TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DEMOCRÁTICA E A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA GESTÃO ESCOLAR

Por:   •  2/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  6.010 Palavras (25 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 25
  1. [pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG

CENTRO DE HUMANIDADES - CH

UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO – UAEd

CURSO DE PEDAGOGIA

DAYANA ALVES SANTOS

GESTÃO DEMOCRÁTICA: A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA

CAMPINA GRANDE, PARAÍBA

AGOSTO DE 2018

DAYANA ALVES SANTOS[pic 2]

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR:

GESTÃO DEMOCRÁTICA: A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA

Relato de experiência apresentado como requisito para a integralização dos créditos da disciplina Estágio Supervisionado I, do Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande.

CAMPINA GRANDE

2018

Este relatório de Estágio Supervisionado I em gestão escolar é dedicado a todos aqueles que me auxiliaram e apoiaram durante todo o processo, todos os funcionários da instituição em que ocorreu o estágio, a minha família e amigas acadêmicas por toda compreensão e apoio e minha orientadora Profª. Dra. Edileuza Custódio Rodrigues, pela paciência e dedicação nos momentos das orientações para construção e conclusão deste trabalho.

Desistir... eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério; é que tem mais chão nos meus olhos do que o cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos, do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça.

CORA CORALINA

Lista de Siglas[pic 3]

LDBEN        Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

PPP                 Projeto Político Pedagógico

RESUMO[pic 4]

Este relatório final da disciplina de estágio supervisionado do curso de pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande traz a socialização das experiências vividas no estágio, apresenta a descrição e análise dos dados coletados na escola campo de estágio. A metodologia utilizada nesta atividade é fundamentada nos instrumentos da abordagem qualitativa, através da observação, notas de campo, entrevistas estruturadas e semiestruturadas sobre a estrutura e funcionamento da instituição. Também faz uso da pesquisa documental e bibliográfica. O relatório também expõem a análise e discussão dos dados coletados das seguintes dimensões: gestão escolar da escola campo de estágio e a participação dos pais na gestão escolar. Por fim, traz as considerações finais que tratam da importância e contribuição desta atividade na formação docente do aluno do curso de pedagogia, para um melhor conhecimento da gestão escolar das instituições públicas de ensino.

Palavras-chave: gestão escolar; participação dos pais.

SUMÁRIO

1.  INTRODUÇÃO ............................................................................................. 8

2. FUNDAMENTÇÃO TEÓRICA        8

2.1 gestão democrática, atuação do gestor escolar e a participação da família na gestão escolar............................................................................................................................. 9

3. APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA        12

3.1 a escola campo de estágio        13

3.2 o desenvolvimento da pesquisa        14

3.3 o objeto de estudo, a problematização, a justificativa e os objetivos        15

3.4 o percurso metodológico        16

3.5 os resultados        19

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

REFERÊNCIA        23

  1.  INTRODUÇÃO

Esta disciplina tem como ementa a análise das instituições de educação infantil e das escolas de ensino fundamental, predominantemente em sua dimensão organizacional, bem como o desenvolvimento de atividades teórico-práticas junto à equipe pedagógica escolar.

A função do estágio no curso de Pedagogia consiste em disponibilizar ao aluno uma perspectiva crítico-reflexiva assim como conhecimentos sobre a realidade que irá enfrentar quando estiver atuando como profissional da área de educação. O estágio em gestão oferece ao aluno oportunidades para conhecer e compreender como ocorre o trabalho de uma equipe gestora.

No mais, este estudo percorrerá pela fundamentação teórica trazendo um pouco dos autores estudados em sala fazendo um elo entre a teoria e a prática do meu objeto de estudo que é a gestão escolar democrática e a participação dos pais, bem como uma breve discussão acerca da minha experiência durante o estágio supervisionado em gestão escolar, caracterizando a escola campo de estagio, apresentando o desenvolvimento da minha pesquisa, desde a construção do projeto até realização, explicitando os objetivos, a problematização, a justificativa e o objeto de estudo, por fim, apresentarei o percurso metodológico por mim realizado para alcançar os resultados da minha pesquisa. Finalizarei este estudo com a conclusão desta experiência vivenciada na prática neste estágio.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        Antes de adentrar na escola campo de estágio, fez-se necessário a construção de uma base teórica acerca da gestão escolar, através do estudo em sala de aula dos seguintes autores: Libâneo (2004); Castro (2007) e Paro (1995). Essas leitas trouxeram questões relevantes que nortearam meu estudo sobre a gestão escolar democrática e todos os seus pilares, dentre eles a participação dos pais ou responsáveis na gestão escolar.

Além dos autores, busquei suporte na legislação federal, notadamente na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei nº 9.394 de 1996, no tocante à gestão democrática e à participação. Na sequência, apresento uma síntese dos estudos realizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (306.7 Kb)   docx (118.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com