TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e metodoligia da lingua portuguesa

Por:   •  21/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 5

Variações linguísticas

A linguagem é a característica que nos diferencia dos demais seres. Pois nos permite a oportunidade de expressar sentimentos, conhecimentos, expor nossa opinião frente aos assuntos do nosso cotidiano e também nos promove no convívio social.

E nestes fatores que está relacionado o nível de fala que basicamente são dois. O nível Formalidade e o nível Informalidade.

O formal é ligado diretamente à linguagem escrita restringindo as normas gramaticais de um modo geral, razão pela qual que nunca escrevemos da maneira em que falamos. Porque este fator foi determinante para que a mesma pudesse escrever com total soberania sobre as demais.

Já o informal representa o estilo considerado “de menor prestigio” e isto tem gerado controversas entre os estudos da língua porque pra a sociedade uma pessoa que fala ou escreve de maneira diferente é considerada “inculta” tornando desta forma um estigma. Compondo o quadro do padrão informal, estão as chamadas variações linguísticas, pois apresentam variações de acordo com condições sociais, culturais e históricas em que é utilizada.

Isso acaba gerando um preconceito linguístico

[pic 1]

Na imagem acima, percebemos que isso acaba sendo um separador de classes sociais ,onde as pessoas de classe alta, acham que as pessoas de classe baixa não sabem falar o português corretamente. Mas também existe preconceito nas regiões do Brasil.

Como por exemplo: Os paulistas acham errado o modo de uma pessoa nordestina falar. Ou até mesmo uma pessoa que mora na região urbana acha errado o modo de falar de uma que mora na região rural. Sendo que isto envolve a variação linguística, pois nem sempre como falamos é como escrevemos.

Sendo assim, nosso papel dentro da escola é usar a língua padrão, pois a maneira de escrever que é considerada correta por uma comunidade, é a mesma modalidade linguística que serve para controlar a variação dialetal. Nós educadores temos o dever de ensinar as variações corretamente e também mostrar as diferenças entre elas para não tirar a fala natural dos alunos, pois isto já vem deles e todos têm suas origens.

Sequencia Didática

Aluno do 3º ano do Ensino Fundamental

Tema: Dia da Poesia.

Falaremos sobre Cecilia Meireles e da importância que ela teve no mundo da poesia.

Trabalharemos este poema

Ou Isto ou Aquilo

Ou se tem chuva ou se tem sol,

Ou se tem sol ou se tem chuva!

Ou se calca a luva ou se põe o anel,

Ou se põe o anel ou se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,

Quem fica no chão não sabe nos ares.

É uma grande pena que não se possa

Estar ao mesmo tempo em dois lugares!

Ou guardo dinheiro ou compro doce,

Ou compro doce ou gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...

E vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,

Se saio correndo ou fico tranquilo.

Mas não consegui entender ainda

Qual é melhor: se é isto ou aquilo.

1º Dia

Falaremos um pouco da autora do poema a importância que ela tem no mundo da poesia, leujunto o poema que cada aluno terá uma copia em mãos, e vamos pedir para os alunos pintar as rimas que encontrar.

2º Dia

Trabalharemos estrofes com eles. Mostrando que cada estrofe nos mostra as rimas trabalhadas no dia anterior e também vários significados.

3º Dia

Iniciaremos nossa aula perguntando do poema e o que a autora estava querendo dizer, como por exemplo:

Ela estava confusa ou não?

 O que quis dizer através do poema?

Isso seria uma atividade de interpretação de texto para ver o grau de aprendizagem do aluno neste aspecto.

4º Dia

Envolvendo tudo que eles aprenderam nos dias anteriores, pediremos para que eles tentem montar seu próprio poema. Como avaliação final apresentar para a sala o poema.

Pois neste “Dia da Poesia” ensinamos tudo para construir um poema: rimas, estrofe e coerência sem que eles percebam.

 Assim, fica mais fácil e divertido de aprender.

Plano de Aula

Sobre Mapa do Brasil.

Para facilitar a aprendizagem e fazer uma aula dinâmica, fizemos o mapa do Brasil como se fosse um quebra cabeça. Dividimos por região e para um melhor entendimento, cada região tem seus respectivos Estados. Começaremos a nossa aula dividindo os nossos alunos em cinco grupos e entregaremos para cada grupo uma região do Brasil.

Vamos explicar um pouco mais sobre cada região, como por exemplo: as comidas típicas, as danças tradicionais e sobre as variações linguísticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (52.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com