TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS E INFANTIL I METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  13/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG[pic 1][pic 2]

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO – IE

PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS E INFANTIL I METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO

PROFESSORA: LETÍCIA FARIAS CAETANO

Segunda atividade avaliativa- AVA

Após a leitura e estudo dos textos referentes às contribuições de Comenius e Rousseau para o campo da educação apresente, pelo menos, duas características que demonstram as diferenças entre seus pensamentos. Elabore um texto argumentativo, com base nos artigos e nos materiais que foram enviados.

Vivências e Educação

Comenius, Bispo de igreja protestante, nascido na nova República Tcheca, se tornou um importante intelectual para educação, conhecido como “Pai da didática” acreditava e defendia uma educação para todos (homens, mulheres, crianças, pobres e ricos e deficientes) autor de Magda, defendia um método único e universal, educação construída em explicações científicas e racionais baseados em realismo e religião, conhecimento intelectual e virtudes (bons costumes, fé e controles de emoções). Defendia um currículo comum do mais simples ao mais complexo – do concreto ao abstrato e com práticas centradas na razão, quanto antes ensina uma criança mais ela aprende.

Rousseu, iluminista, nascido em Genebra, inspirado pela escola nova, defendia a união da política, educação e ética. Diferente do pensamento de Comenius a fé e a sociedade, não eram importantes para educação, a educação era privilégio de todos, defendia uma sociedade livre, democrata e naturalista, enxergava a educação como uma ponte de transformação da sociedade. Seu pensamento era baseado em uma educação longe da sociedade onde a criança era o centro do aprendizado, o interesse por aprender surgia com naturalidade através de uma educação naturalista, lúdica e interativa com a troca entre o ser e natureza, suas práticas eram baseadas no processo de desenvolvimento da criança no olhar, tocar, sentir e ouvir, tornando o aprendizado prazeroso primeiramente e só assim, aos 12 anos, que se deveria aprimorar os contextos baseados na razão e no abstrato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com