TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão ambiental

Por:   •  17/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Nome do aluno: FLAVIANE DE ALMEIDA VENTURA

RGM: 15458539 Polo de Apoio Presencial: VIÇOSA

Nome da Disciplina: FUNDAMENTO METODOLÓGICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Relação professor e aluno

Segundo o dicionário professor é aquele que ensina uma determinada arte ou disciplina, mas ser professor é ir além, ser professor é muito mais que uma simples profissão, é enfrentar desafios a cada dia e não basta ser apenas bom naquilo que faz, tem que gostar do que faz.

Infelizmente ser professor em dias de hoje não vem sendo uma carreira atraente sabe que para uma educação de qualidade o professor é peça fundamental, mesmo assim a classe é muito desvalorizada.

Conquistar seus alunos, passar confiança, ser visto como amigo, como um parceiro é o primeiro desafio do professor em sala de aula. Com isso o profissional abre um leque de possibilidades para com os discentes, dá liberdade para que possam expor dúvidas, idéias e ponto de vista pessoal.

Como intermediador do conhecimento, é importante que o professor oriente, estimule, questione, mas não dê pronto o que seu aluno pode descobrir por si.

É importante deixar claro para os alunos que são permitidos errar, pois assim ele se arrisca, se aventura, gera novas idéias explorando caminhos novos e diferentes.

Quanto ao ensino de ciências, é muito interessante o que essa disciplina pode proporcionar se houver união da teoria com a prática.

As crianças aprendem muito quando escutam e vê o processo acontecendo, sem contar que são tão curiosas que estimulam o professor a fazer o melhor possível. Fazer experiência para elas é sem dúvidas, muito gratificante.

Para cada assunto há pelo menos uma possibilidade de trabalhar na prática, exemplo, quando estudar germinação das plantas,o legal seria fazer um pequeno plantio, fazendo anotações e acompanhamento durante algum tempo.

Quando estudar vulcão, que tal uma maquete do mesmo, construído em barro e usando reações de bicarbonato de sódio e limão para mostrar sua erupção, ou coca cola e sonrisal, são idéias. Ainda me lembro das lagartas nas couves, o casulo e uma linda borboleta dando asas à liberdade, tudo isso em uma sala de aula, isso ficará pra sempre em minhas lembranças graças ao empenho de uma professora que soube associa teoria e prática. Por isso acredito que teoria e prática juntas nos levam ao conhecimento mais completo.

BIBLIOGRAFIA:

http://www.youtube.com/watch?v=XT10mk9575k

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com