TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DA PEDAGOGIA

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.327 Palavras (10 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

História da Educação e da Pedagogia e Didática da Alfabetização e do Letramento

Maria de Lourdes J. Freire                      RA: 9390235839

Queila  Mortari                                         RA: 9136273646

Quezia Magalhães                                 RA: 8944694012

Ana Valéria                                              RA: 9935264535

Patricia B.de Carvalho                             RA:8529928887

 

Projeto: Como Aprender com o ontem e Educar nos dias atuais.

Desafio Profissional.

                        

Tutora EAD - Solange Goes

São Paulo – Pirituba

                31-03-15

História da Educação Infantil

Introdução

 É preciso começar do inicio a história da Educação Infantil no Brasil, que nos remete ao surgimento das creches, vinculadas à história da mulher trabalhadora, caracterizando - se como uma instituição substituta do lar materno. Durante o final do século XIX e início do século XX, essa concepção assistencialista prevaleceu e o caráter educacional dessa faixa etária foi desconsiderado. O estabelecimento da educação infantil como um direito de todas as crianças só foi reconhecido com a Constituição Federal de 1988 e com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. A LBD define a educação infantil como primeira etapa da educação básica que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológico intelectual e social. Considerando a proposta de educação inclusiva opção brasileira referendada em suas políticas educacionais, entendemos que o movimento de que organize a escola tem que começar na educação infantil, conforme prescrito na lei, os primeiros anos de vida de uma criança têm sido considerados cada vez mais importantes, primeira etapa da educação. Os primeiros anos de vida de uma criança têm sido considerados cada vez mais importantes. Os três primeiros anos, por exemplo, são críticos para o desenvolvimento da inteligência, da personalidade, da linguagem, da socialização, etc. A aceleração do desenvolvimento cerebral durante o primeiro ano de vida é mais rápida e mais extensiva do que qualquer outra etapa da vida, sendo que o tamanho do cérebro praticamente triplica neste período. Entretanto, o desenvolvimento do cérebro é muito mais vulnerável nessa etapa e pode ser afetado por fatores nutricionais, para qualidade da interação, do cuidado e da estimulação proporcionada à criança.

Educação Infantil e a profissionalização dos professores

Antigamente qualquer pessoa que terminasse o ensino médio, poderia dar aula só com formação do magistério, formação essa que os alunos tinham como opção ser professor ou fazer administração. E na maioria das vezes quem fazia o magistério eram as meninas.

E as crianças só iam para a escola com sete anos de idade. O método de ensino de antes era bem tradicional, bem na base de muita memorização, e se o aluno não respondesse quando solicitado pela professora, tinha ordem dos pais para bater no aluno com uma palmatória, com isso os alunos eram obrigados a decorar toda as  lições.Caso o aluno continuasse tendo dificuldade para aprender, os pais colocavam no reforço escolar, que era chamado de banca[pic 2][pic 3][pic 4]

  Para estudar tinha só um lápis, uma borracha, uma caneta, uma tabuada e uma cartilha do abecedário.

Hoje em dia isso mudou, Para se formar professor é necessário cursar o ensino médio e o superior para concluir uma pós graduação.

E a questão dos alunos irem à escola, já começa nos primeiros anos de vida, de 0 a 6 anos isso só começou a acontecer com o advento da revolução industrial, as mulheres foram às fabricas e assim apareceram as primeiras creches para seus filhos.

Antigamente a coisa era bem diferente; As crianças desde cedo já trabalhavam, os meninos trabalhavam na lavoura, e as meninas eram exploradas tanto no trabalho, como na vida sexual, e muitas menores de idade poderiam ser auxiliar de suas professoras nas salas de aula. 

[pic 5] [pic 6] [pic 7][pic 8] [pic 9]

Foram feitas  pesquisas com as professoras Laís e Neide de ensino infantil de 2 a 6 anos de idade, essas professoras já trabalham lecionando há uns 15 á 16 anos, e o resultado dessa pesquisa foi muito interessante nos mostrou a diferença entre o ensino de antigamente e o de hoje depois da LDB, e nos faz pensar no que podemos contribuir, para melhorar  o ensino e a educação no nosso país.

Neide 41 anos, professora formada em pedagogia, leciona há 15 anos crianças de 2 e 6 anos de idade, atualmente na E. E. de ensino Fundamental e Médio Olinda Leite Sinisgali.

Laís 42 anos, professora formação superior em pedagogia, leciona há 16 anos crianças de 2 á 5 anos de idade,atualmente no Colégio de Ensino Fundamental São Marcos.

QUESTIONÁRIO: 2ª fase

1ª) Qual idade vocês  lecionam?

R: Láis - 2 e 6 anos (maternal /1º ano)

R: Neide - 2 e 5 anos.

2ª) Quais fatores as levaram a escolha pelo curso de Pedagogia?

R: Laís - Sempre gostei de ensina, principalmente as crianças, comecei sendo professora na escola biblíca dominical e fiquei encantada.Então decidir fazer pedagogia para tentar de alguma forma ajudar na educação dessas crianças.

R: Neide - Os fatores que me levaram a optar pelo curso de pedagogia, foi o amor pela educação e a vontade de contribuir para melhorar, o ensino no nosso país.

3ª) Qual seus métodos de ensino?

R: Laís - Método apostilado sistema objetivo e positivo.

R: Neide-Sistema apostilado positivo.

4ª)Quais comparações vocês podem fazer do método de antes e o atual método de pedagogia?

R:Laís - O método anterior era mais na prática e agora com a pedagogia tem mais teoria,pensamentos atuais para trabalhar com o lúdico e o raciocínio lógico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (501.9 Kb)   docx (377.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com