TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geração Digital: Riscos das Novas Tecnologias Para Crianças e Adolescentes

Por:   •  1/11/2020  •  Dissertação  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Geração digital: Riscos das novas tecnologias para crianças e adolescentes.

O texto de Eisenstein e Esteferson retrata como é a vida de crianças e adolescentes nascidos n era digital, e qual os riscos que esses novos recursos podem trazer para eles e para toda família. A internet trouxe para toda a sociedade avanços inegáveis, porém temos que saber utilizá-los. A transição da infância para a adolescência geralmente é um período muito difícil para os seres humanos, os hormônios estão em alta, os pensamentos em constante mudanças, o corpo muda, é nesse período que começamos a criar nossas próprias opiniões e geralmente escutamos todo mundo, menor nossa família e aproveitando-se desse período de confusão de sentimentos, a internet pode vir como um grande risco.

A cada dia que passa mais cedo as crianças tem acesso à rede. Hoje você encontra crianças, bebês que já possuem um celular, na maioria das vezes, dado pelos seus pais com duas utilidades: ocupar aquela criança e mostrar para as outras pessoas o poder aquisitivo da família. Na maioria das vezes não há nenhum bloqueio, o acesso é livre (acredito que existem pais que nem sabem bloquear). A criança cresce dessa forma, e o seu melhor amigo é a internet, pois desde cedo à família o ocupava com o celular para que ele ficasse calado e não reclamasse de nada e assim essa criança cresceu. Quando adolescente acessa 24h por dia, não quer estudar seus amigos são todos virtuais e torna-se alvo fácil para abusadores, pedófilos e etc.

A pornografia rola solta na rede, como entender as transformações do corpo? Como entender o sexo? Em casa não há diálogo tudo é TABU. Na escola não podemos falar sobre sexualidade, e agora? Vou conversar com aquele amigo da internet, pois ele me explica direitinho. E assim as coisas vão acontecendo, primeiro ele me explica, depois pede o fato, um vídeo e talvez por fim um encontro. E ai, a culpa é de quem? O fim pode ser em trágico, estamos lidando com algo muito sério.

O texto nos traz também problemas de saúde causados pelo uso excessivo de computadores, nos mostra alguns sintomas para nos ajudar a detecta-los. Por fim temos algumas recomendações para auxiliar no desenvolvimento pleno das nossas crianças e adolescentes para que possam usufruir dessas tecnologias. E ai eu me pergunto, nós como futuros pedagogos como poderemos auxiliar nossos adolescentes a um acesso saudável as redes tecnológicas? Como detectar um adolescente que sofre cyberbullying e como ajuda-los? Um aluno tecnoestressado? As legislações estão ai, mas as brechas são muitas, a informação, a conversa, o afeto é sempre a melhor opção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com