a família trabalhar a autonomia com a criança em casa, orientando-os a acompanhar e ajudar o filho na responsabilidade das tarefas, e assim a escola passa a conhecer a realidade da criança no seu dia-a-dia no âmbito familiar.

O educador deve ser claro com relação a este aluno, mostrar que deseja ajuda-lo, assim a criança não se sentira inseguro com a reação do professor mediante a sua dificuldade.

O professor pode orientar o aluno quando ele fizer uma atividade, em que os demais da sala estejam fazendo com desenvoltura e juntamente com um auxiliar de classe trabalhando em conjunto com os professores, para que a criança consiga concluir suas atividades juntamente com os seus colegas. Podendo também dar-lhe um pouco mais tempo para organizar os seus pensamentos, e conseguir desempenhar as suas tarefas e terminar o seu trabalho.

Modificar o material didático também pode ser uma forma de motivação para estes alunos, desenvolvendo pequenos projetos com temas que busquem incentivar, bem como despertar o interesse dessas crianças para o estudo.

No quesito disciplina de português e matemática a demanda é ainda maior, pois são disciplinas bases da formação dos alunos, a estratégia a ser trabalhada nessas crianças com dificuldades requerem jogos e atividades lúdicas que possam inclui-los, trabalhando a autonomia e a concentração.

No momento de leitura pode-se propor uma leitura prazerosa com textos de preferência deles, buscando desenvolver habilidade mental. É necessário criar na sala um ambiente acolhedor para a criança sentir a afetividade, refletindo sobre a importância do convívio social da criança.

Aulas de reforço escolar para melhor aprendizado, podendo ser mais bem trabalhado suas dificuldades.

O processo ensino-aprendizado é um ato constante em que o aluno não é só o que aprende, mas a relação de ensino se modifica constantemente.

É importante avaliar cada situação, cada aluno, É importante ajudar o aluno a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com