TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gênero textual oral

Por:   •  14/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  443 Visualizações

Quais textos podemos considerar como gênero textual oral. Cite um exemplo de um gênero que pode ser ensinado em sala de aula e como você o ensinaria.

R: Podemos considerar como gênero textual oral: Trava- línguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas, cantigas de roda, contos de fada, fábulas, notícias, etc.

Um exemplo de texto que pode ser ensinado nas escolas é o informativo. O Texto informativo tem a função de informar o leitor a respeito de algum fato, é o texto de uma notícia de jornal, de revista, folhetos informativos, propagandas. Diferencia-se do texto expositivo por não expor idéias. O texto informativo informa algo, expõe uma informação, e pode apresentar uma análise desta informação implícita no texto.

A oralidade tem papel importante numa sala de aula, pois assim os alunos podem ampliar sua capacidade discursiva. Uma forma de todos participarem é pedir que, a cada semana, um aluno traga um texto que gostou para divulgá-lo a turma, este texto pode ser sobre música, notícia, mensagem ou informativo. Ele deverá apresentar o texto e dizer por que o escolheu e sua opinião sobre o assunto. Em seguida pode tecer seus comentários sobre o assunto do texto, gerando um pequeno debate.

É importante salientar que a cada semana um aluno deve ser o responsável por trazer um novo texto. Esta atividade tem o objetivo de desenvolver a oralidade e a atitude crítica do aluno, através da leitura de textos e comentários pessoais sobre os assuntos selecionados, sempre sob o olhar atento do professor.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com