TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil (3° semestre)

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  1.824 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil (3° semestre)

Leia atentamente as informações:

  • Você deverá enviar no portfólio 01, TODAS as atividades referentes às aulas, 01, 02, 03 e 04.
  •  Não serão aceitas atividades atrasadas e retiradas da internet, assim como cópia fiel do material, ou seja, você deverá escrever com suas próprias palavras.
  • Cada atividade deverá conter no mínimo 8 e no máximo 15 linhas.( 0 número mínimo e máximo é para cada atividade e não para a aula ), na atividade da aula 02, você pode utilizar o limite de linhas para cada teórico.
  • Cada atividade vale até 1,25 por aula, totalizando 5,0 (Cinco) pontos cada portifólio.
  • As atividades que não estiverem corretas, em branco ou iguais a de algum colega, não serão aceitas o reenvio, por isso, estejam atentos.
  •  AS ATIVIDADES DEVERÃO SER ENTREGUES NO PORTIFÓLIO ATÉ O DIA 27/04 PARA QUE SEJA POSSÍVEL A CORREÇÃO ANTES DA PROVA.

Aula 01

  1. Disserte sobre a construção da concepção de Infância.

Antigamente as crianças eram tratadas como um adulto, eles não sabiam o que era uma brincadeira, como brincar no barro, na chuva, entre muitas outras, eram deixados de lado, e viviam de modo abandonado, sem nenhuma educação.

Aos sete anos, eram levados para outra família para que aprendessem a trabalhar, e isso era considerado naquela época muito importante.

Marco foi à pessoa mais importante a partir do século XVII, foi ele quem mostrou às famílias a afetividade, a valorização. Os trabalhos que eram feitos pelas crianças, foi substituídos pelas escolas, que foi responsável pelo processo de formação.

Aula 02

  1. Destaque as principais ideias dos pensadores abaixo e busque exemplos de suas contribuições na prática escolar atual:
  • Froebel (1782–1852)
  1. Ideias pedagógicas:

Foi o criador do jardim de infância, que deu importância à educação e valorização dos brinquedos, e que os verdadeiros conhecimentos vem das atividades espontâneas.

  1. Contribuições na prática pedagógica atual:

Graças a Froebel, as escolas e creches aderiram às brincadeiras como os primeiros recursos de aprendizagem para as crianças, tendo jogos e brincadeiras, para cada faixa etária de criança, para que com isso elas possam desenvolver o entendimento sobre o que esta sendo trabalhado.

Montessori (1870-1952)

  1. Ideias pedagógicas:

Mostrou que o valor real tem que estar na criança e não voltada ao professor, e que cada criança tinha a capacidade de construir seus conhecimentos de acordo com a explicação do professor, era contra as salas que tinha as carteiras em fileiras, dizia que as crianças tinha que ser livre.

  1. Contribuições na prática pedagógica atual:

A sala que se trabalha com a filosofia de Montessori, não tem crianças com carteiras alinhadas, com explicações somente no quadro, tem que ter interação como pegar dois dados e jogar e a ver quanto da á soma dos dois, e isso com as crianças todas ao redor e participando de uma aula de matemática, entre outros tipos de atividades que envolvem as crianças.

  • Célestin Freinet  (1896– 1966)
  1. Ideias pedagógicas:

Freinet teve como objetivo a escola do povo, ele acreditava na troca de conhecimento entre o aluno e o professor, e principalmente na afetividade entre eles.

  1. Contribuições na prática pedagógica atual:

Levar as crianças para um passeio, cujo lugar seja sobre a proposta da aula, para que possa haver mais entendimento dos alunos, e ter alegria e afetividades com a paisagem e com o professor, para que não vire a rotina somente de regras.

  • Jean Piaget (1896– 1980)
  1. Ideias pedagógicas:

Fala sobre a fases dos conhecimentos as limitas, a cada tema uma idade especifica para as crianças, ou seja se uma criança do pré-operacional nunca iria entender o que vai passar em operacional-concreto, e a assimilação capaz de aprender algo e a acomodação e capaz de modificar esse conceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com