TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da Educação em Ambientes Não Escolares

Por:   •  25/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 4

                                         [pic 1]

Curso de Pedagogia

Gestão da Educação em Ambientes Não Escolares

Atividade de Estágio

Título do Projeto

Cada um tem uma História

Aluna:

        Simone de Carvalho Ferreira        RA 1503255

POLO

Cidade Universitária

2018

Apresentação do projeto

O presente projeto tem como objetivo trabalhar a inclusão e a socialização de crianças que residem em instituições. Sabe se que crianças que se encontram nessas instituições passaram por algum tipo de trauma, abandono da família dentre outros problemas onde afetam seu desenvolvimento, e sua socialização. O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90 - ECA), diz que é dever do estado dar proteção incluindo o desenvolvimentos de programas, projetos e estratégias para que possam cuidar dessas crianças, sempre priorizando o resgate dos vínculos familiares, mas em casos de impossibilidades é o estado responsável por garantir o acolhimento institucional que é o acolhimento de diferentes tipos destinados a crianças com vínculos familiares rompidos ou fragilizado, desse modo garantindo a proteção integral dos mesmos. É dever da instituição garantir a privacidade, o respeito, costumes, tradições, diversidades de raça/ etnia, gênero, orientação sexual dentre outros. O atendimento deve ser prestado e personalizado em pequenos grupos ou individual afim de favorecer o convívio social destas crianças.

As regras de gestão e convivência deve ser construída de forma coletiva e participativa assim assegura a autonomia das crianças.

Deste modo cabe ao pedagogo da instituição ajudar essas crianças, pois é o profissional capacitado para intervir com atividades pedagógicas e ajudar no desenvolvimento tanto físico quanto mental. Desta forma o projeto " Cada um tem uma História" inclui essas crianças no mundo da leitura para que elas possam conhecer histórias clássicas e também possam socializar e manter relações. De maneira lúdica estimulando os seus conhecimentos com brincadeiras de imaginação, possibilitando a identificação com personagens e de se expressarem, falando um pouco de sua vida, de sua realidade para que a história de cada um possa ser de compartilhada. Com ideias simples, porém fundamentadas as crianças transmitem o conhecimento e despertaram o interesse na busca de novos hábitos com a leitura e também a capacidade de criar, imaginar, criando vínculos afetivos e confiança no próximo e com as histórias as crianças podem imaginar e comparar que todos tem uma história para ser compartilhada e assim ajudam a desenvolver socialmente e psicologicamente, sempre lembrando que cada criança tem uma história e cabe a cada um querer ou não falar respeitando o tempo de cada criança. Deste modo pode se compreender como a criança vê e constrói o mundo, como ela gostaria que ele fosse, suas preocupações e dificuldades em relação ao seu contexto sociocultural. Com atividades triviais, que proporcionam o desenvolvimento cognitivo das crianças.

DATA

ATIVIDADE DESENVOLVIDA

CARGA HORÁRIA PARCIAL

24.09.2018

A atividade de leitura ocorreu em uma instituição, formando grupos de no máximo 5 crianças por vez, em grupos pequenos todos possam se expressar e aproveitar melhor a leitura.

5

25.09.2018

Leitura realizada em roda de conversa com as crianças, expressando e discutindo sobre o tema do livro escolhido

5


26.09.2018

O pedagogo responderá e ajudará as crianças e cada um poderá falar sobre sua experiência de vida


5


27.09.2018

Ao final da roda de conversa cada criança ganhou um livro e também serão estimuladas a trocar os livros entre eles, assim eles aprendem a compartilhar e a cuidar dos livros.


5


Carga Horária Total


20

Organograma de Atividades

Detalhamento das funções do pedagogo

O pedagogo é o profissional capacitado para desenvolver atividades pedagógicas de maneira intencional em ambiente escolar ou institucional em ambientes não escolares como: Ongs, orfanatos, associações, igrejas e dentre outros, por tanto onde há prática educativa se faz necessário um pedagogo.

O pedagogo que atua em instituições para crianças não está restrito nos espaços formal, sua percepção deve ir além deve atuar na coordenação, supervisão, planejamento e execução de atividades pedagógica e assim contribuindo para formação dessas crianças sendo capazes de desenvolver conhecimentos formando cidadãos autônomos, éticos e crítico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com