TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos sociologicos da educação

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Literatura Infantil

Aula-tema 03: Uma gramática da Literatura infantil

NOME

Regiane Ribeiro Paiva Pimentel

RA

2289516470

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO 2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Literatura Infantil

Aula-tema 03: Uma gramática da Literatura infantil

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina de Literatura Infantil, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Eleandra Aparecida Lelli

Anhanguera Educacional

ANO 2015

Considerando a compreensão do texto, reflita e responda, em no máximo 20 linhas, às seguintes questões:

1. O que é o fenômeno literário e qual é a sua contribuição para as produções literárias?

O fenômeno literário enquadra de uma forma bem diferente para que as crianças possam se apronfundar  no mundo da literatura. A convivência com textos literários provoca a formação de padrões e desenvolvimento com nossas crianças e provoca também o desenvolvimento do senso critico.

Além do papel significativo que a literatura constitui  ,como instrumento de possíveis expansões do domínio linguístico.

O fenômeno literário possui características especificas as quais se dá o nome de literariedade; termo provindo do formalismo, pelo qual destingue a linguagem literária da linguagem referencial, em consequência a essa ideia, Aristóteles, em a poética já se notava algo impar na poesia o nome denominava qualquer espécie de obra literária para os gregos dizia que que clara e vulgar era a linguagem formada de palavras correntes.

Deduzimos que tanto a poesia como a prosa estruturam–se concernente as suas próprias leis, não precisam necessariamente estarem ligadas ao mundo referencial. E indubitavelmente, elas não o imitam perfeitamente, mas sim o desconstrói para que as duvidas das ações dos homens. O enigma é falar coisas certas reunindo termos absurdos.

O fenômeno literário é caracterizado não apenas pela escrita, mas também pela palavra pronuncida. O ofício de contar historias é muito antigo, e através dele que se perpetua a literatura oral ,comunicando de pessoas para pessoa, de povo para povo, de homens para homens através do tempo.

2. Qual a importância do professor compreender a matéria literária

O professor será o mestre entre seus alunos e o mundo da leitura, por esse motivo a literatura infantil, seja ela por meio de contos de fadas, aventuras imagens, gibis, mitos e fabulas, devem fazer parte da rotina e levada muito á serio, escolhendo suas táticas pedagógicas.

Existem dois tipos de escolarização da literatura. A escola adequada, a qual conduz as praticas de leitura presentes nos contextos sociais. A escolarização inadequada, tal qual presenciamos muito nas escolas de hoje: Distante da leitura, contribuindo o isolamento da literatura  das demais áreas do conhecimento e o texto literário por parte do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (154.3 Kb)   docx (165.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com