TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos pedagogicos

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.919 Palavras (8 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é um relatório da pesquisa realizada para a disciplina de Pesquisa e Prática Profissional: A Escola, da Unidade Temática de Aprendizagem Fundamentos Pedagógicos Fase II. O objetivo principal deste trabalho e a relação entre teoria e pratica, a integração das acadêmicas do curso com a realidade de uma escola, para conhecerem e refletirem sobre a organização dessa instituição.

Esta pesquisa tem os objetivos de mapear a realidade escolar; identificar as especificações das relações educativas; identificar os instrumentos normativos da escola; a organização do trabalho pedagógico; e a realidade escolar a partir dos elementos observados e dos dados coletados.

Para ser professor, o profissional precisa desenvolver determinadas competências, e deve ter embasamento teórico prático para desenvolver sua função com competência. O professor é o transmissor de conhecimentos e o que também aprende com o dia a dia de seus alunos, que vem de diversas classes sociais, lugares do município e com culturas diferentes. É o organizador de ideias e que ajuda a preparar o perfil do cidadão no contexto social e profissional sendo assim cabe a ele sempre estar pesquisado, ele deve ter curiosidade e vontade de aprender.

Assim, a proposta da pesquisa na escola dialoga com diferentes componentes da organização escolar, promovendo as reflexões sobre o processo pedagógico e sua evolução.

O professor da escola deve cumprir certos compromissos, não apenas de âmbito pedagógico, mas também de aspectos políticos, no sentido de promover, na dinâmica das relações, a transformação da escola, que hoje é excludente e seletiva, numa escola emancipatória, inclusiva, democrática e participativa. Para tal deve buscar sempre novas fontes de pesquisa.

Como procedimento metodológico foi adotado a pesquisa de campo, a leitura do livro, pesquisa bibliográfica, entrevista com professores e também a contribuição das tele aulas.

No presente trabalho serão trabalhados os seguintes itens: a caracterização da escola baseada no Projeto Político Pedagógico e nas observações feitas pelas acadêmicas e questionário feito com alguns professores e funcionários da instituição pesquisada.

Ao desenvolver este trabalho foi possível obter um panorama geral mais próximo das atividades realizadas em uma escola.

O COMPROMISSO SOCIAL DA ESCOLA

Além de educar a escola tem como função, preparar o jovem para a vida, dando-os conhecimentos básicos para o seu crescimento intelectual. É depois da família, a primeira rede de contatos de um cidadão, onde o mesmo desenvolve a sociabilidade. Cabe à escola formar cidadãos críticos, reflexivos, autônomos, conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem.

Ela e responsável também por proporcionar aos seus alunos o pleno desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, afetivas e psicomotoras. Ela deve constituir-se em um elemento fundamental que permita o indivíduo sentir-se parte do grupo social, sendo sujeito de sua história na e com a sociedade.

Não se deve nunca esquecer que aluno, escola e comunidade andam juntos porem muitos são os desafios relacionados à educação quando se diz respeito ao aluno, escola e comunidade; um dos maiores desafios encontrados, é despertar o interesse do aluno, para que o mesmo compreenda a importância do aprendizado para o seu sucesso profissional e para sua vida. O mais importante e desafiador papel do professor é motivar o aluno a querer aprender.

A escola apresenta inúmeros desafios, tais como gestão, relacionamento, disponibilidade de recursos, dentre outros. É de extrema importância saber lidar com tais desafios.

A participação da comunidade na escola tem papel fundamental para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Trazer a comunidade para a escola permanece como sendo um dos grandes desafios encontrados na educação. O mais importante é ter a consciência de que somente com a motivação do aluno, o bom funcionamento da escola e a participação da comunidade haverá melhorias satisfatórias na educação.

A comunidade também deve estar presente na elaboração do Projeto Político Pedagógico este por sua vez e um documento fundamental no planejamento da escola, pois e através dele que a mesma idealiza suas metas e objetivos e quais os possíveis caminhos para atingi-los. A elaboração do PPP e muito importante para a escola que busca qualidade de ensino; o projeto deve prever as atividades escolares do campo pedagógico ao administrativo, priorizando a construção de uma gestão democrática integrada as necessidades é os desejos da comunidade.

O PPP deve ser encarado como norteador do ideal de qualidade que uma comunidade almeja alcançar; mais importante: deve ser consultado, revisto, avaliado e reformulado constantemente é preciso compreender que o PPP jamais estará pronto, pois faz parte de um constante processo de construção, reflexão e reconstrução.

Deste modo o projeto deve ser revisto anualmente pois e importante fazer uma avaliação periódica das metas e dos prazos para ajustar conforme o resultado obtido pelos estudantes que pode ficar além ou aquém do previsto.

Hoje, felizmente, podemos e devemos ensinar nossos alunos a pensar, a questionar e a aprender a ler, nossa realidade, para que possam construir opiniões próprias. Mas para que isso ocorra o professor tem o papel de extrema importância no contexto escola pois ele e responsável pela mediação do conhecimento, através de seus atos e ações ele servira de modelo para seus alunos. Os professores são como mestres que levamos pela vida afora, que nos ensinaram o saber da vida em um quadro de giz.

Ser professor hoje é viver o seu tempo com sensibilidade e consciência, precisa saber lidar com as diferenças, ter flexibilidade e ajudar o seu aluno a refletir, é ser um emancipador do saber. O professor é um parceiro de visão e experiência na construção do conhecimento, assumindo o seu papel de promotor, orientador, mediador, motivador e gestor da aprendizagem, deve ser fonte de motivação para o aluno.  

Assim sendo e muito importante o professor conhecer o perfil de seus alunos pois isso lhe permitirá obter maior e melhor conhecimento da realidade e das necessidades dos alunos e ajustar as metodologias e as avaliações em sala de aula. Com este conhecimento o professor pode seleciona os materiais didáticos mais oportunos, aprimorando o processo de comunicação e muitas outras intervenções pedagógicas.

Nas nossas observações na escola tivemos a chance de observar tudo isso e muito mais ao chegarmos na mesma vimos a recepção dos alunos pela pedagoga já no portão da escola que após o sinal os conduziram as suas respectivas salas de aula. Depois disso fomos para a sala da pedagoga estudar os documentos da escola e durante esse tempo observamos que a mesma estava a todo momento assistindo aos alunos e toda a equipe escolar, resolvendo pequenos problemas do cotidiano da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com