TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGOGICA

Por:   •  30/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 8

O LÚDICO NA CONCEPÇÃO DOS GESTORES SURPEVISORES E ORIENTADORES            

         

 

Vanessa ramos machado

Profª. Denise Posanski

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (TURMA 0726) – Estágio V

29/09/2016

RESUMO

Este PAPER foi realizado através de uma pratica de estagio, disciplina esta que faz parte da matriz curricular da instituição UNIASSELVI, na qual faz parte do modulo VIII. Este PAPER vai falar desta incessante mistura da vida com a educação que ocorre nosso fazer pedagógico. Dentre todos os profissionais que trabalham diariamente em um ambiente ou instituição escolar, vale ressaltar a importância e o papel que exercem o Gestor, Supervisor e o Orientador escolar. Ambos assumem funções diferentes, porém, caminha em busca de um mesmo objetivo, o sucesso em prol dos indivíduos que vivem no ambiente. A escola tem vários desafios e um deles é a participação coletiva, é preciso haver um esforço conjunto para promoção do desenvolvimento, possibilitando o desempenho no processo da educação. Vale destacar também o que cada profissional faz, sua formação e todo processo que ocorreu ate chegar-se nos dias de hoje.

Palavras-chave: Gestão Escolar,Lúdico, supervisor , orientador.

1 INTRODUÇÃO

O presente estágio diz respeito àGestão, Orientação e Supervisão escolar, sendo que o mesmo foi realizado através de observações e a elaboração de um questionário para ser entregue aos profissionais na área, cujo tinha como objetivo principal identificar a função de cada um na unidade escolar . Conhecendo suas características, seus modos de trabalhar e lidar com as situações do dia-a-dia. Abordará também, este paper, sobre a área de concentração O lúdico na concepção dos gestores, supervisores e orientadores, pois o gestor é considerado agente propulsor nas mudanças de sua equipe, sendo considerado um sujeito transformador, sendo que as escolas de hoje requerem  gestores dinâmicos, criativos e que proporcionem autonomia.

Segundo Winck Leon (1997) os gestores atuais devem estar sempre procurando aprender, recorrer sempre ao poder do aprendizado decorrente de experiências de trabalho.

A ludicidade é uma importante ferramenta para a interação dos alunos, participação e envolvimento deles, no seu próprio processo de aprendizagem, sendo esta função da escola conforme nos afirma Wittmamm ( 2004, p.16) ¨a função da escola é garantir educação aos estudantes, contribuindo para que se tornem sujeitos, isto é, autores e senhores de suas vidas. Isso significa criar oportunidades para que eles decidam, pensem, tornem-se livres, responsáveis, autônomos e emancipados¨.

Pois o gestor é considerado agente propulsor nas mudanças de sua equipe, sendo considerado um sujeito transformador, sendo que as escolas de hoje requerem  gestores dinâmicos, criativos e que proporcionem autonomia.

2 GESTÃO ESCOLAR EO LÚDICO

O gestor é um profissional de maior importância dentro da escola, a função dele é administrar, organizar, supervisionar toda equipe escolar. Seu papel e a importância de suas ações na escola é garantir a efetivação das conquistas legais e a democratização das relações e do ensino, desenvolvendo estratégias com objetivos e metas que possam tornar a educação democrática e com participação de todos.

Witimamm(2004,p 16) defende que “a função da escola é gerenciar  educação aos estudantes,contribuindo para que se tornen sujeitos,isto é autores e senhores de sua vida.Isso significa criar oportunidades para que eles decidam,pensem, tornan-se livres,responsaveis,autônomos e emancipados.

Em relação ao lúdico, sabemos que e uma importante ferramenta para a interação desses sujeitos,para participaçao e envolvimeno deles.Atraves da ludicidade os educandos podem se expressar, entender,compreender o mundo buscando a solução de problems e conflitos.

Sendo assim, o lúdico  é muito importante também  na inclusão escolar,pois ajudam os alunos a interagir, a desenvolver importantes habilidades  explorando e exercitando suas próprias ações.

Quanto ao gestor escolar,é um profissional de maior importância numa escola,função dele é administrar ,organizar,supervisionar toda a equipe escolar seu papel é a importância de suas ações na escola e garantir a efetivação das conquistas legais e democratização das relações e do ensino,desenvolvido estratégia com objetivos e meios que possam torna a educação democratica e com participação de todos.

Na área da ludicidade a gestora respondeu que já esta dentro da proposta pedagógica da escola e que esta busca selecionada de conteúdos para que possam alcançar e atingir os objetivos com adiversidades e singularidade de nossas crianças, e que na sua concepção acredita que o processo na ED Infantil está diretamente ligada ao lúdico, ou seja ás vivências das crianças e troca de saberes e experiências.

Para a pergunta, como deve agir um bom líder para o senhor gestor,ela respondeu que deve agir com antecipatorio que trabalha em função de identificar e resolver problemas, agindo de maneira antecipada, ser flexivel,comunicativa,conquistando aconfiança dos colaboradores, pedindo ajuda sempre que necessario,ser percistente e ter iniciativa.Deve também agir pensando no progresso de todos que fazem parte da equipe,assim,fazer com que esta equipe tenha capacidade de transforma e realizar com sucesso os projetos desenvolvidos pela escola

Relatou ,que o projeto político pedagógico é debatido entre o corpo docente e redigido pelos gestores com base nos projetos que deram certos no ano anterior.

Para ter sucesso profissional é presciso ser presente , ter autoconfinça ser proativo,delegar tarefas,criar orportunidades para desenvolver habilidades.

3 CONCEITUANDO  SUPERVISÃO  E ORIENTAÇÃO ESCOLAR

O trabalho do supervisor escolar, é reconhecido como ação de suporte para o professor na prática, potencializa seu trabalho de forma a conectar-se efetivamente com o contexto escolar, aonde vem configurando-se historicamente como um desafio para os novos profissionais da educação em supervisão escolar. Atualmente na confrontação com novos desafios postos, que pedem uma radical mudança nos conceitos de ensinar e aprender, do aprender a aprender, ou melhor, administrar a didática pedagógica da escola para atingir os objetivos propostos no Projeto Político Pedagógico, num mundo de mudanças, que precisa refletir sobre como se tem processado as iniciativas do supervisor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (153.9 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com