TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GENÊROS TEXTUAIS - É a Importância da Linguagem Corporal

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

MARIANA DE OLIVEIRA ALVES AMARAL

GENÊROS TEXTUAIS

e a importância da linguagem corporal

[pic 3]

Goiânia

2013

MARIANA DE OLIVEIRA ALVES AMARAL

GENÊROS TEXTUAIS

e a importância da linguagem corporal

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o Portfólio  individual interdisciplinar.

Tutor de sala: Maria Helena Pereira de Sousa.

Tutor eletrônico: Ana Paula de Oliveira Regioli.

Professores: Sandra Rampazzo; Marilzete Steinle; Juliana Fogaça; Suehellen Lee.

                    

Goiânia

2013

SUMÁRIO

1        Introdução......................................................................................................4

2        Desenvolvimento............................................................................................5

4        Conclusão......................................................................................................9

3        Referências Bibliográficas............................................................................10

 

1 INTRODUÇÃO

A humanidade desde os primórdios se utilizam da fala para se comunicarem entre si. Desse modo a linguagem se torna um instrumento social de interação entre os indivíduos. Contudo, com o passar do tempo os seres humanos tiveram a necessidade de além da linguagem oral, usar também a linguagem escrita.

Os gêneros textuais são representados por meio da escrita e tem por fnalidade transmitir mensagens, informações, idéias dentre outros. O presente trabalho irá descrever sobre o uso da linguagem escrita e falada e irá apresentar uma pesquisa sobre a linguagem verbal e não-verbal e sua importância no contexto escolar.                  

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 GÊNEROS TEXTUAIS

        Como nos ensina Bakhtin, gêneros textuais definem-se principalmente por sua função social. São textos que se realizam por razões determinadas em uma situação comunicativa para promover uma interação específica. Trata-se de unidades definidas por seus conteúdos, suas propriedades funcionais, estilo e composição organizados em razão dos objetivos que cumprem na situação comunicativa.

        Dessa forma os gêneros textuais são estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois possuem características comuns, procuram atingir intensões comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas.

        Para a linguística, os gêneros textuais englobam todos os textos produzidos por usuários de uma mesma língua, se definem pelas características das quais se constituem tais como a linguagem e o conteúdo propriamente dito.

        Por todos os lugares que passamos, seja em casa, na escola, no trajeto que fazemos de um lugar para o outro, no shopping, enfim, em muitos outros deparamo-nos com uma infinidade de textos. São autdoors, panfletos, folders que nos transmitem alguma idéia ou informação no contexto social. Também são exemplos de gêneros textuais, as cartas, e-mail, bula de remédio, manual de instruções dentre outros.  

        O gênero do agrupamento narrar tem grande importância nas práticas pedagógicas. Esse gênero narrar vem de narrativas sejam elas reais ou fictícias e por isso se aplica bastante na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental por meio de histórias, contos e fábulas.

        O gênero do narrar se divide em vários tipos como o românce, a novela, o conto, a crônica, a fábula. Praticamente todas as obras narrativas possuem elementos estruturais e estilísticos em comum e devem resposder questionamentos como: quem? que? quando? onde? por quê? Abaixo veremos as definições dos tipos de narrativas.

        Romance: é uma composição poética popular, histórica ou lírica, transmitida pela tradição oral. Como forma literária moderna, o termo designa uma composição em prosa;

        Novela: é uma narração em prosa de menor extensão que o romance. Em comparação ao romance pode-se dizer que a novela apresenta uma maior economia de recursos narrativos, e em comparação ao conto, um maior desenvolvimento de enredo e personagens;

        Conto: é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos, de fantasia ou imaginação;

        Crônica: é uma narração curta, produzida essencialmente para ser veinculada na imprensa, que se apresenta em um relato pessoal do autor sobre determinado fato do dia-a-dia;

         Fábula: é um relato breve e fictício, escrito quer seja em prosa ou em verso e que tem principalmente um objetivo didático, que ficará evidenciado na moral final que quase sempre se propõe.

2.2  LINGUAGEM CORPORAL

A linguagem corporal é uma forma de comunicação não-verbal, onde abrange principalmente, gestos, posturas, expressões faciais, movimento dos olhos e proximidade entre locutor e interlocutor.        

        A linguagem corporal se configura como um elo entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e social. Por isso podemos dizer que nosso corpo é um conjunto fantástico de estruturas complexas e sutis que permitem nos expressar, e exteriorizar tudo o que se passa em nosso interior.        

        O professor deve levar em consideração toda forma de expressão de seus alunos e não seria diferente com a linguagem corporal. Todo e qualquer indivíduo deve saber que o corpo é um aliado na transmissão de conhecimento, pois, o mesmo é um recurso de grande relevância para a transmissão de novos conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com